Como posso enfrentar a Grande Conjunção em Capricórnio?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:29
O que devemos esperar desse grande alinhamento planetário? Tenho falado insistentemente sobre esse fato porque ele anuncia um período de grandes transformações sociais, econômicas, ecológicas e em nível mundial. A conjunção exata entre esses dois planetas acontecerá no dia 12 de janeiro de 2020, mas seus efeitos começam a aparecer já em novembro próximo, na medida que Saturno se aproximará de Plutão. Esse alinhamento acontece a 22 graus de Capricórnio, com o Sol a 21 graus. Um grande chefe de estado poderá morrer? Uma grande catástrofe se anuncia? Uma grande multinacional irá falir? O que é certo que o mundo iniciará uma grande transformação. Muitas são as possibilidades. Os efeitos mais intensos irão perdurar ao longo de 2020, salientados ainda pelo ingresso de Júpiter em Capricórnio (em novembro) e da quadratura de Plutão com Marte (Março 2020) cujos efeitos que comentarei mais adiante.
Já escrevi muitos artigos sobre os efeitos provocados pelos trânsitos do planeta Saturno no indivíduo e no coletivo e também escrevi sobre os seus ciclos de 29 anos aproximadamente que indicam períodos de crises importantes na vida das pessoas. Procurem ler os artigos no meu site pessoal Astrosirius e no Somostodosum. A astrologia nos ensina que a cada 7 anos aproximadamente recebemos do céu uma chamada oral que serve para avaliar nosso aprendizado e nosso amadurecimento. Aos 29 anos aproximadamente faremos, então, o primeiro exame que encerrará o primeiro ciclo de amadurecimento e responsabilidade para a iniciação da fase adulta. Portanto, quem possui Saturno em Capricórnio, ou seja, a geração que nasceu há 30 anos aproximadamente está experimentando agora os efeitos do retorno do planeta. Quero salientar que para essas pessoas é possível que Saturno permita conquistas do ponto de vista profissional e pessoal. Porém, como ele estará se alinhando à Plutão, o planeta da transformação, os efeitos podem ser aqueles de uma mudança drástica de emprego, ou mesmo do objetivo profissional, por exemplo. Se essas pessoas tiverem também o Sol em Capricórnio, então o efeito pode ser ainda mais intenso, como se iniciassem um período em que o cosmo os obrigará a mudar drasticamente o caminho da vida.
Uma das atribuições astrológicas do planeta Plutão é a de ser transformador. De fato, o arquétipo do Deus Plutão (ou Hades na mitologia Grega) nos demonstra o ciclo da vida e da morte, nos ensina que existe um processo de morte e renascimento em tudo o que existe na Terra. No meu site pessoal, existem vários artigos sobre esse planeta (leiam: O mundo em Branco e Preto e Em Tempos de Plutão de Capricórnio) que ingressou em Capricórnio em 2008. Em geral, sua energia promove atitudes radicais que se manifestam seja nos conceitos ou nas ações. Podemos claramente perceber esse efeito na nossa sociedade, no radicalismo das opiniões e das ações, no aumento da xenofobia que salienta a dificuldade de enxergar o outro como igual. Há radicalismo por toda parte e quando aumenta esse radicalismo, aumenta também o perigo de enfrentamentos, conflitos e guerras seja de indivíduos seja de nações.
Porém, como indivíduos que buscamos o conhecimento, podemos reverter essas atitudes se estivermos conscientes do fato de que não existe uma só verdade e que essa verdade não é necessariamente a nossa! Lembremos das Leis Herméticas: "Toda a Verdade é Meia Verdade; todos os Opostos podem ser Reconciliados" afirma o Cabalion! Portanto, seria melhor avaliar os vários lados de cada situação, de cada questão antes de radicalizar nossas decisões. Devemos também nos adaptar às mudanças de situação, procurando modificar as atitudes diante dos desafios que virão.
A meu ver, quando encontramos obstáculos, devemos nos perguntar o que devemos aprender com cada situação. Se nos adaptarmos às mudanças ou ainda melhor, se aproveitarmos esse momento cósmico para efetivar grandes transformações em nossa vida, mudando os nossos valores e mudando o nosso estilo de vida, sobreviveremos a essa grande mudança que pode durar ainda alguns anos. Podemos nos perguntar: que planeta queremos deixar para nossos filhos e netos? A dança dos planetas, seus encontros e desencontros cíclicos, acontece simplesmente para nos indicar qual caminho devemos seguir. As configurações planetárias representam uma linguagem de símbolos cuja interpretação é dada àquele que estuda o simbolismo astrológico. Porém, lembro que conhecimento não é sabedoria! A sabedoria reside no fato de utilizar os recursos necessários para poder fazer uso do conhecimento e mudar, criar, transformar, reciclar, ajudando a si próprio e à sociedade em que se vive.
Portanto, caros leitores, podemos aproveitar esse momento importante e ímpar que o céu nos oferece para resolver pendências, definir situações, solucionar assuntos que nos deixam infelizes e nos impedem de progredir. Por causa da tendência a radicalizar nossas opiniões, podemos experimentar sentimentos intensos de ciúme e ódio, muitas vezes infundados. Aprendam a perdoar! Um diálogo aberto e franco com nosso parceiro certamente irá esclarecer todos os assuntos que causam mal estar ou dor. Lembrem-se que nada é para sempre e não há situação difícil que vocês não consigam superar: não há dor que dure para sempre. Lembrem-se também que a sua felicidade futura depende de suas escolhas e atitudes de hoje.
Continuarei orientando meus leitores! Fiquem ligados também nas redes sociais e no meu canal do YouTube. Você conhecer as Sete Leis Herméticas? No meu canal do Youtube eu estou postando curtos vídeos com minhas reflexões sobre esse assunto. Assista e inscreva-se! Você pode ouvir também as Previsões Astrológicas Semanais!
Invista numa consulta astrológica personalizada. Verifique no item VALORES do meu site link . Agende sua consulta também pelo whatsapp: 11-96205-1010. Conheça os Cursos de astrologia (Módulos Iniciante e Intermediário) em PPT; e também os Curso de Astrologia Mundial, Curso de Tarot, Curso de Astromedicina, tudo em vídeo-aula!
Me siga no Youtube, no FB em Astrosirius, e no Instagram!
São Paulo, 15 de outubro de 2019