A MAGIA NO DIA A DIA - 28/06 a 04/07



Autor Tina Simão
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 25/06/2010 14:26:47
Os acontecimentos, ao longo dos séculos, sempre foram celebrados e marcados com rituais. Tanto os pequenos como os grandes acontecimentos, vivenciados em pequenas comunidades ou em grandes grupos. Tinham por objetivo manter a coesão destes grupos e reunir as pessoas com certa regularidade para as atividades tradicionais e celebrações religiosas.
Estas datas comemorativas foram passadas ao longo do tempo de geração em geração e se transformaram em tradições folclóricas, crenças e superstições. A cada dia os povos antigos celebravam algum acontecimento ou agradeciam as divindades pela vida, colheita, plantação, e outros vários assuntos. A cada repetição do mesmo evento a intenção era reforçada formando uma egrégora dessa intenção. Hoje, a força destas tradições, costumes e mitos são manifestadas como celebrações antigas e rituais mágicos.
O legado espiritual dos nossos ancestrais adaptadas ao momento atual são as contribuições para o ressurgimento do Sagrado Feminino. Na antiguidade a figura da Deusa era predominante nas mais diversas culturas e religiões em todo mundo. Cada dia do ano a Deusa era celebrada e as mulheres , por serem suas filhas, lembravam para as comunidades as celebrações de cada data. Dependendo da cultura e do período na historia, os nomes diferentes designaram os tipos das divindades , sendo sempre aspectos da Grande Mãe. Surgiram assim milhares de Deusas interpretando os atributos de uma única Deusa.
Os calendários lunares foram substituídos pelos calendários solares, foram aniquiladas as sociedades focadas no feminino, foram queimados escritos, foram perseguidas as filhas das Deusas, criando um período de sombra nesse imenso conhecimento da humanidade. Mas a força do feminino resistiu. Estudiosas como antropólogas, historiadoras e sociólogas resgataram informações sobre a Deusa colhidas nas culturas pelo mundo todo.
A Deusa voltou a ser cultuada em rituais, festivais e tradições onde as mulheres celebram seus atributos tornando sua presença real, próxima e permanente. Comemorar a Deusa significa reforçar os laços entre as pessoas e promover a irmandade.
Abaixo a comemoração diária da Deusa nas várias culturas através do mundo:
28/06 – celebração de Lâmia, deusa das serpentes reverenciada na Libia e em Creta; celebração da deusa grega da alvorada e do dia Hemera; celebração de Sta.Marta, na França, sra. Dos dragões e das serpentes. Acorde cedo, saúde o sol, ore pela sua saúde e vigor físico, visualize algum novo projeto sendo iluminado e favorecido, desperte o fogo da serpente que existe em você enfrentando com coragem os inimigos declarados ou ocultos. Nascimento em 1916 na Inglaterra do bruxo alexandrino Stewart Farrar.
29/06 – celebração do deus Elegba, senhor dos caminhos, ou Exu para a Umbanda brasileira, poderosa divindade do panteão de deuses Vodu; também celebrada a deusa da adivinhação Minona, mãe de Elegba e de Fá. Festejos de São Pedro na America Central e do Sul, reminiscência das antigas festas solares. Hoje conecte-se ao seu guardião, reverenciando-o de acordo com sua fé. Peça-lhe proteção, abertura de caminhos e força para vencer obstáculos. Consulte um oráculo para uma orientação especifica, ou prepare um talismã de defesa e proteção.
30/06 – celebração das deusas do milho, Zaramama no antigo Peru e Aestas em Roma. Faça um bolo ou pão de milho, reúna familiares, enfeite a mesa com espigas de milho e galhos de trigo. Faça uma oração agradecendo pelo seu sustento. Agradeça aos deuses(as), elementais e Devas. Reparta o bolo com suas mãos entre os familiares e leve um pedaço a uma arvore, junto com uma espiga, ou um punhado de
milho e uma fruta. Ofereça-os as deusas dos grãos e assuma o compromisso de ajudar as crianças carentes que tem fome e foram abandonadas.
01/07 – celebração da deusa assíria Atargatis, representada como sereia ou golfinho. Identificada posteriormente como Afrodite. No Japão dia dedicado a Fuji, deusa japonesa do fogo. É honrada com orações e queima de oferendas nas fogueiras, homenageando-a como Avó do Japão. No Nepal, festival de Naga Panchama devotados aos deuses serpentes ou Nagas.
02/07 – em Roma e na Europa celebração das futuras mães, onde eram homenageadas as deusas padroeiras da fertilidade. Neste dia oriente uma futura mamãe, ou se estiver esperando um filho, reserve o dia para cuidar de vocês, orando a grande mãe e escolhendo uma das suas manifestações como madrinha para seu filho.
03/07 – festival celta celebrando a deusa da fertilidade e inspiração Cerridwen, detentora do Caldeirão Sagrado da transmutação e Grande Mãe da vegetação. Ofereça flores ou grãos e Mãe da Vegetação e como uma espiga de milho. Medite olhando para uma taça ou vasilha preta cheia de água e procure ver além e perceber uma mensagem da Deusa. Comemorações de Kornmutter e Zytniamatka, mães do milho na antiga Prússia e Alemanha. Dança do milho verde dos índios Seminole, na Flórida. Na Micronesia, comemoração de Lorop, deusa criadora e que alimentava seus filhos com peixes e frutas. No Havaí e Nova Zelândia celebração de Haumea, deusa da fertilidade, vegetação e nascimentos, e que ensinou o parto natural as mulheres.
04/07 – independência dos Estados Unidos. Gahan, cerimônia dos índios Mescalero Apache homenageando os espíritos das cachoeiras, montanhas e a deusa ancestral da terra Akwin. Dança do sol dos índios Ute, honrando o deus fogo solar e a deusa solar Kuthahin. Na Austrália comemorava-se as Djanggawul, divindades ancestrais, guardiãs das tradições e rituais de fertilidade, criação das plantas e dos animais. Essas deusas deram a mulher o poder e sabedoria para criar e fazer rituais. Celebração da deusa Pax, guardiã da paz e harmonia, equivalente a deusa grega Concórdia. Crie um ritual pela paz mundial. Acenda uma vela azul, um incenso de jasmim, coloque musica suave, mentalize uma nuvem azul envolvendo todo o planeta. Concentre-se em locais com desarmonia. Mentalize a energia da deusa Pax acalmando ânimos, equilibrando mentes e corações. Vibre cooperação e compreensão apenas afirmando a intenção de paz e concórdia.
Fontes de pesquisa: O Anuário da Grande Mãe – Mirella Faur e Livro Wiccaniano do dia a dia – Gerina Dunwich
As 5as.feiras – CURSO DE MAGIA WICCA – informe-se
Tina Simão
Mestre em Reiki, Terapeuta, Escritora, Estudiosa e Pesquisadora da Arte ou Religião Antiga.
Autora do livro A Força dos Salmos e do Tarot dos Deuses Hindus.
Cursos, palestras e rituais sobre a Arte ou Religião Antiga.
Contato: [email protected] ou 11 4238 8619.








Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |