A caminho da auto-estima!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/29/2011 2:02:12 PM
A caminho da auto-estima.
Como podemos achar o próprio amor, de forma realizadora, se não cultivamos nosso amor-próprio? Esta pergunta deu origem a algumas indagações. Como cultivar nosso amor próprio?
Crescemos recebendo informações a nosso respeito. "Você é uma gracinha."; "Como você é lindo(a)."; "Você é insuportável."; "Eu não gosto mais de você."; "Você só me dá problemas."; "Você não tem mais jeito."; "Não sei o que fazer com você." Baseados nas informações que vamos recebendo no decorrer do tempo, vamos formando uma imagem a nosso respeito: a auto-imagem. O "como eu me vejo". O "como eu me percebo". E de acordo como me vejo, "gosto" ou "não gosto." Desenvolvo minha auto-estima.
Como quando pequenos a informação de nossos entes queridos nos são muito importantes, registramos as afirmações feitas, dando-as como totalmente verdadeiras. A partir daí, começamos a repeti-las como se fossem nossa. E em muito pouco tempo estamos convencidos de sua "verdade absoluta".
Se a pessoa não se reconhece com valores pessoais dignos de serem cultivados e bem tratados, como poderá se respeitar e se tratar bem? Impossível.
Mas, felizmente, é possível se auto-analisar e rever consciente e claramente como cada um está se enxergando. Não necessariamente tem que ser em um consultório terapêutico para que se identifiquem as distorções de percepção e se modifique então esse quadro. Mas se for preciso, use.
O primeiro passo é parar de se julgar. É dispor-se a dedicar um tempo para você mesmo(a) e se perguntar: "Como eu me vejo de fato?" Anote. Responda com sinceridade. Não tenha medo nem vergonha. Pode doer? Sim, e muito! Mas também levar a mudanças significativas para sua felicidade. Saia da "roda viva" que é o ser levado(a) pela vida, o ir agindo pelo estímulo imediato, sem realmente saber o que se quer. Faça do auto-conhecimento não um chavão literário, mas o identificar em si mesmo(a) o que está lhe acontecendo e como você está reagindo aos fatos. Como estou me sentindo? Por onde vou, como tenho me comportado?
Verifique o quanto de sua vida tem se justificado em suas atitudes ou forma de ser. O quanto se sente tendo que provar aos demais que é uma pessoa "legal" e que merece ser acolhida como tal.
Problema: O Orgulho! Cuidado com seu orgulho, ele pode lhe impedir de reconhecer pequenas coisas que causam grandes efeitos. Mesmo que identifique algo que abomina, que despreza, fique feliz. É o primeiro passo para mudar isso. Além do quê, uma grande parte do que surgir, estará distorcida pelas seqüelas passadas. Seqüelas que desenvolvem crenças falsas: "Eu não mereço benefícios!"; "Eu sou uma pessoa lenta para entender as coisas!"; "Eu devo me contentar com o que recebo, sem reclamar!" E assim por diante. Desastre: a pessoa age baseada no que acredita.
A auto-estima é a capacidade de nos amarmos acima de tudo e agirmos com o cuidado e respeito que merecemos. Só é respeitado quem se respeita. Só é amado quem se ama e só é feliz, quem tem a humildade de reconhecer em si próprio, o mesmo direito que deve respeitar no outro.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |