Limão x Visão
por Conceição Trucom em Corpo e MenteAtualizado em 13/04/2006 14:08:09
O limão é considerado pela milenar medicina Ayurvédica, a medicina mais antiga do planeta, como “o alimento mais fantástico da humanidade”!
Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e suculência. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. Luz e Prana concentrados numa bolinha, acessível a todos e que cabe nas mãos: o limão!
Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação...) e a memória.
Seu suco, flores, cores, fibras, vitaminas e o óleo contido na sua casca favorecem a:
- Vitalidade: quando ativa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;
- Juventude: quando atua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
- Desintoxicação e limpeza de todos os órgãos e sistemas excretores - FÍGADO, RINS, pulmões, intestinos e pele;
- Todos os sentidos (visão, olfato, tato, audição, paladar e demais sentidos): quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.
Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.
E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero e vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é para o homem.
Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde das partes citadas acima poderão ir mal, mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida irá de mal a pior.
E, sem enxergar a vida, lá vai para o espaço a intuição (sinônimo de criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (sinônimos de significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de enxergar o outro e as soluções).
E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda ao fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar (Logicamente para quem não tem a visão física, estamos falando da visão transcendental) melhor(*).
Encarar serenamente um desafio - enxergá-lo de frente - sem ilusões, sem esconder debaixo do tapete, torna tudo mais fácil e digerível. Solucionável. Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão da vida.
Atitudes negativas, de não querer enxergar os desafios, de não se preparar para enfrentá-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as funções do fígado. Tudo fica indigesto, não é mesmo?
O fígado possui também uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis.
E nesta situação o consumo diário do limão é uma decisão sábia, pois ele será cúmplice da recuperação deste órgão e dos demais, reativando a harmonia metabólica do organismo.
Metafisicamente falando, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para iludir-se (resistir às mudanças) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado. Não ver revela um não querer enxergar. Simples, não?
Já ouviu alguém falar: A raiva me cegou! Diante do medo me deu um branco! Era tanto ódio que não conseguia enxergar!
Vamos trocar? Vamos sair destas defesas?
As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura segundo a Louise L. Hay em seu livro Cure seu Corpo – (Editora: BEST SELLER), são:
“Liberto o passado e avanço para o futuro”. Ou seja, só tenho olhos para o futuro.
“Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado”. Perceberam porque chamo o meu site de: Doce Limão?
Os agentes físicos que causam dano ao fígado e a visão são:
Álcool, fumo, café, chá (exceto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, açúcar branco e os demais açúcares, adoçantes artificiais, alimentos refinados, produtos químicos sintéticos em excesso, excesso de gordura animal, alimentos industrializados.
Cuidados & bom senso:
- Uma dieta rica (50%) em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos;
- Praticar em jejum os sucos da Alimentação Desintoxicante, sempre contendo pelo menos 1 limão na sua formulação;
- Fazer uso de chás e tônicos hepáticos;
- Consumir diariamente cerca de 8 copos de líquidos entre sucos, chá e água;
- Massagear as palmas das mãos e solas dos pés com uma bolinha especial, para estimular todo o sistema hepático, digestório e excretor;
- Praticar exercícios corporais e respiratórios diariamente, porque eles acordam todo o metabolismo e a vida e;
- Praticar a Terapia do Riso (5 minutos no mínimo em frente do espelho pode ser um exemplo), porque o bom humor “desopila” o fígado e faz bom uso das janelinhas da alma: os olhos.