Inteligência
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:13
O conceito de inteligência é comumente associado à capacidade intelectual do ser humano, ao seu poder de utilizar a racionalidade para a lidar com a vida e seus desafios.
Mas, a verdadeira inteligência é um dom que está muito além da lógica, é uma qualidade que poucos se dedicam a cultivar. Isto porque, para a maioria, o saber que não se deriva da razão não é digno de confiança.
Somente quando situações-limite se apresentam e o conhecimento puramente intelectual se mostra insuficiente para mantê-los em equilíbrio, é que se dão conta do quanto estavam equivocados.
Através da observação cuidadosa dos processos psicológicos e emocionais que se desenvolvem em nós, é que podemos ampliar nossa consciência e superar as dificuldades e limitações que eles nos impõem.
A dimensão espiritual do nosso ser não pode ser deixada de lado neste processo, pois ela é a única capaz de nos levar ao estado de serenidade e paz que tanto desejamos alcançar. E a meditação é a ferramenta mais eficaz para que a contatemos, não há outro caminho.
"Não tente fazer rosas crescerem no deserto.
A Inteligência é uma flor bastante delicada. Ela cresce no luxo.
Ela necessita de um solo luxuoso, fértil, criativo, repleto de seiva;
só assim ela pode florescer.
E sem inteligência, o que você é?
Meu esforço é primeiro ajudar sua inteligência a tornar-se uma chama,
e ajudar essa chama consumir tudo que não for seu autêntico eu.
Você se torna um fogo e você queima tudo que seja lixo, despejado pelos outros em você.
Portanto, primeiro inteligência e segundo meditação.
Meditação procede da inteligência - queimando toda asneira do seu ser. Assim você fica puro, sozinho, exatamente da maneira que a existência quer que você seja"
Osho