O Jogo da Desejada
Atualizado dia 9/10/2021 1:42:10 AM em Almas Gêmeaspor Paulo Zonta
Segundo Eric Berne, psiquiatra canadense, não somos tão autônomos quanto pensamos ou queremos ser. Todos nós vivemos nossos relacionamentos a partir de dinâmicas inconscientes que foram geradas na constituição de nossa personalidade até os 5 anos.
Eric Berne descreve essas dinâmicas como "jogos da vida". Jogamos a todo momento e esses jogos podem ser positivos ou negativos. Berne catalogou vários jogos, entre eles o "jogo da desejada", que é geralmente atuado por mulheres apesar de ser também jogado por homens. Nesse jogo a mulher se insinua e joga como que uma "isca" para o homem, que frequentemente entra no jogo, se interessa por ela e retribui demonstrando interesse na paquera. Nesse momento a mulher muda o jogo e se coloca como vítima, negando a insinuação, deixando o homem numa situação de "perda de chão".
Porque ela faz isso? Bom, vários motivos pessoais e inconscientes poderiam ser pensados, dentre eles, e talvez o mais importante, é a necessidade de elevar sua auto-estima. Quando esta mulher se sente com a auto-estima baixa, e se seu parâmetro de auto-estima é o desejo sensual de homens, ela pode seguir vários caminhos, dentre eles dois mais comuns: se sentir mal e entrar numa depressão ou buscando se sentir "desejada" envolvendo outras pessoas no seu jogo que, reafirmo, é inconsciente. Desta forma ela consegue elevar sua auto-estima mas de forma negativa pois o "outro" que foi "fisgado" para entrar no jogo, sai do jogo sempre perdendo.
É um jogo negativo, mesmo para a mulher, pois sua auto-estima continua frágil e dependendo dos outros. A necessidade de afirmar-se a partir dos outros é, metaforicamente, como que "pisarmos" nas pessoas para nos mantermos erguidos emocionalmente ou mantermo-nos bem às custas dos outros.
O "jogo da desejada" é uma forma de dependência que se mostra na manipulação das pessoas com quem convivemos. É preciso buscar entender as causas para modificar comportamentos, entender as dinâmicas pessoais que são sempre individuais e mudam de um indivíduo para outro. A análise pessoal mostrará suas motivações mais íntimas, as capacidades da alma e seus objetivos espirituais nessas situações.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 71
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta Terapeuta e Coaching E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |