Ele veio como filho amado!
Atualizado dia 15/12/2007 07:51:47 em Almas Gêmeaspor Flávio Bastos
O que o simbolismo do Natal tenta resgatar é o significado de Cristo ter chegado como todos nós chegamos a esse mundo, e no caso dele, da forma mais simples possível, já que o seu nascimento ocorreu em uma manjedoura. Podemos até questionar: mas se Jesus era um espírito superior em missão especial entre os homens, porque Ele não nasceu como filho de rei e rainha cuja situação privilegiada tivesse lhe proporcionado nascimento e infância em berço esplêndido?
Justamente porque a mensagem de Natal nos reporta ao que foi o profundo significado da obra por Ele deixada, ou seja, o desafio de descobrirmos em nós mesmos os verdadeiros valores da vida e da ascensão espiritual, sendo a simplicidade uma das principais virtudes a serem cultivadas pelo espírito, o que encontramos na imagem da manjedoura.
No cenário de seu nascimento, podemos enxergar com "os olhos de ver", os valores do amor e da humildade em José e Maria, seres escolhidos como responsáveis diretos na educação do personagem mais popular da história da humanidade que, no entanto, nasceu entre animais em um rústico estábulo.
Se observarmos mais atentamente com os olhos do coração, sentiremos que o cenário do nascimento de Cristo está impregnado de amor abrangente, isto é, a envolvente proteção da luz da estrela guia, a emoção dos pais, a solidariedade dos reis magos e a marcante presença de animais.
O simbolismo do Natal, representado pela cena do nascimento de Jesus Cristo humano, remete-nos a situações por nós vivenciadas, à medida que também nascemos da concepção pai-mãe e somos inseridos e educados em ambiente familiar onde passaremos por marcantes experiências que serão registradas em nosso psiquismo para o resto de nossas vidas.
O "clima" de natal resgata a importância do desenvolvimento de valores humanos e espirituais, à medida que tem o propósito de aproximar a família em torno do que representa o amor baseado na responsabilidade dos pais na educação dos filhos, no convívio familiar de bom nível e nas relações de paz com o próximo.
Portanto, a síntese da mensagem natalina nada mais é que a síntese da mensagem deixada por Cristo, ou seja, que a semente do amor germinada no lar de cada criança que nasce seja cultivada com carinho e a planta regada e cuidada para que a energia do amor ali gerado possa envolver o núcleo familiar e expandir-se para a sociedade até abraçar o planeta e atingir o cosmos em conexão direta com a Fonte de Amor Universal.
Viva o espírito natalino como a representação máxima e permanente de ideal humano! Viva Jesus e as crianças por Ele representadas em seu nascimento, pois elas são -e sempre serão- a esperança de transformações de que necessita a humanidade!
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 75
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |