O Tao da serenidade e da alegria
por Wagner Borges em EspiritualidadeAtualizado em 30/12/2002 11:47:00
Observe a flor que desabrocha no momento certo.
Ela sorri para as gotinhas de orvalho e para o sol.
Em seu sorriso está o Chi. (1)
Ela não pensa, mas sua sensibilidade agradece ao Tao. (2)
Observe a cascata correndo por entre as pedras.
Ela nunca olha para trás.
O seu destino são as grandes águas.
Ela corre junto com o Chi e sente o Tao.
Sorva tranqüilamente uma caneca de chá morno.
Pense que cada gole é o Tao.
Faça isso de olhos fechados e medite.
Seja suave, amigo e sereno.
Nunca renegue a si mesmo.
Para o Tao, tudo é sagrado.
Os opostos são alternâncias do Chi.
Yin e Yang são irmãos, equilíbrio é paz.
Persevere nos bons princípios.
Feche os olhos, e sente-se com paciência.
Junte as mãos em frente ao peito.
Faça o azul do céu entrar em sua testa.
Arremesse longe a arrogância.
Agradeça ao Tao, venere a vida.
Seja flor e cascata, saúde o Chi.
Limpe as emoções, seja sereno.
Viaje espiritualmente aos nove céus.
Deite o corpo no leito, arremesse longe o medo.
Pense numa bola azul acima da cabeça, outra abaixo dos pés.
Sinta o azul preenchendo o seu corpo, por cima e por baixo.
Medite no Tao.
O azul eletrificado percorre o seu corpo.
Decole o espírito nas correntes de luz.
Visite os sábios extrafísicos nos planos celestes.
Por favor, remova as dores da tristeza.
Isso faz estragos nos pulmões.
Não respire apenas o ar, respire o Chi junto.
Pense que o Chi é o ouro da vida.
Duas maravilhas: paciência e simplicidade.
O Tao admira essas duas qualidades.
Por isso os sábios são fortes e serenos.
Eles são cascata e flor e sempre agradecem...
PS: Essas são as orientações por hoje.
Os amigos do Tao-Chi sempre agradecem a oportunidade de fluir pela existência nos nove mundos.
Nunca se esqueça: quando você sorri, o Chi circula melhor pela sua aura.
O segredo do segredo é apenas esse: seja sereno e sorria.
Caminhe contente, pois o Tao a tudo abençoa.
Por favor, circule o Chi: seja alegre.
- Tao-Chi - (3)
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 04 de dezembro de 2002.)
- Nota de Wagner Borges (escrita em 06 de dezembro de 2002):
Em relação ao trecho desse texto que indica uma técnica projetiva visualizando bolas de luz azul, quero fazer uma colocação que acho pertinente.
Muitas pessoas ficam sideradas por técnicas projetivas e tornam-se presas da ansiedade. Na verdade, a melhor técnica projetiva que existe é dormir tranqüilamente. Enquanto o corpo denso dorme, os laços energéticos que prendem o psicossoma (corpo astral, perispírito, corpo espiritual) em sua estrutura se soltam parcialmente, e a aura e o duplo etérico (campo energético que permeia o corpo físico) se abrem.
Então, o psicossoma se desprende temporariamente do casulo físico e alça vôo às paragens extrafísicas ou físicas que suas afinidades lhe direcionem. É um processo natural e ocorre não somente com os seres humanos, mas também com os animais. Ou seja, ele acontece por comandos automáticos da própria natureza.
A questão importante não é como se projetar, pois isso já acontece naturalmente, mas sim de como despertar a lucidez extrafísica e posteriormente imprimi-la no cérebro físico no momento da entrada no corpo. Outra ponderação séria diz respeito ao que fazer numa projeção, aonde ir e com qual intenção?
Talvez seja interessante o candidato a projetor consciente ponderar sobre o seguinte: "Carrego para dentro do meu sono a carga dos meus pensamentos e sentimentos, e isso determina a condição vibracional do meu psicossoma durante o desprendimento. Será que estou levando para o extrafísico o peso das minhas ansiedades ou aquela leveza vibracional permeada pelas minhas melhores aspirações de crescimento consciencial"?
Durante uma projeção é possível descansar espiritualmente e refazer-se energeticamente em ambientes saudáveis da natureza ou do plano extrafísico. Da mesma forma que no plano físico é possível alguém sair apenas para passear como forma de lazer, também é possível fazer o mesmo durante uma projeção. Contudo, até mesmo nisso há que existir o bom senso. Alguém gosta de passear em zonas escuras e cheias de presenças desagradáveis?
Alguém pode pensar: "Estou cansado demais, será que posso me projetar apenas para dar uma passeio e flutuar à toa, sem maiores preocupações"? Isso é absolutamente normal, da mesma forma que alguém no plano físico pode passear à toa para descansar a mente. Contudo, há uma grande diferença disso para a leviandade de pensar o seguinte: "Será que posso ver minha vizinha tomando banho pelada enquanto eu estiver projetado? Será que posso ir conhecer Paris projetado? Projeção astral é tão legal, pois posso sair do corpo e conhecer o meu duende da sorte, ver a vida alheia e perguntar para o meu anjo qual é a cor da minha aura".
Portanto, até mesmo em um simples passeio extrafísico estará vigorando a sintonia espiritual dos objetivos da própria pessoa. Voltando à questão das técnicas projetivas, pode-se dizer que quem fica muito siderado nisso, e não presta atenção no que porta em seu mundo íntimo, acaba por ficar retido por sua própria ansiedade.
Uma técnica projetiva é útil na medida em que faz a pessoa motivar-se sadiamente para o despertar da lucidez extrafísica. É útil para desviar os pensamentos das preocupações do cotidiano e direcionar o psicossoma para parâmetros mais elevados. Para uma melhor compreensão desse ponto, vamos fazer uma analogia com a prática do Ioga.A respiração é algo absolutamente natural e ninguém ensina um bebê a respirar. Porém, alguém que pratica Ioga poderá aprender diversas técnicas de controle respiratório e bioenergético e desfrutar dos benefícios conscienciais oriundos de sua prática disciplinada. Da mesma forma, a projeção da consciência para fora do corpo físico é absolutamente natural, basta dormir ou relaxar o suficiente para o padrão de ondas cerebrais chegar naquelas condições projetivas adequadas.
Por diversas vezes, vi crianças e também animais projetados durante o sono. Que livro eles leram? Que técnicas eles usaram?
Eles estavam projetados de forma absolutamente natural, sem ansiedades ou dramas existenciais.
Porém, embora a projeção seja algo natural, assim como respirar, também é verdade que quem estuda o tema de forma profunda poderá desfrutar dos benefícios conscienciais oriundos de sua prática disciplinada.
Nesse aspecto, uma técnica projetiva, bioenergética ou meditativa poderá ajudar em muito o desenvolvimento de um projetor atento ao seu potencial interno.
O alerta aqui fica por conta da ansiedade das pessoas, que imaginam que técnicas psicofísicas são uma espécie de "fast-food" da espiritualidade.
Finalizando esse esclarecimento, sugiro aos interessados que prestem atenção nessa técnica sugerida pelos amparadores chineses do Tao-Chi, que são craques nessa área. Tenho aprendido muito com eles ao longo dos anos.
No entanto, o que mais admiro neles é a alegria e a serenidade apresentadas em todas as ocasiões. E essas duas coisas são mais importantes do que qualquer técnica.
Tomara que todos nós, eternos neófitos da vida, possamos fazer boas viagens espirituais, dentro ou fora do corpo, sempre objetivando que aconteça o melhor para todo mundo. Sempre pensando no progresso consciencial de todos os homens.
Sempre vibrando PAZ E LUZ nos objetivos.
- Notas do texto:
1. Chi (do chinês): Força vital; Energia.
2. Tao (do chinês): "O Caminho"; "a essência de tudo"; "O Todo". Na verdade, o TAO não pode ser descrito ou explicado por palavras humanas. Por isso, deixo a cargo do sábio Lao-Tzé uma explicação mais apropriada:
"Há algo natural e perfeito, existente antes de Céu e Terra.
Imóvel e insondável, permanece só e sem modificação.
Está em toda parte e nunca se esgota.
Pode-se considerá-lo a Mãe de tudo.”