A Crise da Meia-Idade
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Ivan Maia Fernandes
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 2/2/2009 6:59:58 PM
Em tempos de trânsito de Plutão em Capricórnio, nada mais próprio que falarmos de crise, transformação e quebra de paradigmas. É uma época ótima para que você questione e reveja suas crenças, conceitos e escala de valores. Afinal, você não nasceu apenas para comer, se divertir, sofrer, transar, fazer filho, envelhecer, adoecer e um dia morrer. Isso tudo faz parte da sua existência, mas existe algo mais. O que é a vida senão uma sucessão de acontecimentos, que levam a um amadurecimento e crescimento constantes? A evolução é o grande objetivo de todo Ser encarnado no planeta Terra. Viver não é um mero acaso e, muitas vezes, para evoluir é necessário sair da zona de conforto. Não mudar significa estagnar. Mas é preciso enfrentar crises? É nesse sentido que abro este artigo que objetiva colocar luz num período crítico e fundamental para todos nós: a crise que aparece por volta dos 40 anos, na chamada meia-idade.
Quando você nasceu e respirou pela primeira vez, assumiu um compromisso existencial que estava gravado no cosmos e aparece registrado no Mapa astral ou Mapa Natal. Ali está a carta de intenções da sua jornada encarnatória, o Carma a ser resgatado, a colheita ou o que não pode ser repetido, e o Dharma, isto é, o propósito ou a missão de vida, entre outras coisas. É como uma semente que poderá ou não germinar, dependendo de circunstâncias de vida que possam proporcionar as condições para que isso aconteça e, principalmente, de suas escolhas, atos e omissões. De um modo geral, uma semente quando plantada, se for arejada, regada e iluminada em condições adequadas à sua espécie, infalivelmente brotará e se tornará aquilo à qual está pré-destinada. Assim também somos nós. Só que a mente consciente nem imagina o que a pessoa veio fazer no planeta Terra. Mas o espírito sabe o compromisso que foi firmado antes da encarnação! Numa vida normal, média de 75 anos, a sequência de acontecimentos vai preparando, como uma grande escola, para a chegada dos 40 anos de idade. Nesse momento, “formado pela Universidade da Vida”, “diploma” debaixo do braço, vem a cobrança do propósito de vida. A crise só se instaura se o “quarentão” ou “quarentona” não estiver cumprindo, ou alinhado, com o que foi compromissado.
Astrologicamente, dizemos que Urano, Netuno e Plutão são os grandes agentes de mudanças. Mas teriam esses planetas todo esse poder? A Astrologia é uma linguagem simbólica. A carta natal envolve sinais, símbolos de algo maior que acontece na nossa psique, dentro de nós. Planetas em trânsito não causam eventos, ou provocam por si só acontecimentos, mas simbolizam, sim, aquilo que estaremos atraindo, que forças e energias estaremos inconscientemente mobilizando para atuarem, nos ajudando a cumprir a etapa de um projeto, em determinada fase da vida. Representam, portanto, impulsos, induções e motivações com um objetivo geralmente não consciente.
A proximidade dos 40 anos de idade traz astrologicamente importantes eventos que podem durar até uma década inteira. Urano em trânsito se opõe à sua própria posição natal entre 38 e 45 anos de idade. No mesmo período, Netuno em trânsito entra em quadratura com o Netuno natal e Plutão em trânsito também entra em quadratura com o Plutão natal. Isso significa um impulso enorme para a pessoa se transformar, da maneira que lhe seja adequada. Pode se apresentar como um desmonte do que fez ou construiu até então, para que tudo possa ser refeito da maneira adequada ao propósito estabelecido antes do nascimento. Algo como derrubar um prédio velho para construir um novo, reaproveitando pouca coisa.
Esse período da vida é geralmente caracterizado como uma “crise de identidade”. Onde ela pega mais? Nos assuntos das casas por onde esses planetas estiverem transitando, embora atinjam a pessoa como um todo, pois há que se considerar os aspectos que fazem com vários planetas natais e que tudo está interligado. Assim, surgem muitas questões e a vontade de querer recuperar o “tempo perdido”. Quem sou eu? O que estou fazendo com a minha vida? Como posso estar trabalhando em algo que não me dá o menor prazer? Posso morrer a qualquer momento e não aproveitei quase nada! Será que ainda consigo conquistar alguém? Esses são alguns exemplos de pensamentos e idéias que podem surgir. Quanto mais consciente e preparado se estiver para essa importante fase da vida, melhor se passará por ela.
Que venha a meia-idade, sem trazer uma meia-vida, ou uma sobrevida, mas a certeza de que tudo está certo. Toda crise tem um lado bom, por pior que pareça!
“A dor, o conflito e a tensão são transformações tentando acontecer. Negando-as roubamos de nós mesmos a transformação. Aceitando-as damos início ao processo.” (Howard Sasportas)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Astrologia Evolutiva Kármica/Espiritualista, Coaching/PNL, Mesa Radiônica, REIKI, Alquimia, Renascimento e Respiração Katz. Consultório em Curitiba-PR - Tel. WhatsApp: (41) 99644-3111 - E-mail: [email protected]. Instagram: #ivan_maia E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |