Sistema Biocêntrico, evolução inovadora



Autor MSousä Administração Bioquântica
Assunto Almas GêmeasAtualizado em 3/10/2006 5:23:19 PM
Referência e resumo do Princípio Biocêntrico:
La propuesta del Principio Biocéntrico consiste em situar a Vida como centro de todas las actividades humanas, en particular las Ciências como la educación, psicoterapia, economia y jurisprudencia. El Principio Biocéntrico es, quizás, el abordaje más apropriado para pensar la educación en un contexto de totalidad.
La aparición de la conciencia y del amor en la evolución de la vida, constituyen dos acontecimientos cumbres que tienen el poder de impulsar nuevas formas evolutivas de la espécie humana...
Rolando Toro, criador do Sistema Biocêntrico e da Biodanza – Sistema Rolando Toro, há mais de quarenta anos.
O “princípio biocêntrico” tem como referência imediata a vida e se inspira nas leis universais que conservam os sistemas vivos e que tornam possível sua evolução. Estabelece um modo de sentir e de pensar que toma como referência existencial a vivência. Ele surge, assim, de uma proposta anterior à cultura e se nutre das informações que temos sobre os seres vivos. Tal proposta pode parecer surpreendente, já que somos habituados ao uso da lógica dedutiva: isto é, somos avessos a tirar conclusões pré-estabelecidas de certos fatos. O método usado, ao invés, não é preestabelecido: ele parte do fato inquestionável da existência da vida “aqui e agora” para interrogar-se sobre a origem do cosmo.
Rolando Toro, psicólogo chileno, antropólogo, poeta, pesquisador e professor emérito da Universidade Aberta Interamericana de Buenos Aires, criador do Princípio Biocêntrico e da Biodanza - Dança da Vida, tem a abordagem de que a consciência parte da vivência de estar vivo e da certeza que esta vivência fornece como dado inicial.
O princípio biocêntrico coloca seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida abrange muito mais que os vegetais, os animais e o homem. Tudo o que existe, dos neutrinos ao quasar, da pedra ao pensamento mais sutil, faz parte deste sistema vivo prodigioso. Segundo o princípio biocêntrico, o universo existe porque existe a vida, e não o contrário.
A vida não é a conseqüência dos processos atômicos e químicos, mas da estrutura-guia da construção do universo. As relações de transformação matéria-energia são os estados de integração da vida. A evolução do universo é, na realidade, a evolução da vida.
O pensamento tradicional sustenta que a vida nasce das várias combinações de elementos químicos em certas condições de temperatura e de pressão apropriadas, em um ambiente onde já está presente a água, o carbono, o fósforo, o sódio e outros elementos. Mas, ao contrário, o universo como totalidade pode ser concebido como um organismo criador da vida e dentro deste universo a vida se expressa segundo uma infinidade de formas.
A estratégia de transformação existencial muda a partir do princípio biocêntrico: os parâmetros da vida cósmica refletem os parâmetros do nosso estilo de vida. Em outros termos, os nossos comportamentos se organizam como expressão de vida e não como meios de alcançar fins externos, políticos ou sócio-econômicos. Eles se desenvolvem para criar mais vida dentro da vida. Se as situações sociais e culturais são adversas, podem ser transformadas não com a ajuda de ideologias e de ações políticas, mas restabelecendo-se, a cada instante, em nossa existência, as condições pelas quais ela seja protegida.
O núcleo criador da cultura do terceiro milênio está por nascer com a integração da biologia à física e vice-versa. A partir do momento em que presumirmos que a vida não provenha de um processo bioquímico da matéria inanimada, mas que a matéria, aparentemente inanimada, se organize como resultado de um sistema vivo onipresente, a abordagem dessas ciências se inverterá radicalmente.
O princípio biocêntrico é, portanto, um ponto de partida para estruturar as novas percepções e as novas ciências do futuro relativas à existência: atribuição de prioridade ao ser vivo; consideração do determinismo como ilusório; abandono progressivo do pensamento linear em favor da sincronicidade e da ressonância dos acontecimentos; desqualificação das filosofias que buscam uma verdade única, pois dentro de cada verdade se esconde outra. O determinismo de causa e efeito só é válido para os fenômenos macroscópicos.
Os hábitos intelectuais de seleção, de avaliação e de julgamento voltados aos objetos e fenômenos serão substituídos pela percepção de regularidades e matizes dentro de situações caóticas. A questão do “porquê” cede seu lugar em favor do “como”. Tudo que conta é a presença do ser vivo que se manifesta em meio de ruídos e situações aleatórios, já que o sentido da vida está na vida mesma e prescinde da elaboração de significados extrínsecos. Por isso, o fenômeno da consciência, assim como se manifesta no homem, não mais se limitará a levar em consideração as múltiplas reações da entidade viva segundo parâmetros antropológicos ou mecânicos.
Assim como a física encontra seu lugar no corpo da biologia, a consciência se insere no campo da vivência, caso seja possível definir o emocional como a experiência suprema do contato com o real. Se a verdade, segundo a concepção tradicional da ciência é uma proposição tautológica, pode, apesar disso, alcançar a dimensão de certeza quando se organiza tomando como referência iniludível a vida: ser, portanto, o sentido mesmo da própria existência, como um dançarino é, ele mesmo, ritmo e harmonia.
Diante do terror da origem, diante da solidão inexorável do infinito, os seres humanos buscam uma resposta olhando-se nos olhos. Nossas existências não foram deixadas ao acaso como os meteoritos ardentes no espaço côncavo, mas sim nasceram da linfa milenar, do útero cósmico que se nutre e respira como o amor dos elementos. Na luz da origem, na clareira paradisíaca da realidade, nós nos buscamos reciprocamente.
Fonte: texto adaptado do livro "Biodanza", de Rolando Toro, Olavobrás, São Paulo, 2002.
Marcos Sousä
Administrador, consultor de empresas, dinamicista de grupo e facilitador didata de Biodanza – Sistema Rolando Toro.
e-mail: [email protected]; site: link
Texto revisado por Cris









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |