A ganância



Autor Zaida Miranda Rebêlo da Silva
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/1/2006 12:54:42 PM
No dicionário encontramos o significado da palavra ganância como: ilícito; usura; ambição desmedida. A palavra ilícito é muito interessante, porque ela não significa somente "poibido pela Lei", como também, "contrária à moral e/ou ao direito".
Quem é possuidor deste sentimento, é capaz de cometer assaltos vioentos, roubos, ou até mesmo destruir a felicidade de alguém a mantendo afastada, para tomar o objeto ambicionado. É tomar algo pela força, pelas artimanhas e de forma violenta e ilegítima.
Cometem algo "hediondo", que é tirar o dinheiro das pessoas a quem foi legado e entregar àquelas que não o ganharam.
A ganância é a raíz de toda a espécie de males e anda sempre de mãos entrelaçadas com a inveja, que é aquela postura mental e espiritual, em que o indivíduo deseja ardentemente possuir o bem alheio. Esta mistura forma uma combinação letal, que levará a pessoa a inúmeros sofrimentos.
Deus não ignora esta situação. O indivíduo que dominado pela ganância transgride as leis divinas descarada e repetidamente, acaba rompendo um limite com Ele, onde o julgamento torna-se inevitável.
Taróloga
Uma parábola...
Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e edificou uma torre; depois a arrendou a uns lavradores e ausentou-se do país. E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para recebê-los. E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro e o outro apedrejaram. Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo. Por último enviou-lhes o seu filho, dizendo: Ao meu filho, terão respeito. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro, vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?
Responderam-lhes eles: Fará perecer miserávelmente e esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo, lhes entreguem os frutos.
Paulo Angelim









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |