Futuro, futuro, futuro! Por que não conseguimos viver no presente?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:14
Enquanto o Sol avança no signo de Aquário, continuamos com nossas reflexões sobre o futuro! Nesses tempos de incertezas, parece-me natural que todos nós tenhamos esses questionamentos, pois basta abrir a TV para nos assustar com os noticiários! Conflitos de todo tipo, violência, corrupção e falcatruas políticas, crise econômica, catástrofes naturais, nada falta nesse leque de maldade que assola o mundo nesse período em que a Era de Peixes termina para dar lugar à Era de Aquário. A superposição das Eras Precessionais (já explicadas em artigo anterior que pode ser lido no STUM) causa muita perturbação energética, similar a quando, num dia de mudança, precisamos entrar na casa nova que ainda não foi completamente liberada pelo locatário anterior. Nada fácil, não é?
Desde que a chegada da internet conectou todos os países de forma instantânea, eliminando as fronteiras virtuais, todos os acontecimentos são conhecidos no instante em que acontecem e esse fato acrescenta muita ansiedade ao nosso dia a dia. O ser humano é o único, no reino animal, a desenvolver a síndrome de ansiedade porque ele tem a noção do tempo. Ele lembra dos acontecimentos do passado e quer saber o que acontecerá no futuro. Os Aquarianos, que possuem como co-regente o planeta Saturno, Deus do Tempo, têm a noção do tempo, fator material que produz o ensinamento necessário para que nosso espírito evolua nessa encarnação. Como os capricornianos, passam suas vidas construindo estruturas e sistemas, que eles consideram corretas. No entanto, aqueles que adquirirem as qualidades de Urano, passam suas vidas destruindo-as e reformando-as! Aquarianos enxergam o futuro como se fosse presente e por essa razão muitos deles parecem visionários e revolucionários. Não é incomum ouvir da boca de um aquariano: "Eu te falei que isso iria acontecer" ....e eles estavam certos!
Esse dom se chama intuição. É uma qualidade uraniana.
Na Cabala, aprendemos que Urano é a oitava superior de Mercúrio. Mercúrio (Hod) é o planeta da inteligência, do intelecto, do raciocínio e da comunicação. Mas ele se encontra na parte inferior da Árvore da Vida e se conecta com a Lua indicando ser sua atribuição algo físico, material e mundano. Diferentemente, Urano (Chokmah) se encontra no topo da Árvore, no triângulo superior, onde se encontram também Saturno e Plutão. Sua energia é sutil, imperceptível e pouco palpável, é energia pura que se manifesta somente através das frequências energéticas mais sutis provenientes do Cosmo. É por essa razão que os aquarianos parecem possuir uma antena parabólica conectada com o espaço. Eles são quase seres "extraterrestres", originais e diferentes, e apesar de seu espírito humanitário, são individualistas ao extremo. Eles detestam ser cerceados e limitados, rejeitam as estruturas estabelecidas, sentem-se separados dos outros, apesar de parecerem envolvidos e preocupados com os problemas sociais, o fazem de forma intelectual, virtual, e não prática. Enxergam o coletivo e não o indivíduo.
A Cabala ensina que o ano novo do reino vegetal é celebrado no 15° dia do mês de Shvat/Aquário, por causa da energia criativa e poderosa que se manifesta durante esse período. A vegetação que torna nosso planeta tão belo com sua cor verde nos monstra a necessidade de superar a força de gravidade, ao estender seus ramos/braços na direção do céu. Essa é a maior expressão do Desejo de Receber! Como as árvores e plantas, os aquarianos também têm o poder de quebrar as limitações do mundo físico, ao estender seu "desejo de saber" na direção do Cosmo. Porém, o conhecimento precisa ser útil, real, manifesto, caso contrário se torna inútil. Por essa razão, o signo é representado por um homem que tende um cântaro para o céu, para receber, e outro para baixo, para doar. Nesse caso, a Água do cântaro representa a vida, mas o Ar representa o conhecimento.
Urano, regente de Aquário, rege a inovação tecnológica e rege a Astrologia e a Astronomia e todas as ciências modernas, como por exemplo, a conexão da internet, a nano-tecnologia e as descobertas científicas. Quem não tem um celular no ouvido hoje em dia, sente-se como um homem das cavernas! Toda essa inovação é necessária e útil, mas é também causa de ansiedade. Achamos que estamos conectados com o mundo inteiro, temos centenas de amigos virtuais, em vários países do mundo e, no entanto, não conseguimos nos conectar fisicamente com nosso companheiro ou nosso vizinho e nos compadecer por seu infortúnio.
Os aquarianos também são assim, têm milhões de amigos, mas não se importam com os problemas da pessoa que vive ao seu lado. Os aquarianos têm uma opinião muito elevada de si próprios, de maneira que procuram impor suas ideias aos outros. Eu chamo isso de "Orgulho intelectual". Geralmente, eles não confiam que outra pessoa possa fazer o trabalho tão bem como eles próprios, e acabam se sobrecarregando e fazendo tudo sozinhos! Então, caros leitores, como todos nós temos o signo de Aquário em nosso Mapa Natal (podemos verificar em que Casa astrológica ele está), podemos refletir em que área de nossa vida nos comportamos como aquarianos. Com essa informação, podemos aproveitar a energia desse mês para nos libertar das restrições e limitações saturninas. Que tal? Se desejarmos desenvolver as qualidades espirituais desse signo, além de plantar uma árvore, (como sugere a Cabala), podemos aprender a compartilhar, expandindo a consciência de forma a fazer parte do todo, do coletivo, contribuindo para a evolução da humanidade. Desse jeito, a ansiedade causada pelo "futuro desconhecido" irá desaparecer, especialmente se a gente estiver empenhado em "fazer acontecer", não ficando no virtual, mas realizando nossos projetos no plano material! O Conhecimento liberta (função de Urano), mas cria responsabilidades (função de Saturno)!