Menu
Somos Todos UM - Home

Medicina complementar ajuda a tratar doenças

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor UNIABRATH BLOG

Assunto Almas Gêmeas
Atualizado em 15/08/2022 06:33:11


O morador de São Bernardo João Vicente Martin Bianco, de 59 anos, descobriu que tinha duas hérnias de disco após fazer uma viagem para Argentina no início deste ano. O voo de volta durou cerca de cinco horas, mas o problema mesmo foi ao voltar para casa. O comerciante começou a sentir muitas dores e após ir ao médico começou a tomar os analgésicos. Mesmo depois de terminar a medicação os incômodos não passaram.  "Um conhecido me indicou a acupuntura e fui atrás. Nunca imaginei que entraria num consultório assim, pois nunca botei fé nessas coisas. Uma semana depois começar a fazer as sessões eu voltei até a correr", disse o paciente que afirmou ter ficado maravilhado com os poderes da terapia.

A Acupuntura, o Shiatsu e a Homeopatia são considerados medicinas complementares da tradicional medicina oriental. Muitas vezes conhecidos como alternativos, esses tratamentos são procurados por pessoas como João, que não conseguiram os resultados esperados com os tratamentos convencionais.

A maioria dos pacientes que procura as clínicas ou consultórios tem dores crônicas, que não são aliviadas só com os medicamentos alopáticos (os convencionais vendidos em farmácias). Entretanto, há pessoas com traumas emocionais ou queixas estéticas que acabam buscando os locais. Especialistas afirmam que as terapias não substituem o tratamento tradicional, mas que os resultados como complementação são indiscutíveis.

A medicina complementar pode ajudar pessoas que possuem ansiedade, menopausa, cólicas menstruais, síndrome do pânico e doença de Parkinson, por exemplo. Além disso, são indicadas para qualquer idade, em alguns casos, inclusive para crianças e bebês.A empresária Déborah Ponce Lucena Moreira, de 24 anos, contou que tem problemas com ansiedade e que isso a faz fazer compras compulsivamente.

Há poucos meses, a jovem frequentava o shopping e já chegou a gastar mil reais em compras em uma única visita ao centro de compras. "Comprei roupas que nunca cheguei a usar e também gastava muito em restaurantes e baladas. Comecei a fazer acupuntura há 10 meses e não fico mais sem. As sessões me deixam mais tranquila. Também aproveito para perder medidas. Antes usava calça 46 e hoje uso 42. No total cheguei a perder 12 quilos", explicou a paciente, que  mora em São Bernardo que acrescentou: "Perco a vontade de comer desnecessariamente e consigo ficar um mês sem ir ao shopping."

A dona de casa Sandra Cristina dos Santos, de 51 anos, disse que não há palavras para o alívio que a prática da acupuntura lhe proporcionou.
Há cerca de três anos, lavou o cabelo com água quente e como estava com pressa saiu de casa sem secá-lo. Ao chegar ao destino, uma frente fria se iniciou e como não tinha como se proteger sofreu um choque térmico.

Em decorrência disso, teve o lado esquerdo do rosto paralisado. "Fiquei muito mal e fui ao neurologista. Ele me explicou que isso aconteceu porque existe um vírus que se manifesta com a mudança rápida de temperatura e que só podia me passar um medicamento para combater o vírus para que ele não voltasse. Mas, indicou que fizesse acupuntura que iria ajudar", lembrou.

Segundo Sandra, o problema mesmo foi na hora de receber as agulhas, tinha muito medo. "Não senti nada e acabei gostando do tratamento. Meu rosto ficou normal, mas tive que fazer 20 sessões em um mês", contou a moradora de Santo André.

Médicos defendem os tratamentos
Para o médico Manuel Pereira Martins a Homeopatia chega onde a medicina tradicional não consegue chegar. Para ele, é possível identificar isso em pacientes que possuem doenças crônicas como infecções urinárias graves, sinusite, asma, rinite e amidalite crônicas.

"Quando o doente tem uma crise ele vai ao hospital e passam uma inalação para que melhore. No outro dia, outra crise e outra inalação. Não tenho nada contra, acho que tem que tomar mesmo, mas a homeopatia irá tratá-lo para que ele não tenha mais nenhuma crise", explicou o homeopata, que atua em São Bernardo. "Dizem que é placebo, ou seja, que agimos no mental, mas isso não é verdade. Se fosse, não curaríamos crianças também ou bebês", completou.

De acordo com o a acunputurista e biomédica, Lucienne Colombo Martini, a terapia que trabalha busca além dos bem estar físico, o emocional e o espiritual. "Os bons resultados são visíveis em todos os pacientes. Mesmo assim, incentivo que não parem de jeito nenhum de fazer os exames e ir às consultas, afinal o que nos interessa é o bem estar total deles", afirmou a profissional que também atua em São Bernardo. "Outra diferença é que o tratamento é diferenciado e que essa distinção já começa na consulta, que dura cerca de uma hora", completou.

Segundo a fisioterapeuta e acupunturista Ana Rosa Pezzo dos Santos, entre os pacientes em que é possivel verificar bons resultados nesse tipo de tratamento estão os que possuem câncer. "Conseguimos aliviar as dores e os sintomas da quimioterapia, como as náuseas. Também conseguimos ver muitos resultados positivos quando tratamos ansiedade e depressão", disse a profissional.

Fonte: Diário de São Paulo Lucila Turrini-  Terapeuta Holística


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor UNIABRATH BLOG   
Acesse: http://uniabrath.org.br/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa