Causas da infelicidade
por Elisabeth Cavalcante em EspiritualidadeAtualizado em 08/04/2020 11:35:19
Todos desejamos a felicidade, mas por que somente alguns conseguem alcançar esse estado permanente de serenidade e relaxamento interior?
Lidar com os acontecimentos que a vida nos apresenta cotidianamente é um desafio para essa conquista. A grande dificuldade não são as situações, mas os pensamentos que cultivamos a respeito delas.
A mente tende a tornar os obstáculos maiores do que realmente são, pois nos leva a duvidar o tempo todo de nosso próprio poder e a acreditar que tudo o que deu errado uma vez, seguirá ocorrendo assim para sempre.
E, para aqueles que ainda não se conscientizaram deste processo, a angústia, a ansiedade e a total incapacidade para sair desse circulo vicioso, se torna a única realidade.
Libertar-se exige uma mudança radical no padrão habitual de pensamento, ou seja, focar na solução, na saída e não no problema em si. Manter a objetividade diante de qualquer circunstância, por mais difícil que ela seja, é uma qualidade que todos precisamos desenvolver.
É claro que esta não é uma tarefa fácil, pois controlar as emoções exige uma auto-observação permanente sem a qual a consciência permanecerá anestesiada. Quando conseguirmos manter o necessário distanciamento, aos poucos a paz e o equilíbrio começam finalmente a predominar.
"...Se você mesmo está causando a sua infelicidade, alguma coisa pode ser feita, alguma coisa pode ser feita imediatamente. Então ser ou não ser infeliz está nas suas mãos... Isto é o que eu chamo de a grande coragem - divorciar-se da infelicidade, perder o hábito mais antigo da mente humana, a companhia mais fiel". Osho