Que peixe você é: peixinho ou tubarão?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:06
Estamos no mês do signo de Peixes, décimo segundo signo zodiacal, pertencente ao elemento Água, de qualidade Mutável e regido por Netuno (antigamente regido por Júpiter). A dualidade e a instabilidade emocional dos piscianos é bem conhecida, mas, em se tratando de Peixes, a variedade é tão enorme que dificilmente encontramos dois "peixinhos" iguais!
Vocês já ouviram falar de Michelangelo Buonarroti (pintor), de Albert Einstein (cientista) de Nat-King Cole (cantor) e Kurt Cobain (músico), Robert Altman (cineasta), só para citar alguns? Todos piscianos e todos tão diferentes! Em comum eles têm algo: deixaram alguma marca no mundo com sua criatividade e inventividade e genialidade. Sim, a genialidade é um dom oferecido por Netuno. Lembro que um planeta pode distribuir seus dons também se está em relação com a sua Lua, seu signo Ascendente ou até no Meio do Céu, como aconteceu com o Airton Senna que, apesar de ter o Sol no primeiro grau de Áries, tinha Mercúrio e Vênus em Peixes e Netuno no Meio do Céu em Escorpião no seu Mapa Natal!
Uma das melhores características dos natos de Peixes é sua habilidade de ver o mundo com uma ótica completamente diferente daquela das outras pessoas. Seu lado 'bom' enxerga somente aquilo que de melhor tem no mundo e com empatia e habilidade consegue sentir a energia que emana de outro ser humano, conectando-se e compartilhando com ele alegria e dor. Intuitivamente, o pisciano se coloca à disposição do outro, ajudando-o generosamente a compartilhar o seu fardo. Essa é compassividade pisciana.
A generosidade inata, outra qualidade do pisciano, pode, porém, colocá-lo em situações bem complicadas. De fato, se ele é capaz de tirar a roupa do corpo para ajudar um necessitado; por outro lado pode se envolver em encrencas, simplesmente porque não consegue avaliar os riscos de tal atitude. Dificilmente, um pisciano é capaz de administrar suas finanças, só para fazer um exemplo! Ele acha que o maná cai do céu...
Apesar de seu brilhantismo e de toda a sua criatividade, dificilmente ele consegue se conectar com o mundo material e administrar o dia a dia, pois sua mente está sempre em outra dimensão, vagando no espaço sideral! Porém, sua fé em Deus é tamanha que ele sempre encontra um Anjo da Guarda pronto a ajudá-lo nos momentos mais difíceis.
Muitos peixinhos são também muito ingênuos e não enxergam o lado negativo das outras pessoas. Vocês já perceberam como os peixes abocanham qualquer coisa que o pescador lhe agita diante do nariz, mesmo uma simples isca de plástico? De fato, muitos piscianos (aqueles que vivem nas profundezas dos oceanos) se dissociam facilmente da realidade. Colocam sua cabeça em baixo d' água e enxergam todas as coisas distorcidas, parecendo maiores do que elas realmente são. É assim que um pisciano enxerga o mundo. Dizem que o pisciano é um ser escorregadio, que muitas vezes prefere fugir diante das dificuldades. Verdade. No lugar de enfrentar a realidade, muitos preferem mergulhar no mundo de Netuno. Ou então se lamentam por ser vítimas de um 'destino cruel' que os colocou na encrenca, e se derretem em lágrimas diante de altares e santos, acendendo velas e incensos!
Muitas vezes, nos surpreendemos quando encontramos um pisciano mais agressivo. Mas devemos lembrar que, como em todos os outros signos, neste também encontramos exemplares com um lado positivo e um lado sombra. Dentro de cada peixinho existe um tubarão escondido, pronto a abocanhar os incautos que mergulham desprevenidos no reino de Netuno. Lembrem-se de que os signos de água tem em comum esse comportamento: transbordam quando o copo está cheio! Os tsunamis estão aí para nos lembrar isso...
Podemos aproveitar, portanto, a energia deste mês de Peixes para nos conectar com nosso lado pisciano, já que todos nós possuímos esse signo em nosso zodíaco. Podemos nos perguntar: onde nos posicionamos como vítimas? Diante de que dificuldade preferimos enfiar a cabeça na água fugindo da raia? Quando estamos em dificuldade, o que fazemos para não nos posicionar como vítimas do destino?
Não quis exaurir neste artigo todas as qualidades ou defeitos relativos a este signo zodiacal, mas quis somente ajudá-los na sua conexão com seu lado pisciano. Dois peixes, em direções opostas representam este signo. Que peixe você quer ser? O peixinho vermelho que vive feliz dentro do aquário e se esconde amedrontado por trás dos pedregulhos, ou o tubarão que controla o seu pedaço de mar abocanhando a presa desejada sem medo de ninguém? A escolha é sua, você tem Livre-Arbítrio.
Eu também sou pisciana e percebo em mim essa dualidade. Procuro ser a melhor pisciana possível, enaltecendo e melhorando minhas qualidades, mas também eliminando e superando o meu lado sombra. Somente dessa forma evoluirei espiritualmente. Quando percebo que estou no ponto de me lamentar com frases do tipo: "porque isso está acontecendo comigo?", paro, medito e rezo e, então, a Luz começa a fluir novamente dentro de mim, afastando cada pensamento negativo e a escuridão. Você também pode fazer isso e obter o domínio sobre a sua vida, mas para conseguir isso, precisa desenvolver o autoconhecimento.
A astrologia, através de suas várias disciplinas, pode ser um instrumento útil e, diria, até indispensável para percorrer esse caminho evolutivo. Conheçam mais sobre astrologia lendo os artigos no meu site pessoal link e informem-se sobre os valores das consultas que podem ser presenciais ou à distância.
OBS: por razões familiares estou adiando o workshop de EFT* - Técnica de Libertação Emocional para abril ou maio. Em breve anunciarei a data e o local no STUM. Fiquem atentos e enquanto isso, leiam os artigos sobre essa maravilhosa técnica no meu site pessoal e vejam os vídeos linkados no Youtube!
Desejo a todos uma semana cheia de Luz e aos peixinhos uma Feliz Revolução Solar e um ano glorioso!
São Paulo, 20 de fevereiro de 2012