Libertando-se dos problemas
por Elisabeth Cavalcante em EspiritualidadeAtualizado em 17/11/2006 11:44:06
Todos nós desejamos libertar-nos daquilo que chamamos de “problemas”. Entretanto, se refletirmos atentamente sobre as dificuldades e bloqueios que encontramos em nosso caminho, veremos que - em sua maioria - eles são criados por nossa própria mente.
Não temos o poder de controlar a realidade de modo a evitar que os desafios surjam. Entretanto, o que determina que tenhamos uma vida cheia de problemas, na grande maioria das vezes, é a maneira como lidamos com as situações de nossa vida.
Se, a cada momento, formos capazes de analisar cada situação e decidir de maneira calma e objetiva como iremos enfrentá-la, se temos para ela uma solução imediata ou necessitaremos de um tempo para encontrar uma saída, veremos que os problemas deixarão de ter a magnitude de uma montanha e passarão a ser vistos como oportunidades para o nosso crescimento.
Por maiores que sejam as dificuldades, sempre é possível encontrar uma saída, se estivermos abertos à energia amorosa da existência, que nos ampara e coloca em nosso caminho pessoas que nos ajudam a carregar o fardo, tornando-o mais leve.
Isto se torna uma realidade permanente em nossa vida, se tivermos a capacidade de acreditar e esperar por isso com a mesma tranqüilidade com que aguardamos que o dia se suceda à noite.
As leis da natureza são muito simples e funcionam de maneira harmoniosa e integrada, todo o tempo. Infelizmente, o ser humano, em sua inconsciência, perdeu a capacidade de perceber-se como parte indissociável dessa harmonia e distanciou-se de sua verdadeira natureza.
Mas sempre é tempo de nos reintegrarmos, de voltarmos ao estado de unidade e sintonia com o Todo, com que chegamos a este planeta. Se o caminho será árduo, ou leve e divertido, vai depender do modo como encararmos a vida, como um amontoado de problemas ou uma aventura que se renova a cada dia.
Criando a própria vida
Criamos continuamente possibilidades em torno de nós, mas nos surpreendemos quando elas acontecem. Vigie bem suas idéias e observe como elas criam sua vida. Alguém pensa que é um fracasso, que não vai fazer nada na vida. Realmente, essa pessoa não irá fazer nada porque sua idéia está criando a sua realidade. Quanto mais ela achar que não está conseguindo nada, quanto mais essa idéia for reforçada pelo feedback, mais ela achará que está se tornando um fracasso. Cria-se um círculo vicioso.
Quem pensa que vai ter sucesso, é bem-sucedido; quem pensa em ficar rico, enriquece; quem pensa que não vai enriquecer, permanece pobre. Experimente e você ficará admirado; algumas vezes, nem vai acreditar.
Se um homem pensa que jamais encontrará um amigo, ele não encontrará. Ergueu em torno de si a Muralha da China; não está disponível. Ele precisa provar que sua idéia está certa, lembre-se. Mesmo que alguém se aproxime com grande cordialidade, será rejeitado. Ele precisa provar sua idéia; está muito comprometido com ela. Não irá se desviar dessa idéia, porque ela é uma parte importante de seu ego. Ele precisa provar ao mundo que tinha razão, que ninguém pode ser seu amigo, que todos são inimigos. E pouco a pouco todos se tornarão seus inimigos.
Observe a sua mente. Você está constantemente criando sua vida, está constantemente fabricando sua vida.
- Osho, do livro “Vá Com Calma”.