Menu
Somos Todos UM - Home

A PAZ, ESTA DESCONHECIDA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor INSTITUTO AVALON

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/14/2008 11:40:12 PM


Estamos vivendo a época das festas, das comemorações mais importantes do ano; tanto que as chamamos apenas de “as festas” e todos entendem a que festas nos referimos: o Natal e o Reveillon.

O Natal seria a comemoração do nascimento de Cristo e o Reveillon o início de um novo ano com seu 1º dia dedicado à PAZ; seria, mas estas datas estão muito mais relacionadas à troca de presentes com a consequente expansão do comércio e as verdadeiras extravagâncias gastronômicas do que aos seus verdadeiros significados.

Poucos levam seus pensamentos ao nascimento de Jesus e a importância cultural e espiritual desse evento para todo o mundo ocidental, durante as comemorações de Natal. A distorção é de tal monta que algumas pessoas apresentam desequilíbrios emocionais nesta época que vão desde não gostar de Natal até a chamada “depressão natalina”. Com certeza estes desequilíbrios não ocorrem por causa da comemoração do nascimento de Jesus mas sim pelos desvios do real significado da festa para procedimentos mais ligados ao egoísmo, a vaidade, a chantagem emocional, a carência e a gula, entre outras coisas. Hoje buscamos mais o excesso, a excitação, a falsa alegria e perdemos a sensibilidade para coisas sutis.
E o Reveillon com o 1º dia do ano dedicado a paz com todos vestidos de branco, a cor da paz, mas a paz não é convidada nem para a festa e muito menos para nos acompanhar por todo o ano que se inica.
Nestes tempos turbulentos com tanta violência o dia mundial da paz deveria ser reverenciado, a chama da paz mantida como a tocha olímpica por todo ano.
Na verdade a paz existe mais no discurso dos homens e menos na prática diária. Vivemos em uma sociedade onde a guerra é muito valorizada, desde o final da 2ª Guerra Mundial tivemos 82 novas guerras.
Há mais pessoas com medalhas por ato de bravura do que por atitudes pacíficas.
Há bônus de guerra, não há bônus de paz.
Há a escola Superior de Guerra, não há a escola Superior de Paz.
Há muitas ocupações profissionais voltadas a guerra e a violência, não há carreira para pacifistas.
Não priorizamos a paz nem como meta nem como prática.
O mais comum é que líderes pacifistas sejam vítimas de violência.
Todas as atividade humana estão impregnadas de guerra.
Nos ambientes corporativos a competição muitas vezes desmedida entre empresas e entre funcionários transforma a vida profissional em verdadeiras guerras.
Na vida social a violência só cresce nas relações humanas.
Na vida afetiva há casas que vivem em guerra, alguns mesmo depois da separação.
Na educação dos filhos ao que parece os pais estão perdendo a batalha e buscam ajuda profissional.
Até nossos mecanismos de anti violência, como a polícia e as prisões são violentas.
Se tivermos paz em todos os setores de nossas vidas com certeza ela será mais gratificante então de onde vem esta verdadeira vocação para a guerra?
A resposta é óbvia, a guerra que promovemos, ou assistimos ou concordamos vem de dentro de cada um de nós.
Vivemos em permanente conflito interior. Brigamos com nossos pensamentos, nossas emoções, agredimos nosso corpo físico com a alimentação errada, o repouso insuficiente, a falta da ingestão de água, descuido com a higiene e ele responde nos atacando com as doenças.
A sanha guerreira nasce em cada um de nós a partir de emoções desequilibradas como o egoísmo, a vaidade, o ciúmes, a inveja, a raiva, o ódio, a baixa auto-estima, a impaciência, o autoritarismo, entre outras.
O Dr. Edward Bach o criador do sistema de Florais de Bach, colocava a paz como o primeiro dos 7 estágios da cura de qualquer doença.
Portanto as essências florais de Bach podem promover a paz em nossas mentes e em nossos corações trazendo a saúde para nossas vidas e uma vida de paz é uma vida saudável.
As essências florais transformam estas emoções negativas em emoções positivas e assim a motivação para o conflito desaparecem.
Desta forma do Dr. Bach que foi um grande pacifista e não apenas pregou a paz durante sua jornada como deixou para humanidade um recurso para que todos possamos acessar a plena paz em nossas vidas.

Serg Rios Alves
Terapeuta e Diretor do Instituto Avalon


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor INSTITUTO AVALON    
O Instituto Avalon disponibiliza para o público interessado produtos naturais, livros, dispositivos terapêuticos para acupuntura, reiki, cromoterapia, radiestesia, radiônica, magneto terapia entre outros...
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa