Menu

O que fazer para esquentar um relacionamento que está morno?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:22


Se você está num relacionamento legal, mas de repente começa a notar que com o tempo ele foi ficando morno e sente que algo poderia ser feito para dar mais dinamismo na relação, aqui serão dadas algumas dicas no sentido de ativar o melhor de cada um dos pares.

Antes de oferecer algumas ideias, vale a pena lembrar que relacionamentos afetivos, em primeira instância, deveriam ser encarados de modo sagrado, como uma escolha consciente onde se compartilha com um outro alguém o nosso bem maior, que é a nossa própria vida, e que esse outro também está fazendo o mesmo.
Este pacto, portanto, deveria ser regado com bastante apreço e com o nosso melhor. No dia a dia, portanto, dificilmente este pressuposto consegue ser sustentado. Infelizmente o tempo de convívio e as outras demandas da vida também contribuem para amornar relacionamentos. E a maioria de nós, na atualidade, acabamos por agir como aqueles homens da Idade da Pedra que após a caça de suas mulheres, jogavam-nas para dentro das cavernas e isso era tudo.

Muito embora a vida frenética que levamos em nosso século nos jogue para atitudes externadas de mil agitos e conquistas, na vida íntima, não é bem assim que ocorre. Tenho ouvido em consultório inúmeras pessoas se queixando de falta de intimidade, do estado morno em que ficou a relação e sem a perspectiva de quando o casal poderia ter um tempo para se curtir de fato. São casais que se amam, mas que se encontram entristecidos frente a essas situações.

Então, como primeiro passo para que um resgate da relação nesses termos possa acontecer, seria bom que ambos tomassem a atitude de se aprimorarem na arte de efetivamente estarem presentes na relação. Uma atitude de impacto inicial, seria combinar com o parceiro que ambos passariam algum tempo usufruindo na máxima potência do momento presente de quando estão juntos. Sentindo, olhando e tocando a parceira afetiva, fazendo disso um ato consciente.

Num segundo momento, após atualizarem esta importante etapa de validação da relação, combinarem algo totalmente inusitado e atípico para fazerem juntos, algo nunca imaginado antes e ousarem realizando literalmente. Poderia ser alguma aventura totalmente diferente do usual e que em comum acordo que possa divertir a dupla. Pode ser desde ir a um local bem diverso do que o casal está costumado a frequentar, podendo até se lançarem em situações mais "picantes". Lembrando que a vida do casal fica mais viva quando há intimidade e cumplicidade.

Outra sugestão seria que ambos redecorassem o quarto onde dormem fazendo algo bem original e que sugira a ambos alegria e apreço no movimento e na decoração. Podem inclusive mudar os móveis de lugar. Essa ação tem um significado importante porque mudança de cenário externo representa mudança de cenário interno.

Outras dicas importantes: se o casal é daquele tipo que faz todas as atividades de lazer ou sociais juntos, que façam desta vez algo em separado para que ativem as suas individualidades de modo independente e que possam voltar com o desejo de compartilharem as vivências.
Já ouvi de casais ideias bastante criativas para aquecerem as relações. As mais divertidas são as que costumam funcionar mais. Um casal de mais idade, muito austero resolveu ir a um baile funk e se propuseram fazer de coração aberto como se o funk fosse a praia deles e com isso acabaram se divertindo muito.
Outro casal resolveu experimentar situações românticas e sexuais que nunca haviam vivenciado anteriormente. A ideia do "vale tudo" sem atrapalhar a vida de ninguém e nem de atravessar os limites pessoais costuma valer bastante e tem trazido muita cumplicidade e redescoberta entre os casais.
A regra básica, portanto, para quem deseja sair da relação morna, é ter uma conversa sobre o tema com a parceira afetiva e em comum acordo abrir a mente aventurando-se com menos inibição buscando experiências que tragam alegria e a sensação de se estar plenamente vivo.
O contato com a criança interior que todos nós temos, quando liberado, nos ajuda a esquentar e a desenferrujar tudo o que for preciso para aquecer a relação.
Quanto mais despertos, melhor!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa