O homem, imagem e semelhança de Deus
por Wilson Francisco em EspiritualidadeAtualizado em 30/04/2004 12:50:30
O homem deve libertar-se das influências materiais hereditárias, familiares e raciais que traz em suas origens orgânicas, a fim de se empenhar inteiramente na aventura espiritual em que se põe em jogo o destino do mundo. Albert Vandel – professor na Faculdade de Ciências da França.
Está na pele, nos órgãos, no meio em que o homem habita uma história que pode ser a sua história.
Mas a história do ser espiritual que somos, criados à imagem e semelhança de Deus, não deve nem pode ser aquela decretada pela Terra - pelo corpo.
A trajetória - a aventura espiritual que o homem deve realizar, está impressa em sua alma e é de origem divina. A partir dos atributos divinos e dos seus próprios, o homem vai em busca de sonhos e projetos para ser feliz.
Maria Montessori, já em l930 ensinava que na educação se deve atender à exigência do Espírito, da alma.
E Platão explica que educar significa recordar, estimular o processo de auto-revelação, permitindo que sua alma invada e domine seu corpo - seu ambiente existencial.
Na fase primeira da vida física o cérebro infantil entra no processo de sinapses (conexões) sendo possível realizar milhares delas. Um fato decisivo e multiplicador de sinapses é o afago - o toque carinhoso e a presença segura dos pais.
A excelência na quantidade e qualidade de sinapses determinará, para o futuro, o nível de inteligência, emotividade e sociabilidade do homem.
O tempo passou, você não é mais criança. É um ser formado, jovem ou adulto. Então. Vamos começar? Reacenda a chama da vida. Revigore-se. Recodifique-se.
Você ainda tem um universo de células e todos recursos divinos “prontos” para serem utilizados. Examine-se, você é ainda aquele ser criado à imagem e semelhança de Deus.
A sociedade, seus pais, sua desatenção... traíram você. Ergueram obstáculos, puseram barreiras. É hora de recomeçar. Você tem coragem?
Com a sabedoria de sua alma, a águia “empurra” seus filhotes, do alto do penhasco, para o primeiro vôo. A cadela, após o parto, faz massagem nos filhotes com a língua e corta com os dentes o cordão umbilical.
E você, o ser mais inteligente da criação pode, com absoluta certeza, fazer mais e melhor com a sabedoria de sua alma.