Mente Fechada X Mente Aberta
por Saul Brandalise Jr. em AutoconhecimentoAtualizado em 02/03/2023 11:23:24
O fator mais importante, que o SER Humano possui, é a sua mente. Todas as nossas facilidades, ou dificuldades, são projetadas por ela. Tudo depende de Educação ou Adestramento que recebemos, e também, de eventuais karmas criados em vidas passadas.
Uma Mente Aberta tem origem na Evolução Mental de vidas passadas, na Educação desta vida e dos princípios éticos que recebemos e aprendemos.
Uma Mente Fechada tem origem nos adestramentos impostos que geram insegurança e medo. Nos karmas de vidas passadas e de quem busca obediência via adestramento. Aqui está a base.
Na sequência vamos "despertar" um pouco do que significa cada uma delas, para que depois, cada um de nós, possa A+COR+DAR, para sua realidade mental atual.
MENTE FECHADA - Reclama, diz que é impossível, o medo controla, sofre com a opinião alheia.
Pessoas de mente fechada não são humildes (nem conseguem fingir humildade por muito tempo). Sua opinião está sempre certa e são fechadas inclusive para as demonstrações claras, e racionais, de que estão equivocadas. Não conseguem se avaliar e interpretar. Sua autoestima vaidosa, não permite esse tipo de interpretação. Sempre buscam os culpados, por seus insucessos.
A mente fechada não ocasiona que a pessoa pense para a frente, mas sim, no que já aconteceu e como era antigamente e, não no agora, nos dias de hoje. Uma mente fechada sempre justifica as suas não realizações com muito critério e competência. Ela fica sempre no seu minúsculo mundo. Não evolui mentalmente. Gera opiniões, sem a consciência exata de cada fato. Repete o que escuta, sem avaliar.
Desqualifica qualquer atitude que seja contrária aos seus adestramentos. Quando dá exemplos, valoriza os negativos em cada fato. Jamais vê os positivos do fato.
Diz que não tem tempo para estudar. Evita os debates a qualquer custo. Acha que livros são uma perda de tempo. Formula opiniões sem estudar e avaliar o assunto. Odeia desafios. Desqualifica fatos que vão contra suas crenças, recebidas com adestramento.
Fica se lamentando, por causa dos problemas, e assim, só consegue ver o ruim de cada coisa, ou acontecimento... Sofre pelo que dizem e não cuida da sua energia, fica estagnada. Pessoas de mente fechada não querem ter suas ideias questionadas. A sua reação típica, ao serem interpretadas, é de frustração, e não, de curiosidade para entender melhor o ponto de vista do outro.
É mais importante, para uma pessoa de mente fechada "estar certa" do que entender e crescer com a avaliação o outro.
Sou o resultado de: "uma mente sabia, ética, possuidora de valores que se tornam palavras e atitudes."
MENTE ABERTA - Gosta de desafios, não tem medo, aplica seu conhecimento, aceita críticas, resolve.
Tradicionalmente, o termo "Mente Aberta" descreve a mentalidade de uma pessoa que não descarta ideias ou conceitos, que podem não se encaixar em suas realidades e verdades atuais. Uma pessoa de mente aberta está sempre tão ocupada que não tem tempo para criticar os outros. O Mente Aberta, quando fala, evita exemplos negativos.
O SER de Mente aberta, faz cursos para aprender com especialistas. Analisa os fatos negativos para aprender com eles. Admira quem erra e, chama de Professor do Que Não se Faz, porque assim não precisa falhar para aprender. Sim, só se erra, quando se repete a falha. Temos que saber avaliar cada uma delas para assim evoluirmos.
O Mente Aberta gosta de debater com ética, para ter suas ideias confrontadas e desafiadas. Lê textos, livros para adquirir conhecimento, e os aplica ao seu favor. Usa dados e fontes éticas, ao formular as suas opiniões. Busca encarar e resolver os seus desafios. Não tem medo porque ele, o medo, vem de adestramentos, e de uma mente opaca. Muda de ideias e de opiniões, de acordo com novos fatos adquiridos. Sempre aceita críticas e opiniões construtivas.
A humildade é apenas reflexo de uma mente evoluída. A soberba é recanto de uma mente fraca. Aquela que só pensa em TER, e não, em SER.
E aí, com qual grupo você se identificou?
Se foi com o primeiro, ótimo! Se foi com o segundo, não fique desanimado (a): para abrir a mente, basta adotar certas mudanças nos seus valores mentais. Simples? Sim; mas nada fácil... Isso se chama evolução mental. Temos que praticar diariamente e jamais decidir nos extremos da energia, ou seja, apaixonados ou putos...
Possuirmos uma Mente Aberta não é fácil. Temos que agir, e atuar, muito ao nosso favor. A Mente Fechada é mais tranquila porque os problemas só tem origem nos outros... Bela desculpa né?
Cuide-se