Menu
Somos Todos UM - Home

Abril - Encontro dos Senhores da Guerra, do Carma e da Destruição e culminação da Lua Cheia da Iluminação de Buda

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Fabrizio Ranzolin

Assunto Astrologia
Atualizado em 04/04/2018 03:42:20


Marte o senhor da guerra exaltando espada e escudo em Capricórnio desde dia 18 de Março, uniu-se a Saturno, com pico no dia 2 de Abril, refletindo o intenso momento belicoso que estamos passando atualmente, de muitas escaramuças, divisões e guerrilhas. O momento reforça o impulso impetuoso de defender um lado, uma visão ou algo a todo custo com unhas e dentes. A força da conjunção Marte Saturno Capricórnio (ação, movimento ou pressão sobre as estruturas e bases) se reflete no terremoto, com o epicentro na Bolívia, que atingiu o Brasil, quando ocorreu, por segurança, o esvaziamento de prédios em diversos estados, como em São Paulo e Brasília (centros de politica e economia do país) bem como também em Uberlândia, Minas Gerais, Maringá e Cascavel no Paraná, São João de Meriti no Rio, Itajaí em Santa Catarina e Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Reflexos que espelham os movimentos do interior para o exterior.

No momento Marte se estende da conjunção a Saturno, e segue exaltado em Capricórnio, a realizar conjunção astrológica a Plutão, exatamente quando este senhor da destruição mudar seu movimento, ficando estacionário entre dias 22 e 24 de abril, para começar seu ciclo retrógrado nos próximos meses. Por esses dias ter cautela redobrada vai bem, evitando extremismos, já que podem ocorrer consequências abruptas e explosivas não esperadas e violentas. De certa forma, infelizmente, eventos destrutivos, um aumento da violência, divisões e muitos conflitos ocorrerão ou se intensificarão; inclusive de cunho militar, especialmente na proximidade da lua nova (Marte, Saturno Capricórnio, Lua e Sol em Áries).

Antes disso, ainda teremos a Lua Nova de Áries dia 15 de abril, junto com o movimento de Mercúrio, que em sua órbita em torno no astro rei, retorna para o movimento direto. Podendo ocorrer um movimento de “explosão” de tudo o que estava guardado aguardando um momento de erupção. Essa Lunação de Áries será intensa, e terá sua culminação na lua cheia de Escorpião dia 29 de abril, Junto a Júpiter, logo após o encontro de Marte e Plutão citado acima.

Esse atual período promete ser de grandes e intensas transformações, com repercussões extremas, tanto muito positivas e renovadoras, como negativas e destrutivas, seja em nível pessoal ou social. Em nível pessoal observe, no seu mapa natal, a área da vida regida pelos signos de Capricórnio e Áries, será nestas áreas que ocorrerão os eventos importantes neste período. Será fundemental manter a serenidade e o bom senso, evitando ceder aos movimentos agressivos, para que não se perca a razão, e os atritos desmedidos não saiam do controle e acarretem rupturas destrutivas. As negatividades, sujeiras e ambições desmedidas, reflexos da sombra do inconsciente coletivo, terão culminação da lua cheia no final do mês, sendo um momento atual de purificação. O efeito espelho também está poderoso, a sombra que tanto negamos em nós mesmos estará claramente estampada naqueles que encontrarmos pelo mundo. Se a aceitarmos a ação para realizar um movimento positivo de mudança, entregando o resultado para que a lei do carma se realize, poderemos nos libertar para seguirmos livres.

Se ocorrer o reforço de atitudes belicosas, a fim de desencadear um novo ciclo de destruição, para justificar o uso da sombra, seremos carregados pelas forças que tanto criticamos e combatemos, como um tornado que carrega o que estiver na sua frente. Acarretando o famoso e antigo olho por olho, dente por dente.

Para realizar mudanças reais, temos que mudar a nós mesmos e nossas atitudes diretas no mundo. O sistema atual em que vivemos foi plantado e cultivado por nós mesmos por muito tempo, e agora simplesmente colhemos o que plantamos. O que você plantou em sua vida, na sociedade e no mundo? Algo bom, aberto, positivo e diferente? Diminuiu as dores do mundo? Acolheu ao seu próximo e abriu seu coração, ou julgou e criticou? Fez mudanças importantes ou manteve as coisas como são e seguiu na mesma? E se não plantou nada de positivo no mundo, comece agora, é um bom momento.

O problema é que não ocorreram mudanças reais no interior das pessoas, então suas escolhas de mundo e a consequente realidade é sempre a mesma. Esperamos que os outros mudem, mas individualmente não fazemos nada. Assim, para que haja mudanças e evolução, o universo atua e advêm às crises traduzidas nos trânsitos de planetas evolutivos, aparecem os problemas e as sujeiras, e então, finalmente, as pessoas indignadas acordam da hipnose social e começam a mudar. Isso é positivo, o problema é que mudanças sociais coletivas que repercutem na realidade do mundo são lentas, mas acontecem, e estão acontecendo.

No mapa do Brasil, por exemplo, da independência de 7 de setembro de 1822, esse movimento de Marte, Saturno e Plutão se dá na casa 11, da sociedade, onde encontram-se Netuno (ilusões) e Urano (revoluções), assim, neste momento, as pessoas estão acordando e tentando mudar as estruturas (Capricórnio). Vão ocorrer impulsividades geradoras de erros e enganos, óbvio, mas também acertos, e o mais importante, aumento da consciência do coletivo, de que para mudar as  coisas, temos que mudar quem somos e nossas escolhas. Parece muito ruim olhando pontualmente, Sol em Virgem do Brasil, “o crítico tudo certinho”, mas é bom em um ponto de vista maior e amplo, pois ocorre a evolução da consciência, mesmo que os resultados mais positivos venham em longo prazo. A humanidade é muito involuída neste planeta, somos menos que crianças egoístas, que só choram para mamar e para que lhe troquem as fraldas. Temos que aprender a andar, mesmo que seja ralando os joelhos, tropeçando e correndo atrás do prejuízo (meio do céu do Brasil com Marte em Escorpião).

No universo tudo tem uma razão superior, ou divina, e que, na maioria das vezes, nossa consciência não é capaz de compreender. Somos muito pequenos e jovens diante da grandeza e infinitude do universo. Apenas temos que fazer o nosso melhor pessoal e entregar, a fim de entrar na paz interior. Entrar em paz com nossas atitudes e pensamentos, buscando um centro de harmonia interior, sabendo que ter uma atitude ou ação positiva, mesmo que pequena a princípio, mas que seja possível de realizar, e que siga os princípios da nossa alma, é o mais importante. O resto é com a lei do carma, da vida, que não controlamos e não nos compete. Na história da humanidade há muita dor e injustiças, não somos apenas o momento presente, somos também a somatória de escolhas e ações, tanto positivas como negativas, tanto individuais, como coletivas, incluindo as dos nossos ancestrais. Temos que resolver as questões de forma mais aberta e livre de atitudes de guerra, pois a tendência de extremos, pontos opostos e divisões é que é negativa no momento. Se o barco afundar, não importa em qual lado do barco você está, se na popa ou na proa, também vai parar no fundo do mar.. Se algo foi feito em carma (Saturno), essa estrutura (Capricórnio) vai se desfazer (Plutão), parte natural da evolução. Como a evolução coletiva é lenta, mas gradual, ainda passaremos por grandes e difícieis transformações e purificações, mas é só mais uma etapa do caminho, mais um degrau na escada. Assim, pense e aja realizando o que o leva à paz interior, que respeite a liberdade e livre arbítrio dos demais seres, e siga levemente seu caminho. Se algo que você faz é ruim e faz mal a qualquer ser, mude e pare de plantar o mal, pois tudo retorna amplificado ao ponto de origem no universo que o gerou.

A Lua Cheia de Escorpião é a Lua em que se comemora a iluminação de Sidarta Gautama, Buda. Sidarta foi um nobre príncipe, da região do Nepal do século V antes de cristo, que vivia isolado em um lindo, imenso e riquíssimo palácio, em um mundo perfeito, sem fome, guerra ou dor. O rei o protegera propositadamente da realidade do mundo, para que Sidarta não passasse pelo sofrimento. Mas, um dia, o jovem príncipe conseguiu escapar do palácio, e, quando conheceu a realidade do sofrimento do mundo, abdicou de seu trono e de sua fortuna a fim de buscar formas de erradicar o sofrimento de todos os seres. Encontrou esse caminho na busca da espiritualidade, e na etapa final de sua busca, Sidarta enfrentou seus demônios interiores e os venceu compreendendo que eram ilusões projetadas da mente, e encontrou a iluminação entrando da realidade pura, livre de ilusões. Também, através de seus ensinamentos, Sidarta abriu um caminho de luz para que toda a humanidade pudesse segui-lo na busca pela iluminação espiritual.

Como iniciado no budismo, acredito que, mais importante que as questões exteriores, são os demônios interiores que devemos vencer. Somente se você entrar em paz com seu mundo interior é que poderá estar sereno e equilibrado em suas decisões e ações. Se cada ser neste planeta encontrasse a paz interior e plenitude espiritual, todas as guerras, roubos e violências terminariam, pois se encerraria a ilusão. Encerrar-se-ia a insaciável sede de acumulação. Por mais que tentemos, nunca teremos acumulado o suficiente, e se algum dia acumularmos muito mais do que necessitamos, provavelmente nos restará pouco tempo e saúde para usufruir, então, simplesmente não vale a pena. Se cada pessoa se importasse de verdade, cuidasse do seu lixo e do que consome, versus o que realmente necessita para viver bem, toda a poluição da Terra e a exploração dos recursos naturais seria corrigida. As pessoas materialistas desejam, impõe, competem, compram e destroem a natureza para satisfazer desejos pífios, mesmo ao custo de explodir montanhas sagradas, devastar a Amazônia e outras comunidades nativas, gerando o carma que vivemos atualmente. Mas, se houver consciência, talvez você possa até abrir mão de um desejo vazio sem sentido, em nome de não causar o sofrimento, usando o livre arbítrio, será dono de si mesmo, e então, começa realmente a mudar a realidade. Assim, para mudar o mundo, comece por você mesmo, mas de verdade. Não podemos mudar os outros, mas podemos começar por nós mesmos, buscando a paz interna, para que esta se reflita na paz do mundo.

O mundo e a realidade como a percebemos são passageiros, impermanentes e ilusórios, é apenas um fluxo incessante de eventos. Tudo o que se conhece está fadado a acabar para dar lugar ao novo, sejam posses, relações ou o corpo físico. Como toda a vida, quem se apega ao que está terminando, vai afundar junto. Quem se liberta, entrega e segue em frente, renasce para e com o novo. Pessoas com paz interior são livres, felizes e generosas, compreenderam que a felicidade é um estado de ser e não de ter ou pertencer. Para encontrar o caminho da paz e da felicidade é necessário abrir mão do que lhe impede de simplesmente agradecer e sorrir no agora, e de abraçar e amar cada momento de sua vida.

Como disse Sidarta Gautama, que se iluminou no século V antes de Cristo, em uma lua cheia de Escorpião, e deixou a lição para toda a humanidade de simplesmente respirar fundo e meditar para encontrar a paz: “para compreender tudo é preciso perdoar tudo”


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Fabrizio Ranzolin   
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa