Dominar ou ser dominado?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 27/10/2006 11:19:41
Na semana passada, refletimos sobre o sentido da palavra ‘poder’ e a razão pela qual quando enveredamos nesta via de mão única, dificilmente conseguimos parar de buscá-lo, embriagados que ficamos com a sensação de euforia que ele nos proporciona. “Assim funciona o poder: quanto mais temos, tanto mais queremos, este é o poder ‘em si’, aquele que usamos para subjugar e controlar a vida dos outros e não aquele poder que nos é oferecido pelo Criador através da Luz do conhecimento, da busca interior, do caminho da espiritualidade”. Foi essa a reflexão da semana passada.
Então, isso quer dizer que procuramos o conhecimento para conseguir o poder e quando temos o poder tentamos dominar e subjugar os outros? Pois é, é isso que geralmente acontece, infelizmente! Não buscamos o conhecimento para evoluir espiritualmente, mas para dominar coisas e pessoas em nossa volta.
Mas, muitas vezes não temos escolhas, dirão vocês, ou eu domino os outros ou sou dominado! (Esta parece frase do crime organizado!!!). Então, vamos fazer uma reflexão sobre a necessidade que sentimos de manter sob controle as situações da vida ou as pessoas de nosso convívio. Acontece que muitas vezes nos metemos em enroscadas das quais é difícil sair. E não é sempre por culpa nossa, mas pode ser por culpa das circunstâncias. Por exemplo: você casa, seu marido é maravilhoso, mas sua sogra... Esta é uma situação típica, não é mesmo? Ou então, você tem uma situação familiar complicada, um pai que não ajuda em casa, uma mãe que dá um duro danado para sustentar a família. E você, você precisa renunciar à sua diversão para estudar e trabalhar ao mesmo tempo! Ou ainda, você consegue um emprego que não lhe oferece nenhuma satisfação pessoal, tem um chefe que o maltrata, mas precisa agüentar porque precisa desesperadamente daquele salário no fim do mês! Então, como fica? Como sair dessa? Como dominar a situação?
Não é dominando, mas tendo Fé na Providência Divina que nos encaminhará uma solução à medida que procuremos compreender a lição oculta por trás da dita situação. A primeira coisa que temos a fazer é procurar compreender a situação e encontrar formas de contorná-la. Depois precisamos manter a Fé! Mesmo nos piores momentos a Fé será capaz de nos sustentar. Outra coisa que podemos fazer é manter-nos sob a proteção de um templo, uma igreja, uma sinagoga, uma entidade espiritual, para poder receber os benefícios que essa egrégora coletiva pode nos transmitir. Não menospreze o poder das egrégoras (ou egrégores) que são poderosíssimas! Mesmo as egrégoras dos santos e beatos são poderosas! Quem já não fez sua promessa ou sua novena para conseguir alguma coisa e com fé conseguiu?
A oração é poderosíssima, pois pode canalizar as forças divinas para nossa vida. Pois é, mas então nesse momento em que depositamos na Fé nossas esperanças de ‘mudar as coisas’, estamos abrindo mão de nosso domínio, estamos abrindo mão de nosso poder pessoal? Sim, estamos abrindo mão do poder de controlar as situações, mesmo porque dificilmente elas são controláveis (aliás, quase nunca o são!!!). Em nossa pequenez não compreendemos isso de súbito. Cremos que podemos mudar as pessoas’, que podemos contornar as situações mais constrangedoras e aquelas que nos fazem sofrer, que podemos dominar nossos familiares, nossos colegas, nossa empresa, nossa cidade, nosso país, etc. etc.! Se persistirmos em nossa ação estúpida procurando dominar tudo e todos, seremos punidos, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde. Em nossa estupidez não percebemos que não dominamos nada, que simplesmente seguimos um desenho divino que não tem outra finalidade se não ajudar-nos em nossa evolução espiritual. Portanto, seria mais inteligente nos adaptarmos ao programa divino e procurarmos compreender as lições ensinadas por nossas dificuldades. Caso contrário, passaremos da condição de dominadores pala aquelas de dominados. Ficaremos escravos das condições de ambiente que nós mesmos geramos.
Então, aqueles que têm problemas com ‘a sogra’ deverão aprender a olhar para ela com outros olhos, procurando perceber o sofrimento que uma mãe pode sentir vendo seu filho ou filha se afastarem de casa; tornando-se assim mais compreensivo e tolerante melhorará a situação de todos e evitará muito sofrimento mútuo. E se mesmo assim tudo continuar muito difícil? Se a situação se torna insustentável e é causa de sofrimento para todos os envolvidos, é melhor se afastar, abrir mão do controle e pedir perdão a essa pessoa em nossas orações por causa do sofrimento que, mesmo sem querer, lhe causamos. Ficaremos em paz com o nosso coração, creiam-me, dormiremos mais tranqüilos. E como fazer quando não conseguimos conviver com um colega do escritório? Ou um chefe? Difícil situação é aquela em que percebemos que nosso colega quer nos passar a perna, faz nossa caveira com o chefe e faz de tudo para tomar nosso lugar! Provavelmente, é melhor nos perguntarmos: o que eu preciso aprender com essa situação? Ser mais maleável? Ser mais tolerante? È verdade, existem pessoas e situações tão difíceis, que não podemos mudá-las!
Muitas vezes, porém, a nossa falta de maleabilidade e de adaptabilidade são a causa de muito sofrimento inútil. Portanto, o melhor que temos a fazer é nos adaptar, em vez de dar murros em ponta de faca. Vocês perceberam como o Universo age da mesma forma? O Universo evolui e se adapta. O Universo é muito mais preciso e efetivo ao convencer as pessoas a mudarem a sua forma de agir! Ele nos causa sofrimento e através do sofrimento nos obriga a encarar as situações difíceis e a superá-las! Portanto, se partirmos desta premissa, podemos dizer que, afinal, o Universo não controla tudo o tempo todo, não controla tudo ao mesmo tempo, ele evolui se adaptando e provocando mudanças no Todo da mesma maneira que nós – a humanidade – podemos mudar e nos adaptar para alcançar nossas metas. Eu penso que é assim que devemos raciocinar: “Puxa, que situação difícil é esta! O que posso fazer para torná-la mais leve? Para contorná-la? Como lidar com ela”? Lembrem-se que se seguirmos a intuição, que fala através da voz do coração, conseguiremos encontrar as respostas corretas a nossas indagações. Mas se ouvirmos somente nosso Ego, isso se tornará impossível. Não existe essa de dominador e dominado!!! Muitas vezes a astrologia pode ajudar a obter muitas respostas sobre os questionamentos que nos aborrecem, sobre as situações que nos atrapalham, sobre a razão de certas atitudes, mesmo porque a astrologia é, antes de mais nada, uma ferramenta incrível de autoconhecimento e por essa razão nos ajuda a enxergar melhor a situação que estamos vivendo. Assim, no lugar de pensar em ‘dominar a situação’ ou ‘dominar aquela pessoa’ podemos pensar numa forma de superar a situação difícil com as ferramentas que possuímos, com os dons que Deus nos deu! Além disso, uma Previsão Astrológica nos ajudará a ver a luz no fim do túnel, indicando não somente quando essa situação irá terminar, mas também com que meios poderemos enfrentá-la! Lembremo-nos que Deus em sua infinita bondade, forneceu a todos nós aqueles dons de que necessitaremos para superar as tarefas de cada encarnação. Cada um carrega a mala que pode carregar. Mesmo que ela nos pareça pesada demais, podem ter certeza que estamos preparados para carregá-la!
Essa semana, em que o Sol ingressa no signo de Escorpião, podemos aproveitar para fazer um trabalho de reestruturação, de regeneração e de reciclagem, conforme o signo nos indica. Escorpião é sim um signo de domínio e de poder, mas é também um signo de regeneração e de renascimento. Lembremos que “a única pessoa que pode mudar você, é você mesmo"! Você pode controlar os pensamentos e ações negativas, mudar suas atitudes e, conseqüentemente, mudar as pessoas à sua volta, mudar o ambiente em que vive, em que trabalha. Mesmo enfrentando dificuldades, sua vida se tornará mais harmoniosa.
O Gênio Cabalístico relacionado com essa energia é Mumiah, o 72° Gênio, que é a última emanação de Deus. Seu nome significa Omega, o fim de tudo. O salmo relacionado com essa energia é o 114, um dos mais bonitos da bíblia.
Com sua ajuda vamos efetuar uma limpeza espiritual.
Meditemos neste nome, dizendo “Eu ‘rebobino’ e apago meu vídeo espiritual para purificar meus pensamentos e corrigir minhas transgressões. Quero transformar, reciclar, regenerar minha vida, minhas ações e meus pensamentos, purificando minha mente, o ambiente em que vivo e as pessoas ao meu redor”.
Uma semana cheia de Luz a todos!