Novas possibilidades
por Elisabeth Cavalcante em EspiritualidadeAtualizado em 08/04/2020 11:35:08
Criar o novo em nossas vidas é um desafio dos mais valiosos. Este desejo nos mobiliza internamente de modo profundo, pois obriga-nos a encarar nossos medos e perceber onde estão as limitações e as amarras que nos imobilizam.
Quando nos dispomos, sinceramente, e com toda a força de nossa vontade, a vencer e superar tais condicionamentos, vamos aos poucos entrando num novo terreno, a princípio desconhecido, mas que se tornará familiar, se tivermos a coragem de perseverar.
Este território pertence a uma outra dimensão da existência e consiste na capacidade de se entregar de maneira confiante aos desígnios que ela coloca em nosso caminho. Quando isto acontece, os milagres se apresentam inevitavelmente.
O conceito de milagre, -que aprendemos a relacionar com algo distante da realidade, somente realizável por seres especiais-, torna-se então totalmente diverso, pois descobrimos que ele significa também a resposta da existência à nossa entrega incondicional.
De repente, a vida passa a responder de forma amorosamente afirmativa aos nossos anseios e nos sentimos, então, protegidos por uma força misteriosa, que sempre atuará para nos trazer o que for necessário ao nosso crescimento interior.
Acreditar nessa força é a única atitude que nos é exigida pela vida, pois sem esta crença nada será possível. A partir do momento em que nos conectamos com ela, as novas possibilidades vão sendo construídas de modo tranqüilo e natural, sem qualquer necessidade de pressa ou ansiedade.
Relaxar e fluir com a vida é o único caminho que nos levará a experimentar um estado permanente de paz e felicidade.
Aprenda a ser paciente
"O caminho do Tao não é o da iluminação repentina. Ele não é como o Zen. Zen é iluminação repentina, Tao é crescimento gradual. O Tao não acredita em mudanças repentinas e abruptas. O Tao acredita em respeitar o ritmo da existência, permitindo que as coisas aconteçam por elas mesmas, sem forçar o seu caminho, sem forçar o curso do rio.
O Tao diz: não há necessidade de estar com pressa porque a eternidade está disponível para você. Plante as sementes no tempo certo e espere; a primavera virá; ela sempre vem. E quando a primavera vier, as flores aparecerão. Mas espere, não tenha pressa.
...Aprenda a esperar, porque a natureza tem um movimento muito vagaroso. É devido a esse movimento vagaroso que existe graça na natureza. A natureza é muito feminina, ela se movimenta como uma mulher. Ela não corre nem fica apressada. Ela vai muito devagar, uma música silenciosa. Existe grande paciência na natureza e o Tao acredita no caminho da natureza. 'Tao' significa exatamente natureza. Assim o Tao nunca está com pressa; isto tem que ser entendido.
O ensinamento fundamental do Tao é: aprenda a ser paciente. Se você puder esperar infinitamente, a iluminação pode mesmo acontecer instantaneamente. Mas você não deve pedir para que ela aconteça instantaneamente: se você pedir, pode ser que nunca aconteça. O seu próprio pedido se tornará um obstáculo. O seu próprio desejo criará uma distância entre você e a natureza. Permaneça em sintonia com a natureza, deixe que a natureza tenha o seu próprio curso; e sempre que ela vem, ela é boa; sempre que ela vem, ela é rápida. Mesmo que ela demore séculos para chegar, ainda assim ela não está atrasada; ela nunca está atrasada. Ela sempre chega no momento certo.
O Tao acredita que tudo acontece quando é necessário; quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece. Quando o discípulo está finalmente pronto, Deus aparece. O seu valor, o seu vazio, a sua receptividade, a sua passividade tornam isto possível; não a sua pressa, não a sua correria, não a sua atitude agressiva. Lembre-se: a verdade não pode ser conquistada. É preciso entregar-se à verdade, é preciso ser conquistado pela verdade.
...O Tao é o caminho da natureza, do jeito que as árvores crescem e os rios correm e os pássaros e as crianças... exatamente do mesmo jeito crescemos para Deus.
Não tenha pressa e não se desespere. Se você fracassar hoje, não perca as esperanças. Se você fracassar hoje, isto é natural. Se você continuar fracassando por alguns dias, isto é natural.
As pessoas têm tanto medo de fracassar que, devido a este medo, elas nunca arriscam fazer tentativas.
...Toda a sua habilidade e eficiência têm sido nos movimentos externos, na extroversão. Você não sabe como se movimentar internamente. As pessoas escutam as palavras 'movimente-se internamente, vá para dentro', mas isso não faz muito sentido para elas. Tudo o que elas sabem é como ir para fora, é como ir para o outro.
Elas não conhecem qualquer caminho de volta para si mesmas. Por causa dos seus velhos hábitos, é muito provável que você fracasse muitas vezes. Não perca as esperanças. A maturidade chega vagarosamente. É certo que ela chega, mas isto leva um tempo. E lembre-se: para cada pessoa ela chegará num ritmo diferente, por isso não compare, não comece a pensar: alguém está se tornando tão silencioso, e tão feliz, e eu ainda não alcancei isto. O que está acontecendo comigo? Não se compare com quem quer que seja".
OSHO - O segredo dos segredos.