Menu

As fases do amor

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 09/10/2008 18:20:34


O amor passa por fases distintas, como muitas outras coisas que fazem parte da vida. Assim que se inicia, ele é como um conto de fadas, nada parece estar fora do compasso, tudo flui de modo harmonioso e perfeito.

Mas, como a perfeição é um ideal que só existe em nosso desejo, à medida que começam a se desfazer as ilusões e fantasias criadas em nossa mente, o pólo contrário começa a surgir. Visto que a mente é sempre dual e se baseia nos opostos, o encantamento inicial é substituido pela decepção e um sentimento de que nossos sonhos foram traidos.

Além disso, as qualidades que enxergávamos no outro, passam para o segundo plano e os defeitos assumem uma posição de destaque. Se nosso lado sensato consegue predominar, ultrapassamos esta etapa e passamos a enxergar nosso par exatamente como ele é, um ser humano que, assim como nós, vivencia acertos e tropeços.

Aqueles que, ao contrário, ainda se encontram imaturos, insistirão em buscar o ser perfeito que, acreditam, virá realizar todos os seus sonhos. E sentirão muita raiva e frustração ao descobrirem que a pessoa na qual depositaram todas as suas esperanças, não conseguirá realizar os seus desejos.

Amar exige um conhecimento profundo de si mesmo, pois somente deste modo poderemos entender e conhecer outro ser humano. A única possibilidade de alcançar equilibrio na relação com o outro é aceitá-lo como é e mostrar-se sem qualquer disfarce.

Somente quando abandonamos a fase da ilusão e vivenciamos o amor de forma madura é que podemos vislumbrar a real dimensão que ele pode assumir, e experimentá-lo como uma das mais gratificantes experiências que a vida tem a nos oferecer.

“....O amor é um domingo.
Cansado - cansado das falsidades, cansado das máscaras, cansado de mostrar faces feias e não verdadeiras às pessoas, e continuamente reprimindo seu ser - a pessoa quer alguém com quem possa ser ela mesma totalmente - relaxada, à vontade, tranqüila.

Assim, se você ama uma pessoa, desde o início, nunca seja não verdadeiro. Se o amor desaparecer, é melhor que o relacionamento seja quebrado. Ele tem que ser quebrado - porque não há qualquer sentido em tal relacionamento. Se a sua verdade for aceita, se você for aceito, somente então este é um amor que vale a pena. Então você cresce através dele.

... Em um simples momento, a pessoa pode mudar completamente. Ela estava muito alegre e pode se tornar muito triste. Exatamente um momento antes ela estava pronta para morrer e no momento seguinte ela está pronta para matá-lo. Mas a humanidade é assim. Isso traz uma profundidade, traz surpresas e um tempero... Caso contrário, a vida seria muito entediante.

Tudo isso é belo. Tudo isso são notas de uma grande harmonia. E quando você ama uma pessoa, você ama essa harmonia e aceita tudo que compõe essa harmonia. Algumas vezes está chovendo, outras vezes o céu está escuro e cheio de nuvens, e outras vezes as nuvens desaparecem e ele fica repleto da luz solar. Algumas vezes é muito frio e outras vezes é muito quente. E exatamente desse mesmo jeito, o clima humano vai mudando, todas as coisas vão mudando. Quando você ama uma pessoa, você ama todas essas possibilidades. Infinitas são as possibilidades e você ama todos os matizes e tons.

Assim, seja verdadeiro e ajude-a a ser verdadeira. Então o amor se torna um crescimento. Caso contrário. O amor pode se tornar uma coisa muito venenosa. Pelo menos, não corrompa o amor. E lembre-se, ele não é corrompido pelo ódio. Ele é corrompido pela falsidade. Ele não é corrompido pela raiva, nunca. Mas ele é destruído por uma pessoa não autêntica, por uma falsa face.

O amor somente é possível quando existe a liberdade de você ser você mesmo, sem qualquer vigilância, sem qualquer restrição. Você simplesmente está fluindo. O que você pode fazer? Quando você está rancoroso, você está rancoroso. Quando as nuvens estão no céu e o sol está brilhando, o que você pode fazer? E se a outra pessoa compreende e ama você, ela aceitará, ela o ajudará a sair das nuvens - porque ela sabe que isto é apenas um clima que vai e vem - estes são apenas humores, são fases passageiras, e por trás dessas fases passageiras está a realidade, o espírito da pessoa, a alma.

Quando você aceita todas essas fases, logo os vislumbres da alma verdadeira começam a acontecer para você. Continue meditando e faça de seu amor uma meditação também”.

OSHO - A Rose is a Rose is a Rose


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa