Menu

A DANÇA COMO TERAPIA

Atualizado dia 1/18/2007 12:54:46 PM em Autoconhecimento
por Adely Branco


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Nascemos livres em expressão e movimento. À medida que experimentamos a repressão, a dor, os limites, as perdas, a rejeição, vamos gradativamente enrijecendo nosso corpo, criando “couraças musculares”, insensibilizando-nos para fugir à dor. Perdemos a conexão sensitiva com o corpo. Tornamo-nos seres desintegrados, como se cabeça e corpo fossem duas entidades distintas. Racionalizamos demais no exercício da vida moderna e perdemos o contato com a sensibilidade inata a cada um de nós. E assim, experimentamos o vazio, o isolamento, as resistências, o medo...

Acredito que todas as doenças que enfrentamos estão ligadas ao fato de termos perdido o contato com a Essência, com o nosso lado sensível, que apenas percebe, capta, sente.
Não somos apenas razão, assim como não somos apenas um corpo. Somos um sistema dinâmico de energia, onde a harmonia é encontrada no equilíbrio de todas as forças contidas em nós.

Cada um é uma forma única da Natureza, uma “janela” por onde a vida se expressa, cria e sente. Sejamos mais livres, mais expressivos, mais seguros, mais sensíveis, reservando um tempo para estarmos em contato conosco mesmos, em silêncio interior, sendo apenas um observador dos movimentos provocados pelas forças interiores que asseguram a Vida.”

Música, sensação e movimento

Nada toca com mais profundidade a Alma do que a música. A música tem um grande poder terapêutico, conduzindo o indivíduo ao contato consigo mesmo. Através das sensações interiores provocadas pela música, o corpo sente um impulso natural de se expressar em movimentos. Percebemos verdadeiramente a música quando nos permitimos o livre movimento do corpo.

Limitamos nossos movimentos acreditando que nossa “percepção” está relacionada apenas aos nossos órgãos dos sentidos. Porém, podemos perceber muito sobre o nosso mundo interior e ambiente, quando permitimos que o corpo todo se integre nesse processo de percepção e sensibilização.

O homem tem um desejo inato por movimento. Perdemos o contato com a dança à medida que nos “civilizamos”. Dançar é um ato natural. Não é preciso conhecimento de nenhuma técnica de dança. Afinal, não é esse o objetivo.

A dançoterapia holística visa aproximar o indivíduo da sua própria essência, através do processo do contato consigo mesmo, com as suas sensações, sendo livre para se expressar numa linguagem silenciosa: a linguagem corporal.

A dançoterapia é indicada para todas as pessoas que estejam em busca de equilíbrio e harmonia interior. É benéfica também para as pessoas da terceira idade, por se tratar de exercícios de baixo impacto, ritmos suaves e movimentos lentos, respeitando sempre os limites individuais de cada participante. Promove bem-estar, paz interior, alegria, auxiliando em casos de depressão, distúrbios, insônia e todas as doenças de origem psicossomática. Promove a auto-estima e o auto-conhecimento, além do alívio do stress e das tensões do dia-a-dia. Amplia a expressividade, a espontaneidade, a criatividade e a afetividade.

Adely Lázaro Branco
Terapia e cursos
CRT 42021

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adely Branco   
Aconselhamento metafísico,constelação familiar com bonecos, tarô terapêutico,leitura da aura, mapa astral, mapa numerológico, Mahalila- o jogo do autoconhecimento.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa