Experiência e Velhice
por Saul Brandalise Jr. em AutoconhecimentoAtualizado em 23/04/2021 00:45:50
Nossas posturas revelam o que somos... Experientes, conhecemos o que não deve ser feito, ou simplesmente, já estamos velhos? Não importa a idade que estamos desfrutando agora.
Estes predicados, experiência e velhice, precisam ser bem interpretados para termos e demonstrarmos sabedoria, quando os utilizarmos. A Experiência, neste momento de pandemia, é irmã gêmea de sabedoria. Significa como aplico o meu conhecimento e como o uso ao meu favor.
Velhice é usarmos conceitos ultrapassados e que nada agregam em nossas vidas. Velhice vem de adestramento familiar ou, das manias e valores, do local onde vivemos.
É olharmos para as verdades e só vermos o negativo que está presente nelas. O medo é crucial neste momento. Ele nos impede de percebermos o melhor para nós. Os obstáculos existem para serem superados. Importantíssimo, neste momento, viver sem medo. O medo nada mais é do que ME (eu) + Dó (pena). Ora, tenham peninha de mim, é o que o medo mostra. Precisamos ser guerreiros e superar os obstáculos que vêm de adestramentos.
Não é por acaso que encontramos pessoas velhas, com 20 anos de idade. Velhice é simplesmente seguir. É obedecer sem questionar. É ser cordeiro e provável vítima de drogas. A droga nos ajuda a decidir, quando fomos e estamos adestrados. A velhice é um estado de postura, quando não renovamos nossos valores. Temos que nos renovar diariamente.
No passado, não muito distante, todas as pessoas com mais de 50 anos eram velhas... Hoje são, na sua expressiva maioria, jovens. Os valores mentais evoluíram.
Não existia informação, hoje, não levamos mais de 3 segundos para sanarmos nossas duvidas e eventual desconhecimento. Portanto, é mais fácil, hoje, sermos eternamente jovens...
Precisamos saber avaliar os nossos valores e nossos consequentes pensamentos. Não precisamos seguir conceitos que nada nos auxiliam. Temos que ter competência para buscar conhecimento, aplicar e assim termos sabedoria.
Fácil saber disso... Difícil é aplicar. Para aplicarmos, na maioria expressiva das vezes, temos que vencer barreiras, que nossos adestramentos regionais encobrem.
Hoje, mais do que nunca, precisamos saber o que temos que executar, neste novo formato de sociedade, família, e economia. Nada agrega, em nossa mente, se ficarmos reféns das dificuldades.
Busquemos experiência e sejamos jovens sem nos preocuparmos com a idade. Ela, a idade, nada mais é do que sabermos o que, e como, não se faz. Não importa qual a nossa vivencia... Sejamos jovens de mente. Isso nos deixa saudáveis.
Cuide-se, você é seu mestre.