Liberdade interior
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:18
A verdadeira liberdade só pode ser interior, pois sem ela a capacidade de agir com determinação e segurança diante dos desafios do mundo, torna-se impossível.
Este é um conceito muito importante a ser compreendido, pois está intrinsecamente relacionado com o desenvolvimento daquilo que denominamos o poder interno.
Enquanto dominados pela mente e o ego, somos presas fáceis da necessidade de elogios, reconhecimentos e aprovação. E, na rota oposta, derrotados pelas críticas e pela desaprovação alheia.
Sentir-se aceito, amado e compreendido é, sem dúvida, um sentimento muito confortável. A questão é saber o quanto somos capazes de abrir mão de nossa própria essência, para garantir este conforto.
Ser livre interiormente exige, muitas vezes, contrariar aquilo que esperam de nós. E o preço a ser pago por esta atitude tende a ser alto. Se esta liberdade não estiver profundamente enraizada na consciência, dificilmente conseguimos reunir a força necessária para sermos fiéis ao que nosso coração determina.
Apesar dos contratempos que podem advir, exercer a liberdade interior é extremamente compensador. Tem como resultado uma autoconfiança sólida e um elevado grau de autoestima, que nenhum julgamento exterior é capaz de destruir.
"Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra". Osho.