Liberdade, liberdade
Atualizado dia 7/8/2024 9:18:15 PM em Autoajudapor Andrea Pavlo
Livrar-nos de todo o mal, fala a oração. Sim, porque a impressão é que nascemos condenados e, aos poucos, vamos nos libertando. A liberdade vem de várias frentes, mas é principalmente emocional e mental. Se nossas mentes estão aprisionadas por crenças, verdades, mentiras, tudo se torna aquilo no que acreditamos. E acreditamos em tantas, tantas bobagens. Tantas coisas que não inventamos.
Acreditamos que não somos bons o suficiente, que não merecemos. Acreditamos que é fácil para todo mundo, menos para a gente. Acreditamos que não adianta se esforçar, que precisamos seguir os caminhos que nossos pais, avós e cuidadores trilharam para nós. E, pior, acreditamos e julgamos que quem pensa diferente de nós está errado. E nós certos.
E sempre tive uma resposta quando as pessoas me perguntam: como eu sei que estou no caminho certo? Fácil, essa é bem fácil, olhe para a sua vida. Como ela está? Você tem um bom relacionamento? Uma família feliz e equilibrada? Seu financeiro está legal? Seus filhos estão bem? Seu trabalho te deixa feliz? Se respondeu não a alguma dessas perguntas tem alguma coisa – ou algumas coisas – erradas.
E depois disso tem o emocional e tudo o que essas crenças fazem com ele. Como você se sente quando pensa que não merece algo? Feliz e satisfeito? Triste e abatido? Claro que quando temos crenças negativas, nosso emocional arca com as consequências. E depois, nos pega em outras instancias com a nossa vida, a nossa saúde e nossos relacionamentos.
É uma roda de hamster, percebem? É a prisão mais bem estruturada que poderia existir. Tire a esperança de uma pessoa que terá um lindo robô, que faz tudo exatamente da maneira como você quer. E não, não é uma teoria da conspiração, é uma prisão mesmo.
Então, depois de ter feita a minha primeira sessão de terapia há pelo menos 25 anos, e depois de ter gastado mais de 150 mil – uma conta feita muito por cima mesmo – em treinamentos, cursos, estudos, terapias (fora o que gastei em faculdades) eu posso me ver do lado de fora dessa prisão.
E, sério, o ar aqui fora é bem mais saudável. A paz é inigualável. A força que te levanta da cama todos os dias pela manhã é de um lugar profundo dentro de você, e não mais de alguma coisa fora que você queira ou precisa. Não tem dia ruim, todos são só aprendizado. Não tem dia chuvoso ou frio, é só uma chance de usar casacos lindos. Não tem frustração porque você sabe que o caminho continua e que aquela não era a sua última chance. E as pessoas? Bom, algumas continuam presas e você simplesmente entende. Entende o quão difícil foi para você sair e decide: cada um está no seu caminho. O que eu posso fazer é mostrar como a liberdade – emocional, mental, financeira, social, psicológica e espiritual – é maravilhosa e como eu quero e trabalho todos os dias para que cada um tenha exatamente isso: liberdade.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 10
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |