Quem é você?
por Adília Belotti em AutoconhecimentoAtualizado em 20/06/2007 19:24:23
Quem sou eu?
Poucas perguntas têm servido tanto para definir nossa espécie. Dizem mesmo que somos a voz ‘perguntadeira’ que perturba o silêncio grandioso da Natureza. Não temos como saber, é evidente, mas não parece que os leões andem por aí se questionando sobre seu papel na ordem universal, nem nunca se ouviu falar de tigres que resolveram por livre e espontânea vontade passar férias no Ártico, “só para conhecer”... Não, a Natureza apenas é... Nós, ao contrário, estamos sempre nos inventando, e, cá para nós, muitas vezes a gente só atrapalha...
Quem sou eu? Todos os pensadores de alguma forma tentaram responder a essa pergunta; Carl Gustav Jung, o genial analista da psique humana, inclusive. Para ele, existiriam Tipos Psicológicos que poderiam servir para agrupar a diversidade dos jeitos humanos de estarem no mundo. As pessoas têm duas atitudes básicas diante das coisas, dizia o criador da psicologia analítica, ou são extrovertidas e orientadas pelo mundo externo ou são introvertidas e orientadas pelo mundo interno.
Além dessas duas “atitudes”, a consciência também teria funções típicas, padrões através dos quais a gente consegue apreender a realidade: sensação, intuição, pensamento e sentimento.
Jung postulou sua Teoria dos Tipos Psicológicos em 1921. Muitos anos mais tarde, Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs, conseguiram reunir os ensinamentos junguianos com suas próprias pesquisas e formularam o Teste de Myers-Briggs, que muita gente conhece como o “teste das quatro letras”.
“Quaisquer que sejam as circunstâncias de sua vida, saber a que tipo você pertence vai tornar suas percepções mais claras, seus julgamentos mais corretos e sua vida mais próxima dos desejos de seu coração”. (Isabel Briggs Meyers)
Nada disso é novo e com certeza você já deve ter ouvido falar desse teste. A novidade é que uma amiga me passou o link de uma versão simplificada do site em português. Fiz e conferiu com a informação que eu tinha sobre mim mesma, quando apliquei o teste completo num workshop.
Para você se orientar no site em português, tome nota de algumas dicas:
- Extroversão e introversão (EI): em que mundo você prefere viver? No mundo externo ou no mundo interno?
- Sensação e Intuição (SN): você prefere se fiar nas informações que chegam através dos seus sentidos tal qual as recebe, ou acaba sempre adicionando significados e sentidos e reinterpretando o que acontece à sua volta?
- Pensamento e Sentimento (TF): como você toma decisões? Considera as razões lógicas e os argumentos teóricos ou as pessoas e suas circunstâncias singulares?
- Julgamento e Percepção (JP): você é do tipo que gosta de decidir e finalizar as coisas ou sempre acaba deixando alguma ponta solta para o acaso?
Basicamente, essas são as questões com as quais você vai lidar ao responder ao questionário. As respostas vão compor seu perfil que será expresso em quatro letras.
Minhas letrinhas são essas: INFP
Faça o teste simplificado de Myers Briggs
Visite e aprenda mais no site da fundação criada por mãe e filha
Faça o teste online (em inglês)
E melhore sua compreensão do teste clicando aqui