Você age ou reage?
por Elisabeth Cavalcante em AutoconhecimentoAtualizado em 08/04/2020 11:35:20
Sua vida é direcionada pela ação ou por uma reação condicionada a cada situação? As reações condicionadas são aquelas apoiadas na memória, no que você vivenciou ou lhe foi ensinado pelos outros.
Já a ação tem origem na consciência e, por essa razão, não precisa ser aprendida. Ela surge espontaneamente, no momento em que a existência lhe solicita uma resposta.
Seja qual for a circunstância, a resposta dispensa qualquer informação anterior sobre o fato, ela é sempre nova, original, natural, não condicionada. A cada instante você decide qual será a sua atitude, não importa qual seja a situação.
É o amor quem determina a sua opção, não qualquer sentimento de dever ou obrigação. A memória não tem utilidade no agora, pois ela é sempre relacionada ao passado e a existência é sempre nova.
Assumir a responsabilidade por sua escolha é um requisito fundamental no processo de crescimento interior. E esta palavra simboliza a habilidade de dar uma resposta ao instante presente.
Agir espontaneamente é estar inteiro em qualquer situação e agir a partir da percepção que aquela vivência lhe traz, sem dúvida, medo ou hesitação.
O coração é o mestre, o guia que a cada momento lhe indicará o melhor caminho a seguir. Seu único trabalho será manter-se em permanente conexão com ele e confiar, sem qualquer sombra de dúvida, nos sinais que ele lhe enviar.
Se a sua mente lhe apontar outra rota, pode estar certo de que estará apoiada na memória, naquilo que é conhecido, seguro, confortável e sem qualquer possibilidade de crescimento.
Resta a você a opção de escolher se vai querer ouvi-la ou seguir aquilo que sua intuição lhe indicar. Isto poderá, a princípio, proporcionar-lhe uma grande insegurança, a sensação de caminhar às cegas, de olhos vendados, por uma floresta.
Mas, se conseguir superar o pavor inicial, descobrirá a enorme sensação de prazer que existe na opção pela coragem.