Vocação...descubra o seu chamado!



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto AstrologiaAtualizado em 9/2/2010 3:58:50 PM
Descobrir qual a carreira profissional a ser seguida é um desafio comum a todos os jovens entre 16 e 21 anos. Esta fase coincide justamente com um período de alterações hormonais no adolescente que influenciam o seu desenvolvimento físico, mental e emocional. Por isso, é um período naturalmente difícil; as primeiras cobranças interiores aparecem e a necessidade de escolher os rumos futuros da vida se torna imperiosa.
Esta escolha torna-se bastante conflituosa porque implica num auto-conhecimento que o adolescente ainda não tem condições de ter. Sua personalidade ainda está em formação e nesta fase ele está em busca de sua identidade pessoal, tendo ao mesmo tempo que optar por um curso superior que moldará sua identidade profissional. Esta responsabilidade lhe cai sobre os ombros com um peso assustador.
Tal decisão, por ser de extrema importância, deve ser tomada pelo próprio adolescente, baseando-se nos seus interesses e motivações pessoais. Mas o que por vezes acontece é que o adolescente torna-se indeciso, deixando-se influenciar pelos pais ou pelas expectativas sociais e financeiras.
Neste momento, uma orientação vocacional se faz necessária, e o estudo do Mapa Vital ou Natal pode indicar quais as tendências profissionais de acordo com o temperamento, caráter, anseios, aptidões e talentos latentes, bem como as necessidades emocionais e materiais.
No estudo cosmobiológico vamos encontrar os doze signos e seus planetas regentes associados às profissões, mas somente a interpretação do Mapa Natal como um todo poderá indicar o somatório das tendências vocacionais. Por exemplo: a possibilidade de realização e reconhecimento profissional está embutida no signo que se encontra na Casa 10-setor que indica a imagem pública e profissional, qual o tipo de ambição que a pessoa tem em relação à carreira e qual o potencial que deve ser desenvolvido para alcançar o reconhecimento profissional.
Vocação vem do latim "vocatione", que significa "chamar". A vocação é a atividade profissional na qual a pessoa esquece de si mesmo e se entrega com prazer e dedicação, perdendo inclusive a noção de tempo e espaço.Por isso, quando um profissional afirma que se dedica de "corpo e alma" ao seu labor, isto indica que ele atendeu a um chamado interior: ele encontrou sua vocação, encontrou a si mesmo. Essa atividade deve corresponder a um sentimento de identificação pessoal, a um preenchimento emocional aliado à necessidade de realização material.
Por outro lado, a vocação pode estar relacionada a um conflito psicológico que, quando transformado, pode se tornar um talento. Cabe aqui ressaltar que nem só os potenciais positivos devem ser identificados, mas também as tendências negativas devem ser conscientizadas , para que possam ser trabalhadas, evitando problemas pessoais e profissionais.
O signo solar identifica a personalidade verdadeira e espontânea, o Self, bem como os objetivos a serem alcançados para poder expressa-lo plenamente. Através do Sol, podemos identificar o potencial de auto-suficiência, liderança, criatividade, autonomia, auto-confiança e auto-estima, entre outros. No lado negativo, a posição do Sol no Mapa Natal pode apontar as razões da falta de motivação, de auto-estima, de confiança em si mesmo e dependência do reconhecimento alheio.
O signo Ascendente indica a personalidade de fachada: é a persona, e denota como a pessoa conduz sua vida em concordância com a sua visão pessoal. Manifestado de forma negativa pode gerar indefinição, falta de visão ou de direção de vida.
O signo lunar aponta as motivações e necessidades inconscientes. A Lua traduz a auto-imagem, a natureza emocional e a necessidade de identificação, de empatia com o que se faz. A manifestação do potencial negativo deste símbolo, por exemplo, pode estar ligada a uma personalidade infantil ou dependente, uma auto-imagem distorcida, um sentido de inadequação ou insegurança, instabilidade emocional ou apego familiar excessivo.
Além dos planetas regentes destes três signos que expressam a personalidade estrutural, existem planetas que por estarem enfatizados de alguma forma, indicam sub-personalidades tão fortes quanto as características apontadas pelo Sol ou Ascendente.
Num Mapa Vital podemos identificar quanto a consciência é intelectual (elemento ar), emotiva (elemento água), sensorial (elemento terra) ou intuitiva (elemento fogo). Nenhum desses mecanismos funciona isoladamente, mas um pode ter predominância sobre os outros, gerando temperamentos diferentes que influenciam também na escolha da profissão.
A predominância do elemento ar gera um temperamento irrequieto, ativo, dispersivo, analítico, reflexivo, inteligente, fazendo com que a pessoa, pelo seu temperamento, se adapte às profissões onde possa canalizar sua energia mental através do uso do pensamento abstrato, da divulgação de suas idéias: área das ciências exatas, tecnológicas, pesquisas, literatura, comunicação falada ou escrita, são alguns exemplos.
O elemento água gera um temperamento calmo, sensível, emotivo, sentimental, compassivo, prestativo, com grande capacidade de intimidade, de entrega: áreas de ciências humanas, artes, música, artes cênicas, medicina, enfermagem, psicologia.
O elemento terra gera um temperamento pragmático, cauteloso, exigente, responsável, firme, estável, produtivo, fazendo com que a pessoa se adapte às profissões ligadas ao lado prático e rotineiro da vida, bem como ao preenchimento de necessidades básicas de sobrevivência: administração, contabilidade, economia e nutrição, entre outras.
O estudo do Mapa Vital visa a autodescoberta e assim o preenchimento de todas as necessidades vocacionais, para que a própria pessoa sinta o chamado interior e deixe então sua vocação aflorar.









Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Astrologia clicando aqui. |