RECADOS E MAL ENTENDIDOS VIRTUAIS - Você sabe interpretar o que os outros dizem?
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Agatha Fortunato
Assunto AutoajudaAtualizado em 25/11/2014 09:06:53
" A linguagem é uma fonte de mal entendidos" Antoine de Saint-Exupéry
Vivemos em um mundo altamente conectado com comunicação. Isto é fato consumado e irreversível. Falamos o tempo inteiro por muitas fontes. Nos comunicamos por gestos, pensamentos, palavras escritas, palavras faladas. Depois da revolução da informática e do chamado efeito globalização, o paneta Terra se tornou, literalmente, uma grande boca falante. Mas aí eu te pergunto: as pessoas se comunicam bem? Elas realmente conseguem transmitir em palavras a sua ideia? E o outro? Consegue ter a sensibilidade de entender o verdadeiro sentido do que está sendo dito? De onde vem essa habilidade e como adquiri-la? Neste momento, muitos até responderiam "Boas aulas de português resolveriam o problema!" , "Vá ler mais livros!", "Escreva mais redações!". Tudo bem, concordo que estas práticas melhoram a parte técnica do indivíduo, mas não necessariamente um expert em técnicas de leitura, comprederá com exímia interpretação algo que o outro proferiu ou quis dizer, principalmente se há sentimentos envolvidos.
Já vi casais de namorados brigando por conta de sentido das frases de mensagens de texto trocadas. A namorada pergunta "Amor, vc tá ocupado?" , o namorado responde "Tô" e o caos começa. A namorada fica indignada com a frieza do rapaz "Nossa, que grosseria, só fiz uma pergunta com carinho. DESCULPA SE TÔ INCOMODANDO TANTO TÁ?". Aí é a vez do rapaz, imcompreendido e confuso, ligar para a moça para desfazer o mal entendido e dizer "Oi amor...não é isto que quis dizer..." e ela vir com todas as tamancadas possiveis. Isso acontece também entre pais e filhos, amigos, irmãos, chefe e empregado. Enfim, onde há mensagens virtuais envolvidas há chances altas de acontecerem mals entendidos. Eu mesma já fui vítima e vilã de várias dessas armadilhas.
A implicação destas coisas, é profundo desgaste das relações interpessoais. As pessoas trocam bons diálogos pessoalmente por discussões virtuais. Vi amizades longas se desmancharem devido a discussões em grupos na internet relacionadas a opção política. Palavras mal ditas e exaltadas apenas por estarem em meios virtuais. Temos que tomar muito cuidado com a interpretação do que estamos recebendo do outro e do que estamos enviando, seja por email, mensagem de texto ou qualquer outro meio virtual. E por mais que o velho ditado diga que "Para quem sabe ler, um pingo é letra", a fala, sim, a voz ouvida, carrega emoções muito mais claras, precisas e nitidamente fundamentais para a interpretação do que o outro está dizendo. Afinal de contas, cada um possui uma limitação interpretativa diferente do outro e por mais que você conheça, conviva com um determinada pessoa e possua fabulosas técnicas de leitura e interpretações de texto, você poderá cair nessas ciladas interpretativas.
Não obstante, há ainda o grupo de pessoas que prefira indireta através de redes sociais. Pessoal, vamos parar por aí certo? Definitivamente náo é dessa maneia que um conflito será solucionado, muito pelo contrário. Isso servirá apenas para inflamar sentimentos contrários na pessoa que deseja atingir. Mesmo que sua intenção seja mesmo essa, pare, pense, entre em silêncio e reflita se é essa a melhor solução. Pense nas consequências e lembre-se que a palavra mal dita é como flecha lançada. Não volta atrás.
Diante de um conflito com o outro, nunca discuta com alguém por mensagens de texto muito menos por indiretas em redes sociais. Na verdade, nunca discuta. Mas se um diálogo mais profundo for necessário para resolver determinado assunto, melhor marcar um encontro pessoalmente. Por mensagens de texto nunca nos expressamos da maneira correta, até mesmo devido ao embalo das emoções.
Nessas horas também vale considerar uma coisa chamada melindre. Existem pessoas dificies de lidar e com essas o cuidado tem que ser redobrado pois uma mensagem em falso e a amizade termina, o namoro vai pelos ares e as brigas e mal entendidos eternos se instalam quando não pondo fim e machucando um sentimento maravilhoso.
É necessário, pelo menos, reler mais uma vez a mensagem e ver se é esse o realmente o sentido do que o outro está falando, principalemente se for um momento de emoções exaltadas. E no caso de uma dúvida, pergunte. Esclareça. Com calma e discernimento quando for responder.
E aí? Será que você realmente entendeu o recado? ;)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
é Legionária da Boa Vontade convicta, espiritualista cristã. É estudante de piano clássico e temas ligado à espiritualidade e psicologia positiva. Gosta de escrever, de ler, conversar e ouvir. Profunda admiradora da natureza e das artes, do mais rupestre ao mais moderno. Apenas uma jovem, cheia de sonhos e buscadora das verdades do invisível. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoajuda clicando aqui. |