Stress: O lado bom e lado mau
por Izabel Telles em EspiritualidadeAtualizado em 09/01/2001 17:01:13
O ser humano vem sendo submetido ao stress desde que o mundo é mundo. Antigamente ele fugia de de animais ferozes, hoje ele se apavora com a violência urbana. Portanto, estar em tensão faz parte das emoções que povoam a arte de estar vivo.
Quer mais stress que o ato de nascer? Para a mãe, para o bebê e para o pai que fica na expectativa, no sofrimento e sem poder fazer muito. Portanto, o stress tem seu lado de combustível necessário para vivermos. O exagero é que faz mal.
O pior componente deste stress maligno é a ansiedade que é filha de um grande mal da humanidade e que se chama expectativa. A expectativa leva a gente a viver num tempo que não existe e que se chama futuro.
Portanto, uma das armas mais poderosas para combater o stress é viver somente no momento presente. Esquecer o passado que já foi e sair do futuro que ainda não chegou.
Aqui tem um exercício com imagens mentais que ajudará você a se livrar daquele stress sufocante do dia a dia.
Veja, sinta, perceba, imagine ou faça de conta que você está numa fazenda. Perceba uma manada de touros correndo em sua direção. Sinta a ansiedade, o sufoco, o medo, a tensão: isso é o stress.
Respire uma vez e saia correndo dalí em direção a uma porteira aberta. Imagine-se passando pela porteira e ouça o baque que ela faz ao fechar. E sabendo que você está salvo, livre do stress, respire e abra os olhos.
Faça este exercício quantas vezes sentir que for necessário ao longo do dia.