A falta de cuidado faz as coisas acontecerem!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 31/03/2013 16:56:56
A falta de cuidado faz as coisas acontecerem!
Uma menina linda! Sete para oito anos, alegre, feliz, sempre com um sorriso a enfeitar seu rosto. Olhar traquino e esperto. Estava chateada. Percebi sua mãe falando com ela em um tom amoroso, mas era certo que havia algo mais.Tão logo a filha saiu da sala, perguntei o que havia acontecido. "Ela foi fazer uma "estrela" na sala, bateu com o pé na mesinha de vidro e quebrou o tampo e todos os objetos que estavam sobre ele. É por isso que ela está chateada".
Contou-me que a filha se defendeu dizendo não ter tido intenção de quebrar nada, ao que a mãe respondeu: "A falta de cuidado faz as coisas acontecerem, mesmo a gente não querendo!".
Vocês já repararam quantas coisas, das mais insignificantes às maiores desgraças, ocorrem apenas pela falta de cuidado e que, depois do leite derramado, justificamos que não era a nossa intenção causar o transtorno?
Falta de cuidado, falta de atenção, distrações que levam a conseqüências drásticas.
Há uma pesquisa que afirma que o maior percentual de acidentes no trânsito ocorre quando se está bem próximo do ponto de chegada, pois a pessoa "relaxa" ao se perceber prestes a parar e descansar.
São inúmeros os acidentes de trabalho por pequenos descuidos, pequenas negligências que trazem conseqüências sérias como perda de visão, de dedos, de mãos, de membros e até mesmo conseqüências graves, como a morte. A origem? A falta de cuidado.
Ter cuidado vai além de simplesmente não querer que algo ruim aconteça. Exige muita atenção e dedicação ao que se vai fazer e como se vai fazer, coisas que normalmente as pessoas julgam desnecessárias.
Vocês já presenciaram um adulto, logo após um acidente, tentar se explicar? É deprimente. Pois ele gagueja, treme, repete o dito, não consegue se aquietar, agita-se de um lado para o outro, e como que meio imobilizado, joga toda a sua inquietude para a respiração, ofegante, dando a impressão de que lhe falta o ar. É terrível. Em sua fala, apenas repete que não era para ter acontecido aquilo. Mas infelizmente aconteceu.
Jovens (e também adultos) ao volante de um carro ou moto, brincando com as pessoas ou com outros carros, tirando "finas" ao ultrapassar e obrigando o outro condutor a se esquivar com seu veículo, de repente perdem o controle e batem, ou atropelam alguém, ou caem de suas motos, enfim, provocam um desastre. Se eles podem falar, é com grande dificuldade que se explicam.
Tudo na vida tem conseqüências. Fiquei admirado ao ver com que simplicidade, porém com que profundidade, aquela mãe estava fazendo sua filha perceber as conseqüências do seu descuido: fazer um exercício em local não apropriado. Com certeza já era prática comum da filha, só que sem incidentes anteriores. Ela não bateu na filha, não gritou com ela, apenas foi precisa em suas colocações. Não se utilizou de chantagens nem ameaças. Constatou o que a filha fez e refletiu com ela sobre isso.
Essa conversa é que está faltando entre as pessoas. Conversa que esclarece e conscientiza realmente sobre o que se faz e seus resultados.
Também nos relacionamentos está havendo a falta de cuidado. E depois, ofensa praticada, dor estabelecida, afastamento concretizado, se diz: "Eu não queria que isso acontecesse." Não adianta mais, o tempo não volta para se reescrever diferentemente. Em muitos casos, pode-se escrever de novo para frente, mas o que se passou não se apaga. Em alguns casos, não é possível se escrever de novo. As conseqüências foram radicais. E também não se queria isso.
"De boas intenções o inferno está cheio". Tomando cuidado as coisas acontecem, sem ele, a probabilidade de errar se multiplica.
O Ser Humano se caracteriza por ser consciente. Seres Conscientes!









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |