Advogado do Diabo Capítulo 2: Amor próprio
por Rodolfo Fonseca em Corpo e MenteAtualizado em 23/10/2001 12:11:52
Rapidamente Kevin assume seu cargo e seus novos processos como advogado de defesa. Agora ele já mora no luxuosíssimo prédio onde apenas habitam os executivos mais importantes da empresa.
Mais uma vez Kevin tem de defender um cliente que desconfia seja culpado. Mas ao mesmo tempo sua esposa Mary Ann fica mais estranha, depressiva e até aparentando doença mental. Seu chefe John Milton pede que ele saia do caso para cuidar dela porém, mesmo sob muita pressão, Kevin quer continuar, ele não quer perder este caso, de jeito nenhum.
O diretor da empresa Jonny Barzoom, que sabia de muitos negócios ilícitos da firma, morre de forma muito estranha enquanto corria em Central Park. Ao mesmo tempo o nome de Kevin aparece entre os sócios da empresa, "como se sempre estivesse lá" usando as palavras de Barzoom, mas sem que ele saiba. Parece que John quer muito que Kevin faça parte da firma como um dos donos...
Usando desta vez um depoimento que ele sabia ser falso, Kevin, muito indeciso e contrariado vence mais um caso e precisa ir correndo para casa, pois sua esposa está muito mal. Chegando em sua casa, Kevin é avisado que sua esposa está na igreja, e então ele corre para lá.
Ao encontra-la, Mary Ann confessa ter sido seduzida e violentada por John Milton... mas como, se Kevin o viu no tribunal o dia todo... ela jura ser verdade e mostra seu corpo todo cortado e machucado, obrigando Kevin a interna-la em um hospital.
Kevin vai ao funeral do diretor da empresa e tem uma visão, a imagem do cliente recém absorvido de um caso de assassinato se misturando à do professor que abusava das alunas (do inicio do filme) e ele sente que errou novamente e sai correndo da igreja.
Na saída ele é abordado pelo responsável por uma investigação contra as empresas de John Milton. Ele revela a Kevin um império ilegal de empresas todas lideradas por John e diz que o ex-diretor falecido tinha resolvido testemunhar sobre esse caso, antes de morrer. Mas Kevin quer visitar a esposa internada e o evita... até que ele comenta sobre o caso do professor. O agente comenta que este foi pego com o corpo de uma garota no porta-malas do carro no dia anterior; mas ao tentar contar mais detalhes a Kevin, o agente é inesperadamente atropelado e morre.
Kevin vai ao hospital onde sua mãe cuida de Mary Ann. Sua mãe começa a contar toda a verdade sobre o pai de Kevin, quando Mary Ann tem outra visão assustadora, entra em pânico e acaba se matando dentro do quarto.
Agora Kevin quer toda a verdade sobre seu pai e obriga sua mãe a contar. Ele já sabe, mas quer ouvir dela, ele grita, grita até que ela confirmar que: “John Milton é seu pai!”
Conclusão e comentários:
Ao escolher a vida na cidade, Kevin também assume uma postura diferente, ele agora vai lutar por engrandecer sua auto-imagem. Nessa luta, ele não percebe o quanto está se afastando de sua esposa e também de sua vida pessoal. Agora ele apenas deseja crescer em seu novo status para ganhar mais e mais, além também de posição e prestigio.
Com sua grande capacidade e inteligência, Kevin percebe mais uma vez a culpa de seu cliente, mas não se abala, afinal ele nunca perdeu um caso sequer! Ele não tem mais integridade moral, perdeu sua noção de certo e errado, apenas deixando lugar para seu ego. John acompanha toda sua evolução muito de perto, sempre o apoiando e protegendo.
Kevin pensa que o problema com sua esposa é de carência afetiva e não admite a possibilidade de ser algo mais sério, então se mantém firme no trabalho para tentar algo só no último momento, quando já é tarde demais para ajudar sua esposa a superar a gravidade de seu estado.
Mary Ann então piora muito e não suporta mais suas visões e o descaso de Kevin em relação à sua vida particular. Ela acaba sendo internada no hospital, onde tem novamente uma visão e, drogada por medicamentos fortes, desiste de viver, enfiando um pedaço de espelho em sua garganta.
Percebemos na trama um absoluto complô contra qualquer pessoa que tente tirar Kevin de “seu destino”. Sua vida é totalmente controlada, assim como suas ações, familiares, vitórias e derrotas.
Agora, Kevin está só com sua mãe, quando ela resolve revelar a verdadeira história sobre seu pai.
Ela fala sobre a viagem que fez a NY quando jovem e sobre o garçom que a seduziu. Esse garçom era JOHN MILTON.
Capítulo final na próxima semana...