A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS - CIRANDDA DA LUA



Autor CIRANDDA DA LUA
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/24/2007 11:07:35 PM
Ciranda da Mulheres sábias é o título do livro de Clarissa Pinkola Estes, uma das “ musas” de meu trabalho e do trabalho de muitos terapeutas.
É com muito orgulho de ser mulher, menina, anciã, mãe, terapeuta, educadora... que recomendo esta bibliografia a todas as mulheres e homens, a todos os seres que querem se encantar.
No meu trabalho como terapeuta acredito que a cura do nosso planeta irá acontecer quando nos transformarmos em uma grande Ciranda, e ai você leitor me pergunta: COMO?
A terra está pedindo ajuda, nosso planeta está sofrendo com tanta violência, falta de amor, de humanidade, de respeito a quem somos e de onde viemos. Nossos ancestrais não são mais reverenciados, nossos avôs e avós são esquecidos, deixados de lado.
As pessoas não tem mais momentos de prazer, não alimentam a alma, quero dizer, a maioria das pessoas não tem.
As práticas religiosas muitas vezes separam as pessoas, o que vai contra ao que se prega, mas que não é o objetivo deste simples artigo, escrito com o coração.
Acredito que no dia em que todas as pessoas derem as mãos, independente de sua crença, raça, sonho, como uma linda ciranda, a vida será mais bela, os nossos sonhos serão sim diferentes, mas sonharemos juntos!!!! Utopia? Talvez.....Impossível.......Claro que não..... Tenho formação acadêmica e estou sempre me aprimorando para dar mais embasamento teórico ao meu trabalho, mas sou obrigada a declarar, aprendi a amar, orar, reverenciar a vida em minha casa, com as sábias e sábios que fizeram e fazem parte da minha vida, minha família, a tia, a avó, a vizinha, os amigos, a benzedeira....
No meu trabalho também tenho constantemente encontrado pessoas que pregam toda esta humanidade, escrevem textos, dão cursos, porém, na prática não conseguem nem compartilhar, dividir, somar!!!!! Mas também aprendi que o ser humano tem seus limites e tempo certo para entrar na Cirandda! Aprendi com lágrimas, mas aprendi!!!
Só que a cada dia a vida vem me mostrando através de “ sinais” o quanto minha crença pessoal tem fundamento, ai retorno para o livro que ganhei de uma querida aluna nesta sexta-feira ( 22/06) e já citei: A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS que parte de um doce convite de Clarissa a leitora para que se acomode ao seu lado e deguste com ela a bebida que foi reservada para "uma situação especial", a fim de que possam conversar sobre "assuntos que importam de verdade" a duas mulheres, com a garantia de que "aqui sua alma está em segurança".
É isso que sentimos quando fazemos as nossas rodas, as nossas Ciranddas da Lua.........a nossa alma está segura!!!
Seduzida por uma linguagem terna, emocionante e poderosa, a autora apresenta os encantos deste "arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica" e que "não chega de repente, perfeitamente formado e se amolda como uma capa sobre os ombros de uma mulher de determinada idade".
O aspecto mais sedutor do livro reside, justamente, na representação simbólica contida nas avós. Das matriarcas da mitologia às avós dos contos de fadas, passando por aquelas anônimas de suas vivências profissionais, a autora chega às avós de suas tradições familiares, descrevendo de forma magnífica a chegada à América das ancestrais que passaram a fazer parte de sua vida familiar, aquelas "quatro velhas refugiadas que saltaram de enormes trens pretos para o nevoeiro noturno na plataforma onde nós as aguardávamos com grande expectativa".
As páginas que descrevem a riqueza armazenada pela autora através da simples existência dessas quatro velhas da família que "abriram uma porta profunda na criança que aos poucos estava sendo forçada a se calcificar" são repletas de grande ternura e muita força. Elas representam as avós arquetípicas de todos nós, que sempre identificam os caminhos do amor e da compaixão e que sabem utilizar o poder de suas ferramentas mágicas para a transformação: a mesa da cozinha, a luz do lampião, a música, a dança, a intuição, a sopa, o chá, a história, a mão amorosa, o senso de humor malicioso e muitas outras.
Merece ainda destaque neste lançamento da Rocco, o paralelo traçado entre a árvore e a mulher. Assim como aquela abriga "uma árvore oculta" em suas raízes, esta possui "uma mulher oculta que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinta". Ao final, as nove preces de gratidão: por todas as idosas do mundo, pelas mulheres mais velhas matreiras, pelas avós nas cozinhas, pelas tias perspicazes, pelas filhas que estão aprendendo, por todas as filhas e velhas.
Lendo este livro, profundamente inspirador, me certifiquei e agradeci a todo trabalho que temos realizado, tudo ficou claro, inspirador e mais forte.
A Cirandda da Lua é sim uma Cirandda de Mulheres Sábias, de Homens Sábios, de crianças Sábias!!!!!
Agradeço a Clarissa Pinkola Estes por profundo amor ao Sagrado de forma tão simples e ao mesmo tempo profunda.
Agradeço as mulheres de minha família que contribuíram para que eu seja quem sou hoje.
Agradeço a todos que participam fisicamente e espiritualmente do Projeto Cirandda da Lua.
Aqui deixo o meu profundo amor, reverência e gratidão!
“ Acreditem na vida,
Reverenciem os ancestrais,
agradeçam as parteiras,
benzedeiras,
a menina que é anciã e a anciã que é menina
Dancem nos momentos de alegria e tristeza,
Vivam intensamente
Acreditem nos seus sonhos,
Não desistam da felicidade! “
Soraya Ferreira Mariani
www.ciranddadalua.com.br









Soraya Mariani é coordenadora do Projeto Cirandda da Lua.Tem formação acadêmica em artes e pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Arte Terapia. Agrega ao seu conhecimento diversas técnicas holísticas: floral, fitoterapia, encantação de contos, tarô; e ainda dedica-se ao estudo e prática da mitologia arquetípica, filosofia, antroposofia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |