A FORÇA
Atualizado dia 6/21/2007 8:22:16 PM em Autoconhecimentopor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
A Força, também designada como Luxúria, Strength, La Force, Die Kraft, La Forza ou La Fuerza, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, uma mulher vestida com tecidos leves, as mãos tocando a boca do leão sentado e um chapéu em forma de lemniscata.
Uma mulher, símbolo da suavidade e sutileza, que contém os mistérios da procriação e perpetuação universal, domina sem esforço as mandíbulas de um leão, rei dos animais e símbolo da supremacia instintiva, poder e virilidade. É um ser superior dominando sem crueldade um ser inferior, e com domínio sobre os instintos - não se deve destruir o vil, mas sim transmutá-lo. A lemniscata, símbolo do infinito e da eternidade, indica que as vontades iniciadas no arcano 01, também com o mesmo símbolo em seu poder mental, foram completadas. O arcano 11 descobriu que, para enfrentar os riscos mencionados no arcano 10, necessitava de, antes de tudo, conhecer e dominar o próprio instinto, encontrando assim a chave dos mistérios humanos: o autoconhecimento. Conhecer o demônio interior e direcioná-lo para ações construtivas, é a única forma de atingir os objetivos, o respeito e a dignidade humana.
A Força, evoca uma situação de extremo controle e poder sobre os reveses da vida, como também a saúde física, o vigor e a energia. Essa palavra esboça tudo o que é pleno na vida, tanto na virtude quanto na dominação. Quantas vezes comentamos que temos força para aguentar isso ou aquilo, ou se diz a famosa frase: "Deus, dai-me forças...", enfim, ele identifica a amplitude deste arcano: capacidade de atuação acima dos limites naturais, sejam eles físicos ou emocionais.
Este arcano sugere o domínio da vida e dos sentimentos, a conquista dos legítimos direitos, poder de persuasão em todos os planos, magnetismo pessoal em todas as situações, além de muita coragem, convicção e fervor. Equilíbrio e estabilização em todos os tipos de problemas mas, contudo, não revela nenhuma felicidade, somente agraciamento por dominar e ser respeitado por tudo que se almeja. A extrema tensão para a manutenção das situações, é sempre a tendência deste arcano. Quem consegue controlar a vida de alguém ou a nossa própria felicidade eternamente? Ninguém.
Ele revela que podemos tudo agora, aproveitar ao máximo é o seu segredo, porém, querer continuar no controle absoluto, será um grande erro e uma perda irreparável. Contudo, neste arcano, não existem atributos e sintomas de autodestruição, pois, com a sua qualidade de inteligência absoluta, saberá o momento de abrir mão do inevitável. Podemos extrair uma reflexão: Ir e vir, não é um direito constitucional, é uma qualidade do caráter e da sabedoria pessoal.
Taróloga
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 16
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |