A graça da vida é viver o presente



Autor Bernardino Nilton Nascimento
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/19/2010 4:41:14 PM
Normalmente acreditamos que um dia por viver vale mais do que cem dias já vividos. Nunca é tarde para se desfrutar o momento presente, porque o amanhã jamais poderá ser melhor do que o hoje.
"Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz". (Roberto Shinyashiki)
Todas as idades têm seus prazeres e encantos, que para desfrutá-los, basta somente que estejamos bem enquadrados em cada fase. Nossa existência pode não ser uma coisa maravilhosa, mas ainda continua sendo o maior bem que possuímos.
Devemos guardar as agradáveis recordações do passado, cultivar a admiração pelos nossos antepassados que já se foram, mas evitar alimentar, de maneira permanente e masoquista, as lembranças dos momentos tristes que já vivemos.
Não fiquemos, pois, a procurar constantemente dentro e fora de nós mesmos, razões que possam ser transformadas em espinhos, pois eles terão o poder de estragar momentos preciosos a serem integralmente desfrutados e bem vividos.
Na arte de viver, não há fatos verdadeiramente irritantes que nos impeçam de sentir satisfação e desfrutar a vida. Tratemos de tirar logo os maus pensamentos de nossa mente.
Diz um velho ditado popular:
“Todos se queixam da sorte
Julgando perverso o seu viver,
Mas quando Deus manda a morte
Ninguém deseja morrer”.
Esperar que as coisas fiquem conforme nossa vontade é uma verdadeira tolice. Os pequenos e irritantes aborrecimentos que nos contaminam não devem ser vistos como motivos para nos sentir desanimados ou infelizes. Muito pelo contrário, precisam ser recebidos como estímulos necessários e até benéficos, desde que sacudam nossa inércia e comodismo e estimulem o espírito de luta, porque "viver bem é a finalidade primordial e um passo importante para uma boa vida espiritual".
Além disso, não devemos maldizer e repreender a época agitada em que vivemos, pois ela não tem culpa dos nossos problemas.
Se olharmos a história da humanidade, a vida dos povos, desde a antiguidade, foi marcada por uma sucessão de guerras sangrentas, catástrofe, epidemias mortíferas, misérias e tremendas crises sociais e econômicas. E, em meio a isso, sempre existiram homens e mulheres de personalidade forte, que lutaram pelos seus ideais, muita vezes em nome de uma causa digna, mesmo com os ventos soprando em sentido contrário, mas nunca sem perder a fé e a coragem. Lutaram, naquele momento, para dar uma vida melhor aos que estavam por vir.
A vida hoje é bem mais agitada e estressante, isso por que as necessidades são maiores e as cobranças mais intensas. Devido a evolução da ciência e da tecnologia, hoje, temos a sorte de não mais nos amedrontar com males que, no passado, eram terríveis e quase impossíveis de serem combatidos.
Devemos, portanto, nos manter equilibrados, mais generosos, mais leves, a fim de passar aos nossos semelhantes a importância de viver o presente, sem o fantasma do passado. Tudo o que possuímos de bom em nosso coração tem que ser colocado à frente dos nossos pensamentos, dando, assim, importantes passos rumo a uma vida espiritual elevada. A graça da vida é viver o presente positivamente.
BNN
Texto revisado









"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |