O Natal e o Solstício
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 21/12/2006 16:41:45
Essa semana inicia em 25 de Dezembro, dia em que festejamos o Santo Natal no mundo ocidental cristão. Mesmo que não sejamos católicos e que não cultuemos o nascimento de Jesus, podemos sentir como a energia desta data acaba contagiando a todos como uma onda de renovação especialmente nos relacionamentos pessoais. Acabamos fazendo, mesmo que inconscientemente, uma avaliação do ano que termina, sentimos saudades daqueles que já não estão mais entre nós, pensamos nos entes queridos que estão afastados e procuramos confraternizar com todos, amigos ou não. Porém, sobretudo, sentimos a necessidade de renovar dentro de nós os bons sentimentos e as boas intenções que sentimos surgir de nosso coração e que nos guiarão ao longo do próximo ano. Em nosso mundo ocidental materializado ao extremo, esquecemos muitas vezes a mensagem que está por trás desta data: a crença de que é o milagre existe e que é uma obra de Deus ao nosso alcance. Assim como fez esse pobre menino que escolhe uma encarnação do mais alto sacrifício pessoal e conseguiu deixar uma mensagem que perdura até hoje e que envolveu a humanidade neste período de Era de Peixes que termina agora com a chegada da Era de Aquário. Outros messias virão e substituirão o Cristo, outros Mestres nos deixarão suas mensagens para que continuemos evoluindo, mas será que aprendemos realmente a mensagem de Jesus? O Cristo que vive dentro de cada um de nós pode nos ajudar a modificar a energia que nos circunda de maneira a influenciar a Terra toda! Precisamos acreditar, pois este é um momento muito especial. O Sol está neste momento em conjunção com o planeta Plutão bem no meio de nossa Galáxia, nos indicando que estamos bem no centro do coração pulsante de onde nasce toda a energia que sustenta a própria vida. Então, porque não fazer deste Natal algo especial? Se esta data que marca o nascimento do menino Jesus coincide neste ano com algo tão extraordinário podemos procurar compreender a mensagem dos astros para transmutar a energia de Terra, TODOS JUNTOS!!!
Em 21 de Dezembro às 21:22 hs. (horário de verão) o Sol ingressou no signo de Capricórnio, chegando ao máximo de sua inclinação Sul (23°45 no Trópico de Capricórnio) e marcando para nós o Solstício de Verão. "Sol-stício" quer dizer Sol estacionado: na verdade o Sol ‘parece estacionar’ por algum tempo no nosso hemisfério marcando então o Solstício de Inverno no hemisfério norte. Os povos antigos daquele hemisfério costumavam marcar esta data com rituais destinados a pedir aos céus a volta da energia solar que parecia se afastar com o longo inverno que iniciava. Da mesma forma os festejos do período natalino estão a indicar que, no momento em que a vida parece morta, a terra torna-se gélida e fria e as árvores estão sem frutos, devemos elevar nossas preces aos céus para pedir uma renovação da energia vital. Nossas preces e rituais se parecem com os rituais antigos e também indicam, com o nascimento do bebê Jesus, a renovação de vida. Podemos desta maneira renovar nossas esperanças e fazer com que nossos pedidos subam aos céus com uma energia especial. Mesmo que aqui esteja iniciando o verão, o tempo quente, devemos lembrar que este é um momento de recolhimento, interiorização e também de alegria, destinado principalmente a pedir graças a Deus pelos dons recebidos durante o ano que finda. Nos tempos antigos eram feitos cerimoniais em todos os ritos, com cantos e implorações, cerimônias de acasalamento a simbolizar a fertilização da terra. Os homens, em sintonia com os céus, pediam aos deuses que não deixassem a terra perecer sob o frio inverno e que enviasse novamente o Sol para renovar a vida que logo iria ressurgir sob a dura camada de neve. Esperanças renovadas, é isso que simboliza esta data.
No nosso Hemisfério estamos iniciando o verão, por essa razão é difícil falarmos em recolhimento e interiorização. O Sol forte e o tempo quente nos convidam a sair e aproveitar ao máximo as delícias da vida ao ar livre. Estamos num país privilegiado onde o inverno nunca é tão rigoroso e quase não sentimos essa necessidade de mantermos uma vida de recolhimento e interiorização. Então, mesmo se a energia solar agora nos inunda com todo seu vigor, devemos pensar que a simbologia permanece a mesma e por essa razão devemos pensar nesta renovação de energia buscando um novo suprimento de fé e esperança para espantar de vez as tristezas e dificuldades e encontrar os meios de continuar levando adiante as nossas tarefas de vida. No Solstício de Verão comemoramos o dia mais longo do ano e podemos aproveitar para agradecer ao Criador por todas as bênçãos que essa energia nos proporciona. O Sol é vida, sem ele não poderíamos existir.
Na Arvore da Vida - Arvore da Cabala - localizamos o Sol no ponto central, que corresponde ao chakra cardíaco em nosso corpo. Esse Sol é representado pela Cruz do Cristo e por uma Estrela de seis pontas, a Estrela de David. Esses símbolos entrelaçados indicam a necessidade de nos unirmos todos num sentimento de Paz e Amor universal movidos pela consciência ‘crística’ que fala através de nosso coração. Mesmo se neste momento assistimos nos noticiários a atos de crueldade, agressões, guerras, violência e dor sem fim em nosso planeta, podemos e devemos crer firmemente na nossa capacidade de renovação. Nós que nos unimos neste sentimento de fraternidade gerado pelo movimento iniciado com a criação do site SOMOSTODOSUM, precisamos mais do que nunca nos concentrarmos em pensamentos de paz e amor, para poder sintonizar nossos corações com esta energia maravilhosa que permitirá a reestruturação de nosso corpo físico e, com ele, do corpo físico de nosso planeta Terra.
O Signo de Capricórnio tem analogia com a Letra Ayn do alfabeto hebraico, de valor 70, e nos indica como a projeção da determinação cósmica (Zayn) promove a possibilidade da vida biológica, como resultado da ação de Sammekh (60) que é a própria fertilidade feminina. O Pai e a Mãe que geram o filho, Jesus, o menino Deus que renova a vida: esta é a principal mensagem do Santo Natal. Pois é, amigos e amigas que me lêem e me dão tantas e tantas alegrias com seus emails, tomara que esta mensagem entre em seus lares e inunde seus corações de alegria, de fé e esperança!Se as festas natalinas nos convidam a nos unirmos em torno de um banquete para desfrutarmos dos dons que a natureza nos forneceu, devemos também nos unir no banquete espiritual que Deus nos oferece através da energia gerada pelo campo astral. Para aproveitarmos ao máximo este espírito podemos nos preparar com algumas cerimônias simples:
A Cerimônia do Perdão, para perdoar a todos e deixar de lado mágoas e raivas passadas; e também perdoar a nós mesmos pelos erros que cometemos.
A Cerimônia do Amor Universal, para compartilhar e espalhar o amor universal, rezando pela Paz Mundial.
A Cerimônia do Agradecimento, para agradecer a Deus todos os bens preciosos que recebemos todos os dias, e o mais valioso de todos: a própria VIDA.
A Cerimônia da Esperança, para abrirmos nosso coração às bênçãos futuras que virão se mantivermos a Fé na Providência Divina.
O Alinhamento de chakras que poderá nos colocar em harmonia e equilíbrio energético.
Não tenho intenção de dar receitas para essas cerimônias, algumas das quais podem ser encontradas nos interativos gratuitos do STUM. Quero sugerir porém que cada um procure em seu coração a sintonia que mais necessita. Assim os astros, e principalmente o Astro Rei, nos inundarão com seus benéficos raios cósmicos.
UM BOM NATAL PARA TODOS!