Minha vida não dá certo. Qual é o problema?
Atualizado dia 8/25/2014 9:46:47 AM em Autoajudapor Cátia Bazzan
Olá, aqui é a Cátia Bazzan do site www.catiabazzan.com.br
E nesse texto eu quero lhe falar porque é que você não consegue fazer o que quer; não agrada ninguém, não tem tempo para si mesmo, não sabe o seu talento, está sempre adiando suas prioridades, nada dá certo para você: suas finanças, seus relacionamentos e até a sua saúde é um caos.
Geralmente, quando eu falava com as pessoas no consultório (isto porque eu atendi por 8 anos com terapia holística), elas achavam que conheciam o problema, mas quando íamos a fundo na conversa, dava para perceber que as queixas não passavam de efeitos exteriores de padrões de pensamento internos. Como eu sei que pensamentos e palavras criam nossas experiências futuras, enquanto ouvia-as falar, eu realmente compreendia o motivo de estarem sofrendo. E era interessante que as palavras usadas não combinavam com as experiências descritas. E aí duas perguntas vinham na minha mente: ou ela está mentindo, ou não tem consciência do que está acontecendo...
Pois bem, nesse momento de análise eu sempre aproveitava para propor algo que vou propor a você. Pegue uma caneta e um papel e anote as perguntas que eu vou lhe fazer sem ficar raciocinando, ok?
Você vai escrever, “eu deveria”... E vai colocar 3 coisas que você acha que deveria fazer na sua vida e porque não consegue. Exemplos:
EXEMPLO 1: “eu deveria mudar alguns móveis em casa, mas não consigo porque minha mãe não gostava que eu mexesse em nada”.
EXEMPLO 2: “eu deveria me separar do meu marido, mas não posso, porque não tenho como me sustentar”.
Com este pequeno exercício vai dar para perceber como você se obriga a fazer coisas que não são o que você realmente quer. Então, agora você vai escrever essas frases de outra forma, usando a palavra posso, ao invés de deveria ou devo.
Usando os exemplos acima, você pode reescrever assim:
EXEMPLO 1: “eu posso, sim, mudar os móveis em casa, pois embora seja difícil, eu vou me esforçar para tirar apenas um pequeno objeto do lugar”.
EXEMPLO 2: “eu posso me separar do meu marido, só preciso ver o que fazer para ter uma renda que seja minha”.
Essa mudança do deveria para o posso, traz uma sensação de liberdade de escolha, como também tira aquela sensação de que tudo que você faz está errado. “Posso” lhe dá escolha e tira um peso das suas costas.
Por isso, vou lhe sugerir que faça esse pequeno exercício agora, e tenho certeza de que você vai sentir os benefícios imediatamente.
Então é isso, eu espero que você aproveite essa dica e lembre-se: todas as vezes que vier na sua mente “deveria” troque por “poderia”.
Vou lhe sugerir que você assista o vídeo onde eu falo sobre como você pode manter o foco daquilo que você quer. Porque depois de fazer o exercício, o principal desafio que você vai ter é constância, persistência e principalmente: foco. Quer ver o vídeo? Clique aqui e aproveite as dicas!
Um grande abraço e até a próxima.
Quer fazer parte de milhões de pessoas que recebem conteúdos exclusivos, os quais ajudam a libertar do medo da mudança, e as torna mais autoconfiantes?
Escritora, empresária e palestrante. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |