O teste da confiança
por Elisabeth Cavalcante em AutoajudaAtualizado em 08/04/2020 11:35:28
Um dos maiores desafios que a existência nos coloca é o desenvolvimento da confiança. Este é um aprendizado bastante difícil, visto que nossa formação é, de modo geral, baseada no medo e na insegurança.
Batalhamos por conquistas materiais, não pelo prazer da realização interior, mas principalmente pelo medo da escassez. É ele, o medo, o sentimento que vem à frente de muitas de nossas metas.
Isto faz com que dificilmente consigamos nos manter livres da angústia e da ansiedade. Confiar de modo absoluto na natureza abundante, de tudo o que existe no Universo, é o único meio para que nos libertemos dessa condição negativa.
Mas é preciso estar preparado pois, uma vez tomada a decisão de desenvolver a confiança, os testes mais profundos serão colocados em nosso caminho, até que possamos de fato dizer que realizamos o aprendizado.
A entrega, o relaxamento, o deixar fluir, são os maiores inimigos do ego, pois ele se alimenta da dúvida, da incerteza e da desconfiança.
Assim, quando o primeiro obstáculo surgir, ele fará de tudo para nos fazer voltar ao velho caminho e recorrer a conhecidas estratégias para nos mantermos na zona de segurança.
Isto pode significar aceitar mais um emprego que, sabemos de antemão, não nos trará qualquer realização, voltar a um relacionamento onde fomos profundamente infelizes, ou qualquer outra circunstância já conhecida, pela dificuldade de acreditar que é possível traçar um novo rumo.
Seja qual for o caminho que desejemos seguir, é essencial que estejamos plenamente conscientes das dificuldades que poderemos encontrar. Mas isto não significa que elas estarão presentes. São possibilidades que podem ou não se concretizar.
Confiar que a vida fará a sua parte e nos trará exatamente o que necessitamos, no momento certo, é um passo fundamental para ampliar as chances de obtermos sucesso.