Somos capazes de sonhar?
por Graziella Marraccini em AstrologiaAtualizado em 04/02/2005 13:01:30
Sonho e Fantasia: o Sol se junta a Netuno no céu de fevereiro. Isso nos mostra como existe uma sincronicidade entre o Micro e o Macro, conforme a Lei (Veja o link sobre as Leis Herméticas - Parte 1 - no final do Texto. Cada Parte tem um link que leva à sucessiva.) “O que está em cima é como o que está em baixo”(*). O grande relógio cósmico movimenta as energias que sincronizam o Microcosmo em perfeita sintonia com o Macrocosmo. Netuno é o planeta do onírico, do sonho e da fantasia, é o planeta que simboliza a fé, e estimula as ilusões e nossa criatividade. Idéias geniais aparecem em nossa mente quando estamos sob sua influência, mas cuidado, nem todas podem ser “realistas”. Afinal, nem todos os sonhos se realizam. Mas o ser humano tem necessidade de sonhar (e o animal também, dizem os cientistas). Por quê? Eu já me fiz muitas perguntas sobre o assunto e entre outras explicações, conclui que Netuno diminui a sensação de angustia que sentimos por nossa separação de DEUS. A astrologia tradicional nos indica que Netuno rege o signo de Peixes, um dos mais difíceis de todo o zodíaco. Ao mesmo tempo que contém todas as virtudes, contém, também, todos os vícios. Neste signo encontramos pessoas geniais (como Einstein) e os piores viciados e malfeitores. Por quê? Sendo o último signo do zodíaco, ele traz em si a síntese de todos os outros signos. Desta maneira ele possui também um enorme potencial.
Na Cabala, Netuno é considerado como tendo analogia com a Sefiroth de Dahat, a Sefiroth invisível. Ela corresponde à palavra Conhecimento. È Conhecimento com C maiúsculo, ou seja, o Conhecimento que ao longo de nossa evolução espiritual nos liga diretamente com o Criador. Por essa razão é que este CONHECIMENTO nos ajuda a “descarregar” nosso Carma e diminuir a cadeia das encarnações.
Netuno influencia de várias maneiras o ser humano: na sua energia mais mundana ele nos torna mais sensíveis, sentimos mais vontade de dar vazão às nossas fantasias, sair da realidade. Ele estimula nossos sonhos e melhora nossa intuição e nossa inspiração. Temos vontade de ir para o mar, para a praia, temos vontade de nos fantasiar e assumir, mesmo por poucas horas, uma identidade diferente da nossa, um disfarce. Temos vontade de ir ao cinema (mundo da fantasia), de ouvir música, de dar vazão a sentimentos e emoções. Ele aumenta os nossos interesses por assuntos espirituais e estimula nossa fé. Não é por acaso que logo após o Carnaval entramos no período da Quaresma, que é observado em todo o mundo cristão. O Carnaval é o maior espetáculo de sonho e fantasia coletivos, onde desfilam pelas avenidas e ruas das maiores cidades do mundo e em igualdade de condições, cidadãos desejosos de viver um instante de sonho. Este é o espetáculo mais democrático de todos (não por acaso ele acontece no signo de Aquário) onde pretos, brancos, amarelos se misturam, ricos e pobres se confundem e irmanam esbanjando alegria e bom humor. Existe dentro de cada um aquela sensação de fazer parte de algo muito maior que pode construir uma fantasia capaz de durar para sempre.
Se analisarmos essa ação energética em sua manifestação mais sutil, numa oitava superior, podemos usar a influência de Netuno para nos ligarmos ao mundo espiritual. As pessoas mais sensíveis terão sonhos reveladores e premonitórios, terão interesses por assuntos esotéricos e espirituais, terão vontade de recolhimento e manifestações de devoção. É a ligação com DEUS e com o Eu Interior que se manifesta dentro de nós. E, afinal, “tudo se acaba na quarta-feira”! É a realidade de nossa vida terrena que nos lembra que nem tudo é fantasia e ilusão, que a vida nesta encarnação é também feita de matéria, e de uma realidade física à qual não podemos escapar. Assim, nossos sonhos se desvanecem como bolhas de sabão. Mas como é boa sua lembrança! Ao longo de toda nossa vida tentamos realizar nossos sonhos, os vivemos com a inocência de uma criança que não sabe que existe o amanhã. Amamos e acreditamos ser o amor eterno. Nos iludimos que o ser amado será aquele que nos levará de volta ao Paraíso perdido. Construímos castelos no ar onde nos refugiamos para fugir da dura realidade da vida diária. E quando o sonho acaba a desilusão nos invade, e muitas vezes até mesmo a depressão profunda (outra forma de fugir da realidade) por não ter conseguido realizar nosso sonho. Que fazer então, sonhar ou não sonhar?
Sonhar, é claro! Sonhar para não sucumbir, diriam os piscianos como eu! Mas nem todos têm necessidade de sonho na mesma medida, assim como nem todos têm fé. As pessoas de signos de terra, mais ancorados na matéria, possuem menos necessidade de sonhar. Para eles a realidade tangível e mensurável é aquela que conta, aquela que lhes fornece o chão. Outros, como os signos de Ar mais intelectuais, precisam de respostas intelectuais, científicas para seus questionamentos existenciais. Para concluir este artigo sugiro que cada um de nós faça uma reflexão e verifique em que medida ainda mantém a sua capacidade de sonhar. Perguntemo-nos quais sonhos conseguimos realizar e quais não, e o porquê de nossos sucessos e de nossos fracassos em realizá-los. Podemos analisar se somos sensíveis ao sofrimento humano, se nos sentimos solidários, se temos dentro de nós aquela voz interior que nos guia e nos liga com Deus, se acreditamos que algo superior guia nossos destinos, se nos sentimos fazendo parte de um TODO. Se nos perguntamos o que fazemos nessa terra, qual nossa missão aqui e agora, então Netuno estará atuante em nosso Mapa. Para verificar onde se encontra o planeta Netuno em seu Mapa façam o interativo do Mapa astral no nosso site e analisem sua posição no Mapa Natal, a Casa e o Signo onde ele se encontra. Isso lhe indicará onde e de que forma você expressa todo o potencial deste planeta.
Enviem suas dúvidas e terei prazer em responder.