Menu
Somos Todos UM - Home

A fantasia nossa de cada dia

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 2/23/2006 7:30:34 PM


Em psicanálise, Imago significa a imagem idealizada de uma pessoa, geralmente formada na infância e depois projetada na vida adulta. Portanto, a figura naturalmente carismática de um palhaço é um Imago, porque é uma referência positiva não somente no imaginário infantil, mas em todas as idades.

E porque o palhaço é uma referência positiva e chama tanto a atenção das pessoas? Porque esta figura ímpar é um misto de humano e boneco; é, ao mesmo tempo, real e irreal. É um somatório de graça, bondade, malícia, ingenuidade, esquisitice e, principalmente, alegria. Ela reune qualidades suficientes para avaliarmos como sendo um bom "ser humano", aquilo que, inconscientemente, idealizamos como pai, mãe, tio, amigo, etc.

Assim, o carnaval é a festa máxima do "mundo" da fantasia, pois reune todos os ingredientes necessários das nossas fantasias interiores projetadas na realidade externa.

O general De Gaulle, certa vez visitando o Brasil, generalizando, deixou escapar: "Este não é um país sério!" Mas, general, é só de seriedade e sobriedade que vive o homem? E o lúdico, a "palhaçada" e a fantasia, em que patamar ficam?

É na segunda infância (dos 3 aos 6 anos) que a fantasia e a imaginação estão mais presentes na criança. É quando se desenvolve a fase lúdica e o pensamento mágico. O maravilhoso e o fantástico sempre foram e continuam sendo elementos importantes na literatura destinada às crianças. Através do prazer ou das emoções que as estórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens vai agir em seu inconsciente, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase de vida. É nesse sentido que a literatura infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta.

O que seria do espírito milenar, em suas sucessivas oportunidades reencarnatórias em busca da evolução, sem a experiência do lúdico, da fantasia e da alegria no convívio-aprendizagem com seus semelhantes?

O inesquecível Charles Chaplin, figura capital e universal do cinema, talvez o maior "palhaço" de todos os tempos, deixou-nos como legado a sua genial obra, misto de fantasia e sátira social independente e inconformista. Mas, ao mesmo tempo, cômica e sentimental, animada por sentimentos humanitários. E, neste particular, com certeza, Chaplin superou De Gaulle.

Psicanalista Clínico e Psicoterapeuta Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa