Transcendendo a realidade material
por Elisabeth Cavalcante em EspiritualidadeAtualizado em 14/10/2002 11:21:27
Quando analisamos a situação caótica do mundo atual, é natural que nos perguntemos de que modo poderemos reverter tanta negatividade. Infelizmente uma grande parcela da humanidade ainda vive de forma totalmente inconsciente de sua origem divina. Para estes, a vida se resume apenas à realidade material e por isso dedicam toda a sua energia às questões a ela referentes.
É claro que a vida material tem sua importância em nosso desenvolvimento e é parte essencial do processo evolutivo. Caso contrário não seríamos seres encarnados na matéria. Entretanto, a capacidade de realização nesta esfera é apenas um dos aspectos do caminho.
Porém, sem a consciência de quem realmente somos e de nossa origem divina, ficaremos totalmente à mercê dos conflitos e angústias resultantes das ações direcionadas por nosso Eu inferior, para o qual a vida no plano físico é a única realidade.
A Era Aquariana será marcada por energias transformadoras, de transmutação interior, e voltadas para a união grupal. Por isto, mais do que nunca os seres humanos estarão sendo levados a grandes questionamentos e também a acordar a sua consciência e enfrentar as ilusões em que estão baseadas as suas vidas.
Para isso, torna-se cada vez mais necessário que ampliemos nosso autoconhecimento e busquemos encontrar as razões que nos levam a alimentar o medo, a desesperança, a raiva e a frustração quando a vida nos apresenta provas e dificuldades.
Somente aqueles que desejarem conhecer-se profundamente e buscarem ajuda para realizar este processo, poderão sair do círculo vicioso de angústia e sofrimento a que grande parte da humanidade está submetida.
Paradoxalmente, apesar de tanto desequilíbrio nunca se viu tamanha quantidade de informações e conhecimentos à disposição dos que desejam, com toda a força de seu coração, avançar na busca da sabedoria. Entretanto, acessar nosso Eu Superior, a semente divina que está presente em cada um de nós, não significa ir em busca de fórmulas mágicas que tragam soluções fáceis e milagrosas.
Aqueles que oferecem este tipo de solução para os problemas humanos estão, com certeza, se aproveitando do atual momento de incertezas para alimentarem ainda mais as ilusões e obterem vantagens com isso.
Os preciosos instrumentos de acesso ao autoconhecimento que temos à nossa disposição como: a astrologia, a numerologia, as runas, o I Ching e o tarô, são uma bússola, uma diretriz segura a apontar o caminho. No entanto, cabe a cada um ser o comandante de sua jornada, e estar disposto a empreendê-la apesar de todas as dificuldades e obstáculos que, com certeza, encontrará pelo caminho.
Mas o esforço despendido traz como conseqüência o aprendizado de grandes e valiosas lições que, uma vez aprendidas, resultarão em sabedoria, equilíbrio e felicidade.
O futuro do planeta será resultado daquilo que o ser humano criou e continua criando no momento presente. Fazer surgir uma nova humanidade, mais próspera, harmoniosa, amorosa e feliz é uma tarefa grandiosa, que só será possível quando cada ser humano, individualmente, estiver disposto a trabalhar com todo o empenho, disciplina e vontade em sua própria transformação.