Quero me separar de um Narcisista Perverso
por Silvia Malamud em PsicologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:21
Recado para aqueles que estão pensando em se separar de um Narcisista Perverso
Primeiro, um pequeno lembrete sobre como eles funcionam:
Não os subestime. São altamente desenvolvidos no aspecto da inteligência que os fazem ser quase imbatíveis quando desejam alcançar os seus intentos. Como geralmente encontram-se inseridos em algum lugar, como no trabalho, socialmente, ou no grupo familiar, abusam de suas capacidades de manipular, buscando convencer a todos sobre qual assunto quiserem; por isso mesmo, atenção redobrada ao decidir se separar. Incansavelmente tentarão ludibriar as pessoas ao seu redor com as suas encantadoras conversas melodramáticas, dando detalhes sobre o quanto você é mal agradecida ou emocionalmente desequilibrada. São nessas horas que esses mestres da teatralização, de modo articulado e encantador, deitarão e rolarão em cima dos desavisados, podendo mentir, acusar e distorcer os fatos a fim de obterem um olhar de benevolência em relação a eles e contra você.
Narcisistas perversos jamais se percebem errados, mas injustiçados, sendo que isso piora sobremaneira quando existe a ameaça da separação. Ficam extremamente enfurecidos evidenciando o quanto estão determinados a ter a razão a qualquer custo e suas atitudes literalmente irão mostrar que o fim justifica os meios.
Se você despertou, tem consciência de que está passando por um relacionamento com um narcisista perverso e escolheu cair fora desse ciclo tóxico, a primeira dica é a de manter-se em silêncio até que a sua decisão esteja nas mãos de seus advogados ou que tenha uma estratégia bem concreta para que este movimento de ruptura efetivamente aconteça. Jamais cogite ter uma conversa amigável com ele imaginando que isso poderia facilitar o seu caminho. Ele não é seu amigo.
Tenha em mente que tanto homens, como mulheres perversas, ao serem desmascarados, mais do que nunca irão jogar pesado.
Lembrando que todo cuidado é pouco, posto que, como característica patológica deste tipo de personalidade, a compreensão, o respeito e a capacidade de empatia para com o outro são nulos. Além de tudo, como a maioria não possui remorso, qualquer reflexão sobre o que aconteceu ou esta acontecendo é praticamente impossível de ocorrer, com isso, tentam convencer a todos que são eles os que foram maltratados e incompreendidos.
Na hora da separação é onde a trama realmente pode pesar. Se você acha que já sofreu demais, é nesse derradeiro momento que terá de estar totalmente lúcida e fortalecida para não cair nas possíveis armações. Todas visarão a princípio, a sua desmoralização na intenção de recolocá-la de volta num cárcere onde há muito pouco tempo você esteve presa. Porém, quando o predador percebe que não tem mais chance é quando a situação num primeiro momento, parece piorar, pois a sede de vingança os enlouquece mais ainda. Já ouvi casos onde as vítimas foram tão verbalmente agredidas e acuadas que quase perderam a cabeça beirando passarem por atitudes reativas, já esperadas pelo predador, a fim de que ele pudesse ir na delegacia dar queixa. Como resultado dessa terrível façanha, aconteceria o afastamento da casa, dos filhos ou do quer que seja, sob s alegação de violência.
Outra faceta da manobra vingativa costuma ocorrer quando o narcisista perverso, mais uma vez tenta manipular a percepção vitima inventando verdades a ponto de incita-la a perder totalmente o seu controle emocional. A expectativa é de que com isso, ele terá argumentos para acusa-la de insanidade mostrando evidencias de como ela esta severamente perturbada passando por problemas psicológicos sérios.
Se você já se encontra totalmente lúcida, a melhor coisa que tem a fazer é se fingir de morta, ou seja, deixar que ele fale o que quiser, afinal, a essa altura você deverá ter clareza de que ele é apenas um filme antigo que passou em sua vida. Se acaso tentar difamá-la, fique firme e diga que a realidade irá confirmar os fatos e tenha em mente que mesmo que se por acaso nada se confirme, que nem isso importa mais do que você poder seguir em frente retomando o seu bem maior, que é a sua própria vida.
Viva a alegria por ter consciência de que você se libertou deste pesadelo, que está se ganhando de volta e que não faz mais parte dessa história macabra, portanto, a única coisa que você ainda pode fazer enquanto ainda não saiu totalmente deste campo é apenas assistir o filme desse outro girar, sem nunca mais precisar participar.
A sua maior proteção é a incorruptibilidade que o seu estado de lucidez lhe promove. Este é o seu presente sagrado.
Quanto mais despertos, melhor! E viva a vida!