Os nódulos lunares
por Elisabeth Cavalcante em EspiritualidadeAtualizado em 08/04/2020 11:35:12
O grande místico hindu Paramahansa Yogananda explica a reeencarnação e o carma do seguinte maneira: "...A vida é como uma grande cadeia no oceano de Deus. Quando uma parte deste encadeamento emerge, você vê somente esta pequena parte; o inicio e o término estão escondidos. Nesta encarnação, você vê apenas algumas das lições do encadeamento da vida, ficando o passado e o futuro, invisíveis, nas profundezas de Deus. Ele revela seus segredos àqueles que estiverem em sintonia com Ele".
Os seres humanos se igualam enquanto entidades oriundas da Fonte original da vida, mas, o que cada um faz com essa igualdade ao longo de sua jornada é de sua inteira responsabilidade e Livre-Arbítrio. Isto naturalmente irá determinar o grau de evolução que a alma atingirá e quando esse grau será atingido.
Por exemplo, duas pessoas expostas a circunstâncias desafiadoras semelhantes, podem se comportar de modo totalmente oposto. Uma delas fugirá e outra as enfrentará para lidar positivamente com o desafio cármico.
O primeiro certamente irá vivenciar repetidamente tal situação cármica, enquanto o segundo seguirá em frente, enfrentando novas lições. Isto pode acontecer em meses, anos ou em vidas inteiras.
Para a Astrologia Cármica, os Nódulo Lunares representam as principais chaves para o entendimento da vida como parte de um processo contínuo de aprendizagem e evolução. Eles ligam o ser humano ao seu passado e indicam um caminho para o futuro.
No Mapa Astrológico Natal, os Nódulos não representam um corpo celeste, mas sim, a relação entre Terra, Lua e Sol no momento do nascimento. Eles se localizam sempre em signos opostos complementares (Áries/Libra, Touro/Escorpião, Gêmeos/Sagitário, etc), e a interpretação das lições a serem aprendidas é feita não somente pela característica destes signos, como também pela casa do mapa em que eles se encontram, ou seja, a área da vida em que estes desafios se apresentarão.
O Nódulo Sul representa o passado, os padrões de comportamento mais profundamente arraigados, e que se formaram não apenas numa encarnação passada mas, sim, a partir de uma combinação de eventos, atitudes e pensamentos de todas as encarnações anteriores, cujos efeitos acumulados e não-resolvidos deram origem à vida atual.
O Nódulo Norte simboliza o futuro e se refere a uma experiência ainda não tentada, a um novo ciclo, que pode gerar medo por se tratar de um caminho desconhecido. Ele indica os meios pelos quais é possível, através da consciência, transmutar definitivamente a maneira de reagir às circunstâncias da vida.
Embora para alguns o Nódulo Sul possa representar uma limitação, na medida em que consegue ir superando as próprias dificuldades, a pessoa começa a se sentir melhor consigo mesma e sua vida passa a adquirir um novo significado, pois ela descobre em si possibilidades nunca antes imaginadas.