Semente de Abóbora
por Conceição Trucom em Corpo e MenteAtualizado em 03/02/2003 13:32:21
Pesquisas científicas têm provado que o óleo contido nas sementes de abóbora possui positivos efeitos no tratamento de problemas da vesícula (congestão e cálculos) e próstata (hiperplasia). Também possui um efeito redutor do colesterol e é efetivo na prevenção de problemas cardíacos e circulatórios.
O óleo de semente de abóbora é comparável ao azeite de oliva e contém vitamina A, B1, B2, C, E, Niacina, Ácido fólico, sais minerais como ferro, cobre, manganês, cálcio, zinco e selênio (que é muito importante para o sistema imunológico), ácido linoléico, etc.
Atualmente têm sido considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção de problemas da próstata, dando suporte também à virilidade masculina e feminina. Seus componentes graxos e alta concentração de zinco, melhoram a tonicidade dos músculos da bexiga, descongestionando a próstata.
O óleo de semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.
Apresenta ainda elevado teor de proteína (36,9%) em relação à demais sementes, baixo teor de carboidratos (7,45%), e 44% de uma fração oleosa extremamente nutricional. Com tais características, torna-se um alimento fundamental para crianças, adolescentes, gestantes, pessoas em convalescença e todos que desejam melhor desempenho de memória e inteligência.
Nas lojas encontramos a semente de abóbora torrada e bastante salgada. Entretanto sugiro a compra da semente crua, encontrada facilmente na zona cerealista de São Paulo, capital, ou sua produção caseira conforme as dicas abaixo.
Tira gosto de sementes:
Sementes de abóbora + melão + girassol + gergelim + sal marinho. Lave bem as sementes para retirar todas as fibras e salgue a gosto. Deixe secar por 24 horas e leve ao forno super baixo (porta entreaberta) para tostar.
Opção 1: Transforme as sementes em farinha no liquidificador, que poderá ser usada em mingaus, sopas, pirão, farofas e pães.
Opção 2: Substitua o sal por um pouco de açúcar mascavo ou mel e obtenha uma farinha levemente doce que poderá ser consumida como paçoca ou usada em bolos, recheios, coberturas e vitaminas.
A farinha pura de sementes de abóbora também pode ser usada como um poderoso vermífugo natural. Assim, para quem a consome com freqüência, há um tratamento profilático, principalmente em crianças.
Este texto faz parte do livro: Soja - Receitas Saudáveis...
E mais: As Sementes que Curam