2004 Ano de Tipheret
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 02/01/2004 18:55:53
Quando visto pela análise cabalística, o ano de 2004 nos coloca perante uma perspectiva cheia de esperança! O número 6, resultado da soma entre o 2 e o 4, ou do 3 + 3, é o número correspondente à Sefirah Tipheret no ponto central da Arvore da Vida. Essa é uma Sefirah maravilhosa!
Nela se encontra manifestada a energia divina similar àquela do nosso Sol central, centro de nosso sistema solar. Ela representa a Beleza, a Harmonia e o Amor Universal e Fraternal. Na análise macrocósmica, aqui está localizado o Semblante Menor, o Zauir Anpin, o irritável. É o Microprósopo, encarnação do Macroprósopo representado por Keter. Tipheret (ou Tipharet) é a esfera mais elevada que a consciência humana pode atingir em nossa atual evolução. Ela representa a energia gerada por nosso Chakra Cardíaco, de onde emanam os nossos sentimentos de fraternidade e amor universais. Centro de Luz, de Amor Universal, é nomeado ‘Beleza’ pois indica que a verdadeira beleza vem de dentro do nosso coração, do nosso sentimento de bondade, universal, irrestrito e sem preconceitos. A Bondade é a verdadeira Beleza do ser Humano. Assim nesse ano devemos procurar desenvolver nosso SOL INTERIOR para estarmos em comunhão com o Criador que nos criou naquele mágico e único momento universal que nos é próprio. Cada encarnação nos encontrará com um Sol diferente, e isso indicará as qualidades primordiais a serem desenvolvidas numa determinada encarnação.
Da mesma maneira que cada um de nós pode agir individualmente de acordo com essa energia, a própria Terra, a humanidade como um todo, estará em busca de Harmonia, Paz e Amor universal no Ano de 2004.
No número SEIS existe a união entre dois 3, ou seja, dois triângulos perfeitos que se entrelaçam, como na Estrela de Davi, ou Selo de Salomão. Vejam o Eclipse de 8 de novembro passado: ele já anunciava esse duplo triângulo que irá reger o ano de 2004. (Veja o link no fim do artigo). O triângulo superior, espiritual, se une ao triângulo inferior, material. Assim, é formado o Equilíbrio. Essa será nossa principal tarefa em 2004: reconciliar opostos, equilibrar os antagônicos, fazer as pazes.
Isso indica que precisaremos sentar à mesa das negociações, para compartilhar nosso pão não somente com nossos amigos, mas também com nossos inimigos. Tarefa muito difícil mas não impossível. Chega de guerras, chega de brigas, chega de disputas e violência! A Consciência Crística, representada nessa Sefirah Nº 6, nos lembra o sacrifício do próprio Cristo em prol da humanidade: imolando-se na cruz ele foi capaz de regenerar e recuperar a vida, mesmo onde ela se encontrava debilitada e enfraquecida. É o mistério da ressurreição.
Podemos meditar sobre essa importante Sefirah da Arvore da Vida com essas indicações:
Nome Divino: JEOVAH ELOAH VA DAATH. Deus manifestado na esfera da Inteligência ou do Pensamento.
Arcanjo: RAFAEL, o Arcanjo da Cura.
Ordens Angelicais: MALACHIM (Os Reis)
Planeta: O SOL.
Cartas do Taro: Os quatro SEIS.
Cor em Briah: Amarelo ouro.
No Corpo Humano: corresponde ao Sol e à Coluna Vertebral
Desenvolver as qualidades: Amor universal, criatividade, generosidade de coração, senso estético, gosto pela arte, capacidades para ensinar, falta de preconceitos.
Superar os defeitos: Egoísmo, vaidade, narcisismo, leviandade, falta de valores éticos e morais, egocentrismo, infantilidade.
QUE A PAZ ESTEJA ENTRE NÓS! É nosso desejo e nossa esperança!