A Importância da Alegria



Autor ESPAÇO LUZ CRISTICA
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/6/2006 2:09:54 PM
Por Eliana Matthos e Alexandre Chagas
Na Idade Média, o renomado cabalista Isaac de Lúria ensinava a seus discípulos que a alegria era a maior arma do bem contra o mal e que era a principal chave que o iniciado tinha para acessar a Luz e, por isso, devia estar presente em todos os trabalhos espirituais.
Entendam que não fazemos apologia à Alegria e desconsideramos o Amor Universal, de maneira alguma!! Apenas acreditamos que ela é realmente um canal da manifestação da Luz pessoal de cada um, de maneira mais entendível e funcional! Afinal alguém já viu algum grande Avatar que aqui tenha encarnado e ele não estivesse em Paz e sorrindo?
Sei que hoje é difundido o amor universal como sendo a principal chave de acesso à Luz, mas do meu ponto de vista, o amor universal é uma conseqüência natural do iniciado que se transforma em Mestre. É algo abrangente, e antes de tornar Mestre é praticamente impossível vivenciar o amor universal em sua plenitude em transbordá-lo.
Creio ser a alegria uma excelente opção para acessar a Luz.
Como informado acima, o amor universal é algo ainda não alcançado ou entendido plenamente por nós. Agora pergunto: como se conectar com a Luz se o caminho está incompleto? Se o caminho está incompleto, chegaríamos perto, mas a conexão a Luz seria apenas aparente, pois esta conexão também seria incompleta.
O outro bom motivo provém da ciência. Hoje sabemos que o cérebro humano faz associações quando vemos ou imaginamos algo. Na época que éramos crianças e falávamos “amor”, por certo não tínhamos associações negativas internas com esta conexão.
Mas você pode falar: mas amor é diferente de amor universal! Concordo, mas quando você fala “amor”, seu cérebro interpreta tudo como uma coisa só! E se falamos de “amor universal” pode ser que não exista um registro dentro do ser humano do que seria isto, mas apenas tem uma vaga noção do que poderia ser... meio inalcançável...
Após a primeira decepção amorosa, ao pronunciarmos “amor”, nosso cérebro automaticamente faria a associação negativa que vivenciamos, unindo, assim, uma expectativa positiva com um passado negativo de decepções.
Por outro lado, ainda que nem todas as pessoas do mundo tenham vivenciado o “amor” como algo totalmente bom, por certo todas elas já vivenciaram uma alegria totalmente boa em algum momento de sua vida, como por exemplo, ganhar um brinquedo, ver seu time de futebol ganhar o campeonato etc.
E qual seria a associação negativa da alegria? Ainda que fosse possível alguém ter uma associação negativa com a alegria (é quase impossível), ainda assim esta associação negativa seria muito menor que a associação cerebral negativa provinda da palavra “amor”. Logo, a associação negativa menor faria a pessoa alcançar maiores níveis de positividade com a palavra “alegria”.
Infelizmente, alguns se conectam com a Luz e acreditam que ela seria “fria”, “séria” ou “punitiva”. Na realidade, a Luz é “calorosa”, é alegria, é Vida!
A sublimação do amor interior e do amor universal é uma conseqüência natural da alegria, porque quando estamos alegres, olhamos mais a natureza, ouvimos o canto dos pássaros, vemos o brilho do olhar das pessoas, conseguimos mais dar que receber e expandimos esta alegria ao mundo. Quando manifestamos a alegria, entramos numa sintonia onde o negativo não nos alcança... não é compatível!
Por outro lado, sabemos que a negatividade se alastra entre as pessoas que estão próximas e também em ambientes, tornando-os “sombrios”. Agora, qual o antídoto para esta negatividade? Tente imaginar algo que também se propague, que contagie os outros, mas em Luz. A alegria.
A alegria seria um antídoto para a negatividade? Creio que sim! Note que ela também se propaga a outras pessoas, mas no âmbito positivo! Quando alguém inicia uma risada é difícil às outras pessoas também ficarem sem rir e muitas até começam a rir sem saber porque estão rindo. Há, portanto, “contágio” positivo o qual se propaga a tudo e todos, aniquilando o negativismo. E o melhor, é algo natural, sem esforço, bastando deixar esta alegria desabrochar !!!
E quanto ao “amor universal”? Seria um antídoto para a negatividade? Seria se você já tivesse experienciado o Amor Universal e ser um com ele, contagiando positivamente as pessoas ao seu redor. É um tanto mais difícil, pois na verdade poucos atingiram o Amor Universal encarnados... mas a alegria é uma linguagem entendida por todos.
A alegria possui outras qualidades benéficas: ela aumenta a nossa perspectiva de vida, melhora o funcionamento de nossos órgãos, melhora a nossa saúde (as doenças tornam-se raras), as pessoas próximas se sentem bem em estar conosco e tudo a nossa volta se transforma num mar de Luz Sem Fim...
Namastê.
Eliana Matthos & Alexandre Chagas
[email protected]
[email protected]
* Matéria publicada na Revista Digital Esotérica NAMASTÊ - Nº 20 - Trata-se de uma Revista com distribuição gratuita, mediante cadastramento pelo e-mail [email protected]









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |