Sim e Não
por Saul Brandalise Jr. em EspiritualidadeAtualizado em 29/07/2002 11:35:26
Nestes últimos dias tenho cruzado com várias pessoas felizes e outras tantas infelizes. Em uma meditação procurei descobrir a essência destas situações. Por incrível que possa parecer, todas as pessoas felizes sabem aplicar adequadamente o SIM. De outro lado, as pessoas infelizes aplicam inadequadamente o NÃO.
Saber dizer SIM é, provavelmente, a forma mais curta de se conseguir a felicidade. Quantas vezes dizemos SIM e na realidade deveríamos, enfaticamente, aplicar um sonoro NÃO. Na seqüência, responsabilizamos terceiros pelos nossos insucessos. Claro, mascaramos a nossa “prostituição cerebral” colocando a culpa de fracassos, insucessos, mágoas, em cima de nossos semelhantes quando os únicos responsáveis somos nós.
Descobri, faz anos, a força da frase:
SIM EU POSSO.
Usamos somente dez por cento da nossa capacidade cerebral. Claro, não teríamos competência nem preparo para desfrutarmos mais do que isso. O segredo de nossa felicidade está diretamente relacionado com a maneira como usamos estes dez por cento. Precisamos preparar nossa capacidade cerebral para o uso adequado do SIM e do NÃO.
Você pode estar achando estranho tudo isso. É evidente, muito claro e até simplório. Nunca nos esqueçamos, porém, que é nas coisas simples que impera a verdade. Use SEMPRE SIM quando você quer dizer SIM e nunca concorde com nada que sua intuição indica que você deveria fazer o contrário. Muitas vezes nossa família nos obriga a mudar de rumo aquilo que nós sabemos, antecipadamente, que vai nos fazer mal.
Use melhor a sua faculdade de dizer NÃO e seja muito feliz...
Um beijo na sua alma.
Em breve, nos veremos.
Foto: CERATO - Confiança no próprio saber interior; intuição; autoconfiança; certeza.